segunda-feira, 23 de julho de 2018

360º - Para onde estão a ir os fundos europeus? Para o Estado e não para as empresas. Mais: Trump ameaça Irão com letras MAIÚSCULAS.

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Há pelo menos um morto e 13 feridos num tiroteio em Toronto. Não são conhecidas as motivações do atirador, que foi abatido. Uma testemunha gravou um vídeo que captou o homem no momento em que começou a disparar indiscriminadamente.

Trump deixou um aviso ao Irão, em maiúsculas: “NUNCA MAIS VOLTEM A AMEAÇAR OS EUA”. O tweet foi escrito depois de o Presidente iraniano, Hassan Rohani, ter dito que um conflito entre os dois países seria “a mãe de todas as guerras”. Trump alertou que, a continuar assim, Teerão vai "sofrer as consequências que poucos na História sofreram antes": "Já não somos um país que acata as suas palavras dementes de violência e morte. Tenha cuidado!".

O secretário de Estado Mike Pompeo também falou sobre o Irão ontem à noite. E não foi suave: "O nível de corrupção e riqueza entre os líderes do regime mostra que o Irão está nas mãos de algo que se assemelha mais à máfia do que a um governo".

O maior exportador de carros dos EUA está a ameaçar Trump por causa da guerra comercial do Presidente americano. Está em causa, claro, a BMW, que já passou parte da sua produção para fora do país e disse que vêm aí cortes e despedimentos.

“O número de mortos no Japão pode chegar aos milhares antes que a vaga de calor termine.” É esta a previsão dos especialistas, numa altura em que já morreram 44 pessoas por causa das altas temperaturas no país.


Mais informação importante

António Costa congratulou-se por ter sido "desbloqueada" e "acelerada" a execução dos fundos comunitários do Portugal 2020. Mas para onde foi o dinheiro? Para o sítio de sempre: dos 30 maiores financiamentos europeus, 26 foram para o Estado e só quatro para empresas.

Mário Centeno deixa hoje um aviso aos professores (e à "geringonça"): “O Orçamento é para todos os portugueses”. Afasta, assim, numa entrevista ao Público, a possibilidade de recuperar na íntegra o tempo de serviço dos professores.

The New York Times está entusiasmadíssimo com a "geringonça". Numa reportagem publicada hoje, o jornal americano escreve: "Portugal ousou livrar-se da austeridade. Está a ter uma enorme retoma". Na entrevista ao diário, António Costa é mais cauteloso do que a repórter: “Não passámos do lado escuro para o lado luminoso da Lua”.

Eduardo Barroso está fora de perigo depois de uma cirurgia cardíaca de urgência. O médico estava de férias no Algarve quando teve um enfarte e foi hospitalizado.

Os Hells Angels não foram a Faro. Ou, se foram, ninguém deu por eles na Concentração Internacional de Motas. "Se calhar foram presos, não faço ideia", disse ao Observador um dos organizadores do evento.

O SEF está a deter crianças estrangeiras que chegam a Portugal com pedidos de asilo, o que irá contra a Convenção sobre os Direitos das Crianças. O PSD pediu explicações e o BEtambém.

Bruno de Carvalho quer uma nova assembleia geral do Sporting que autorize a sua recandidatura à liderança do clube. Para isso, vai agora promover uma recolha de assinaturas.

Portugal perdeu a final do europeu de hóquei em patins contra a Espanha por 6-3. A seleção tinha começado o jogo a ganhar.


Os nossos Especiais
 
E quando é ele que não quer ter sexo? Os preconceitos dizem que quando não há sexo num casal é porque "ela não quer". Mas a verdade é que o desejo dos homens não sobrevive a tudo. A Ana Cristina Marques foi tentar descobrir porquê.

Greg Louganis fala 30 anos depois do acidente em Seul, em que bateu com a cabeça num salto para a água. O mergulhador olímpico conversou com o Observador sobre a violação que sofreu, sobre a homossexualidade e sobre o VIH.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "O PS já não está envergonhado": "Em Abril, o PS disse-se envergonhado com Pinho e Sócrates. Agora, em audição parlamentar, o PS foi o único partido a não fazer perguntas. Este silêncio é mil vezes mais grave do que o de Pinho".

João Carlos Espada recomenda mais livros para férias:"Guilherme d’Oliveira Martins, Marcello Mathias, Maria Filomena Mónica, Vasco Pulido Valente e Jaime Nogueira Pinto são os autores aqui recomendados para férias (com uma nota final sobre o inglês Jesse Norman)".

Luís Rosa escreve "A presunção de inocência e o país dos chico-espertos": "A comunidade jurídica continua cega, surda e muda face a um sistema judicial iníquo. Será que não percebem que o sentimento de injustiça é o que mais corrói a confiança do cidadão na democracia?"

Helena Matos escreve "Quantos votos vale um senhorio?": "Esgotado o dinheiro o foguetório vai deslocar-se das reposições na função pública para os safanões ao sector privado. Agora chegou a vez dos senhorios".

Alberto Gonçalves escreve "Sete dias na selva": "'Os Maias' são demasiado explícitos na chacota do pardieiro em que vivemos, o que aborrece os donos do pardieiro e os leva a preferir 'humanistas' como Alegre ou as senhoras da colecção 'Uma Aventura'".


Notícias surpreendentes

Sara Sampaio admitiu este fim de semana que sofre de um transtorno obsessivo-compulsivo que a faz arrancar os pelos das sobrancelhas. A modelo portuguesa de 27 anos falou do tema nas redes sociais.

O príncipe George fez 5 anos este domingo e, para celebrar, o Palácio de Kensington divulgou um novo retrato oficial do filho mais velho de William e Kate. O que aconteceu? Claro: tornou-se viral.

Dois jovens portugueses de 10 anos conquistaram ontem a medalha de bronze no campeonato mundial de ALOHA, um concurso de cálculo com recurso apenas a um ábaco, que este ano se realizou na Rússia.  O Observador, que falou com eles antes da competição, tem mais detalhes sobre os pequenos génios aqui.

São as melhores fotografias de 2018 — tiradas com um iPhone. Milhares de pessoas, de 140 países, concorreram aos iPhone Photograpy Awards e já se conhecem as imagens vencedoras.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário