segunda-feira, 23 de julho de 2018

Larvas que comem esferovite levam alunas de Odemira aos EUA

Pequenos insetos podem revolucionar a reciclagem de resíduos.
Um grupo de três alunas da Escola Secundária de Odemira ganharam uma passagem para irem representar Portugal na Feira Internacional de Ciência e Engenharia, na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos da América, que está já marcada para maio de 2019. Isto aconteceu porque saíram premiadas do 26º Concurso para Jovens Cientistas e 12ª Mostra Nacional de Ciência.
Estas alunas, apoiadas pela professora Paula Canha, desenvolveram um projeto que envolve larvas de um inseto na reciclagem de resíduos de poliestireno a nível industrial... No fundo, as larvas comem o lixo.
Venceram o prémio Lipor e ganharam uma ida aos Estados Unidos defender um projeto que estão agora a aperfeiçoar, mas que já deu resultados, sob a coordenação de Paula Canha, professora de biologia responsável pelo projeto "Tenebrio molitor como biorreator para degradação de polímeros sintéticos".
E até há artigos internacionais, que chegam do Japão e que corroboram a teoria.
Este não é o primeiro projeto coordenado por esta professora que é premiado. A própria Paula Canha já foi considerada a melhor professora do ano em 2007 pelas saídas de campo e pelos projetos em que envolve os alunos.

Fonte/Foto: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário