360º
Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um avião com 103 pessoas a bordo despenhou-se no norte do México, incrivelmente sem fazer vítimas mortais. O voo da Aeromexico terá caído logo após a descolagem, incendiando-se só depois, e do acidente resultaram apenas 1 feridos grave (o piloto) e 49 ligeiros (ainda hospitalizados). As fotos e os vídeos impressionam: como foi possível sobreviver àquilo?
Catarina Martins fez finalmente mea culpa. A líder do Bloco de esquerda admitiu numa entrevista à RTP3 que "houve um erro de análise da direção política do BE" no caso de Ricardo Robles e que o vereador não tinha condições para continuar "porque a contradição era muito grande". Já antes, na audição com Marcelo para falar sobre o Orçamento, tinha dito pela primeira vez que o negócio contrariava as posições bloquistas.
Há no entanto ainda algumas pontas soltas que continuam a levantar dúvidas. O Nuno Benevides, a Cátia Bruno e o José Pedro Mozos juntaram-nas num artigo especial após consultaram os processos de "despejo imediato" e licenciamento. E resumem-nas em nove perguntas e respostas que explicam todo este caso Robles.
A Apple está cada vez mais perto de ser a primeira empresa a valer um milhão de milhões. Neste trimestre as receitas foram de 53,3 mil milhões de dólares, graças sobretudo à venda de iPhone (os X) e Wearables.
No Zimbabué, os primeiros resultados das primeiras eleições livres após Mugabe apontam para que o partido do presidente Mnangagwa esteja a caminho da maioria absoluta.
Outra informação relevante
Ainda não foi desta que se soube afinal que material foi roubado em Tancos, nem qual foi devolvido, nem se a mais ou a menos. O Chefe do Estado Maior do Exército foi ouvido no Parlamento onde disse (sem se rir) que ainda não houve peritagem às armas encontradas em outubro do ano passado. E que nunca afirmou que "tinha sido todo entregue". O PSD admite chamar o primeiro-ministro. O CDS pede a demissão do próprio CEME.
Apesar de poder andar por aí armamento militar ninguém sabe onde, o nível de ameaça terrorista em Portugal manteve-se sempre moderado desde o roubo de Tancos em 2017.
Antes de ir de férias (para a a zona dos fogos do ano passado), e de saber afinal o que se passou em Tancos, Marcelo está a deixar trabalho feito. Ontem promulgou a lei das plataformas de transporte como a Uber e a Cabify (para contentamento de ambas) e também a lei da autodeterminação da identidade de género, que já inclui as alterações que pedira após o primeiro chumbo.
Os donativos ao PSD dispararam no ano passado. Segundo o Negócios, os sociais democratas receberam mais 14 vezes do que em 2016. O histórico mostra que as contribuições aumentam em anos eleitorais. Os donativos aos cinco maiores partidos atingiram os 1,2 milhões.
A PJ apanhou em flagrante o suspeito de um sequestro em alto mar. A ideia seria usar o barco do sequestrado para fazer tráfico de droga.
Na lista dos mais ricos de Portugal divulgada pela Exame, a família Azevedo regressa ao pódio. Os Amorim mantêm a liderança do ranking, com Alexandre Soares dos Santos na segunda posição.
A plataforma MEGA vai ter manuais escolares gratuitos a partir desta quarta-feira. Há 'voucheurs' para dar a 500 mil alunos do 1.º ao 6.º ano.
O Ensino superior pode ter até menos cinco mil candidatos este ano. Os resultados nos exames são a causa apontada para a queda do número de candidatos do concurso que termina dentro de uma semana, escreve o Público.
Em França, Emmanuel Macron sobreviveu a duas moções de censura. A direita e a esquerda organizaram-se ara denunciar o que consideram ser uma “crise constitucional”, mas não conseguiram os votos suficientes para provocarem a queda do governo.
No Reino Unido, à medida que a data definitiva do Brexit se aproxima, as negociações apertam. O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico pediu ao governo francês e alemão um acordo "sensato" de saída.
O Facebook revelou que baniu 32 páginas e contas da rede social. Descobriu que estavam a criar vários eventos de protesto para tentar desestabilizar e influenciar as eleições intercalares nos EUA em novembro.
Na pré-campanha para as eleições do Sporting, Bruno de Carvalho falou de uma “segunda oportunidade”, do exemplo de Guardiola e do MBA tirado em três meses. João Benedito juntou Peter Schmeichel (como responsável pelas Relações Internacionais) a André Cruz (responsável pelo futebol) como trunfo para a vitória. Já Frederico Varandas invocou “teorias conspirativas da carochinha".
Mas o que está mesmo a dar que falar em Alvalade é um documento assinado por Poiares Maduro, entre muitos outros, que explica os perigos que a multiplicação de listas pode trazer.
Volto a Marcelo, que recebeu os campeões europeus sub-19. A recepção por si não seria notícia, não fosse o Presidente ter tirado selfies com todos, entrado na dança e feito o dab (o melhor é ver).
Os nossos Especiais
Há precisamente 50 anos, provavelmente à hora em que está a ler esta newsletter, Salazar caia da cadeira de realizador no Forte de Santo António, no Estoril, onde passava férias. A queda assustou o enfermeiro-calista que estava com ele, D. Maria, a sua governanta de sempre, o secretário que o acompanhava e o seu médico assistente. Mas foi mantida em segredo durante um mês, até 7 de setembro, quando foi operado. São os bastidores desses dois dias, depois dos quais o regime não voltou a ser o mesmo, que o Miguel Pinheiro conta, retirados de excertos do seu livro "A Noite mais Longa".
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre "Ricardo Robles e a lei de ferro da oligarquia": “Quem é rico e tem dinheiro, fica com os bons prédios ”, dizia uma colega de Robles em 2014. Não era verdade. Quem é político, também fica. A política é hoje uma via rápida de enriquecimento".
- Helena Matos escreve sobre "Catarina, a empresária-activista gourmet": "Qual o impacto de dúzias de turistas no Sabugal? E os residentes no Sabugal já se pronunciaram sobre os alojamentos turísticos ali criados? Ou o que é mau na Madragoa, em Lisboa, é bom no Sabugal?"
- Luís Aguiar-Conraria escreve sobre os "Leilões ao desbarato": "É muito fácil fazer grandes negócios depois de outros os terem feito, mas não me larga a sensação de que a Segurança Social andou (e se calhar ainda anda) a vender o seu património demasiado barato".
- Maria João Marques escreve sobre o "Bloco de estarolas": "Tão boa como a esquizofrenia roblesiana são as mentiras e aldrabices reiteradas a que o Bloco e Ricardo Robles gostosamente se entregaram. Que, evidentemente, merecem julgamento político".
Notícias surpreendentes
Se é um dos fãs (ou fanáticos, como eu), da série "24", uma boa notícia. Os criadores da famosa e popular série estão a pensar criar uma prequela que mostre a personagem de Jack Bauer enquanto jovem e de como e porquê se tornou um inimigo dos terroristas. Mas Kiefer Sutherland ficará fora do elenco.
Agora uma história inspiradora. A de Kathleen Baker, a nadadora que superou a Doença de Crohn para ser a mais rápida do mundo nos 100 metros costas.
Depois da Baleia Azul há um novo fenómeno online a preocupar as autoridades. Chama-se Momo, uma personagem fictícia que rouba informações a crianças e jovens e pode até incentivar ao suicídio.
Pela primeira vez sem os reis eméritos, Sofia e Juan Carlos (doente e em pleno escândalo fiscal), os reis de Espanha divulgaram as suas habituais fotos de férias em Palma de Maiorca. E as revistas comentaram ao detalhe as poses e as roupas.
Insisto, o calor vai mesmo apertar a partir de hoje e atingir temperaturas recorde com poeiras perigosas. Mas no Observador as notícias continuarão ao mesmo ritmo. Aproveite também para conhecer o novo programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa quarta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário