sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Em funcionamento desde há um ano em Condeixa, a ‘Microninho_incubadora social’ tem ajudado os condeixenses em situação de desemprego a reintegrarem o mercado de trabalho através de um processo de acompanhamento e orientação.

Dos 28 agregados familiares que recorreram à ‘Microninho_incubadora social’ desde setembro de 2017, vinte encontram-se orientados para a empregabilidade (nove já integraram o mercado de trabalho) e oito para o empreendedorismo, encontrando-se já três deles em fase de incubação.
Os empreendedores que saíram da situação de desemprego apostaram em negócios que vão desde um salão de cabeleireiro, serviço de apoio a idosos ao domicílio até uma empresa de soluções de design.
Com atendimento no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Condeixa, a ‘Microninho_incubadora social’ é um projeto dotado de uma equipa multidisciplinar que promove a criação de projetos de vida alternativos e sustentáveis, para pessoas em situação de desemprego e famílias em situação de vulnerabilidade (potencial ou efetiva) pela via do microempreendedorismo inclusivo, com uma metodologia validada e única, ancorada na inovação social, no território e na governança com vista ao desenvolvimento local sustentável.
O projeto é promovido pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, cofinanciado pelo POISE e por um conjunto de municípios, nomeadamente o Município de Condeixa.
Enquanto parceiro e investidor social, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova contribui, ao longo de 36 meses (2017 a 2019), com uma verba de cerca de 31 mil euros, relativa a um quarto do investimento social total, para além de ceder gratuitamente um espaço físico devidamente equipado, com acesso à internet, para a fixação do projeto no município e assegurar a mediação com a comunidade e parceiros locais.
O acesso aos serviços da ‘Microninho_incubadora social’ pode ser feito diretamente pelas pessoas em situação de desemprego ou por encaminhamento da rede de parceiros locais (Serviço de Ação Social, Gabinete de Inserção Profissional, Núcleo Local de Inserção da Segurança Social e Contrato Local de Desenvolvimento Social de Condeixa).
Ao longo deste primeiro ano de funcionamento, a ‘Microninho_incubadora social’ tem promovido sessões de esclarecimento, entrevistas de diagnóstico, intervenção interdisciplinar ao nível da empregabilidade e empreendedorismo, coaching e mentoria, entre outros apoios de acordo com a identificação das necessidades de cada agregado.
Fonte: noticiasdecoimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário