sexta-feira, 12 de outubro de 2018

360º- A vida e as investigações da nova PGR, Lucília Gago; Aquilo em que Centeno não cede e as 25 medidas já certas no OE; mais Tancos e mais Ronaldo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Lucília Gago toma hoje posse como nova procuradora-geral da RepúblicaQuem é a mulher que o próprio presidente Marcelo diz não conhecer? O Luís Rosa conta a vida e as investigações da PGR que vai substituir Joana Marques Vidal.

O Orçamento é apresentado só segunda-feira, e Centeno não deve ceder mesmo na grande exigência dos parceiros da esquerda: não haverá mais que 50 milhões para os aumentos salariais da Função Pública. O Nuno André Martins e a Rita Tavares partiram deste não (ou nim, veremos), para outras 25 medidas a que já terá dito sim.

Dessas várias outras medidas, há algumas que vale a pena destacar. Detalhe importante: a maioria das novidades foi libertada pelo PCP, após conseguir que algumas das suas reivindicações fossem aceites pelo governo. O Bloco contudo avisa que muitas delas ainda não estão completamente fechadas. 


Na 3.ª e última fase de acesso ao Ensino Superior foram colocados mais 777 alunos. No total, este ano entraram nas universidades 45.313 estudantes, menos 1.231 do que no ano passado. A média mais alta de entrada foi de 195,5 valores.

A Sonae cancelou a entrada em bolsa da Sonae MC, a sua empresa de distribuição dona do Continente. A justificação para esta decisão é a das actuais condições adversas dos mercados internacionais.

Outra informação relevante 

Portugal venceu a Polónia por 3-2 no segundo jogo da Liga das Nações e reforçou a liderança do grupo. Foi um jogo que deixou todos os Silvas felizes, escreve o Bruno Roseiro na crónica. Fernando Santos elogiou a exibição, mas não esqueceu Ronaldo: “Nenhuma equipa pode ser melhor sem o melhor”, disse. Já os sub-21 golearam o Liechtenstein por 9-0 e continuam na corrida ao Europeu de sub-21.

Por falar em Ronaldo, afinal o jogador contratou mesmo o advogado das estrelas, David Chesnoff, mas depois trocou-o por Peter S. Christiansen. A troca foi feita "por razões que não vêm ao caso", segundo a defesa do avançado em Portugal, que não deu mais explicações.

Já os advogados de Kathryn Mayorga contestaram não só que os documentos sobre o acordo com Ronaldo fossem falsos, como revelaram que recorreram a várias autoridades, entre elas, o Ministério Público português, a Ordem dos Advogados e ainda a Polícia Municipal de Lisboa.

 o Real Madrid negou ter pressionado Cristiano a assinar o acordo de silêncio sobre a acusação de violação.

Ainda no futebol, mas no capítulo da guerra das transmissões televisivas, o director da Eleven Sports deixou um aviso às outras operadoras. Em entrevista ao Nuno Vinha diz que se não houver acordo a empresa poderá ser mais agressiva a pôr conteúdos em streaming e nas plataformas.

Bruno de Carvalho fez ontem uma enorme rábula: quis ser ouvido no caso das agressões na Academia, antes que a Justiça o chamasse. Foi ao DCIAP, enganou-se porque o processo não estava lá, dirigiu-se então ao DIAP, mas acabou por não ter sucesso: a intenção foi-lhe negada. Mas não desiste:"É só dizerem que precisam de falar comigo e vou onde for preciso”.

No PSD, a guerra interna também está para durar. Na reunião da bancada parlamentar, os deputados passistas queixam-se de estarem a ser silenciados pela direção de Rio. Negrão nega.

A Força Aérea já apresentou a factura para sair do Montijo e deixar o espaço para o novo aeroporto. Segundo o Públicodeslocar parte dos aviões vai custar 115 milhões de euros.

O ministério da Educação encaminhou para a Inspeção-Geral da Educação o caso do inquérito da escola do Porto que perguntava a estudantes de 9 anos se se sentiam atraídos por homens, mulheres ou por ambos.

Além de Alfama, Mouraria e Castelo, o alojamento local vai ser suspenso também no Bairro Alto e na Madragoa. As restrições, decididas ontem pela Câmara de Lisboa, avançam assim em cinco bairros históricos já no fim do mês de Outubro.

O segundo volume de "Quinta-feira e outros dias", as memórias do último mandato de Cavaco Silva como Presidente, sai no dia 23 para as bancas. Tem o subtítulo "Da coligação à 'geringonça'", e fala do “completo absurdo” da “demissão irrevogável” de Paulo Portas, do “parto” do actual governo e do processo de escolha da PGR.




Os nossos Especiais
Apesar das mortes do Meco, das humilhações e da violência, as praxes polémicas continuam. A Carolina Branco e o João Francisco Gomes foram tentar perceber porque é que nada mudou, porque é que não se responsabilizam as universidades e afinal quem é que manda nesta tradição universitária sem controlo

Vão dizer-nos que História devemos ensinar nas nossas escolas? A pergunta é o tema do Conversas à Quinta desta semana e o debate entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto surge depois de um relatório do Conselho da Europa fazer 45 reparos à forma como se ensina a história portuguesa no ensino básico, inclusive a narrativa dos Descobrimentos.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "A violação sem violador ": "Se em relação aos crimes sexuais, criarmos um regime em que a emoção da vítima dispensa o apuramento judicial dos factos, estaremos apenas a destruir o consenso sobre a condenação desses crimes".
  • Rita Fontoura escreve "Igualdade de Género vs Ideologia de Género": "Queremos um ensino tendencialmente gratuito, mas não queremos que o Estado decida qual a ideologia, religião ou modelo educativo que melhor se adequa aos nossos filhos. Isso é tarefa das famílias".
  • Susana Coroado escreve "As raposas e os galinheiros": "As raposas dentro do galinheiro não são apenas os lobistas, são também alguns deputados que procuram influenciar as leis do parlamento em benefício dos seus interesses particulares".
Notícias surpreendentes 
Talvez nunca tenha ouvido falar dele. Mas aos 16 anos, Fábio Carvalho joga no Fulham, é capitão dos sub-17 da seleção inglesa e já foi convocado para a portuguesa. Agora o The Guardian seleccionou-o como um dos 20 talentos a seguir em Inglaterra. A Mariana Fernandes falou com ele.

Partiu ontem de Singapura e aterrará hoje, quase 19 horas depois, em Nova Iorque o voo comercial mais longo de sempreLeva a bordo 161 passageiros, 67 em executiva e 94 em económica premium (que tem mais espaço e um design especial para reduzir o “jet lag”). 

É só no final de Novembro, mas já muito se sabe do desfile mais aguardado do ano, o da Victoria's SecretSerão 18 as modelos, Sara Sampaio não será a única portuguesa, mas há quem pague mais de 40 mil dólares para a conhecer.

Hoje há novo casamento real britânico. O melhor é começar por saber quem são os noivos, a princesa Eugenie e o comerciante de bebidas da marca de George Clooney, Jack Brooksbank. Depois de muitas polémicas, este é também o regresso da mãe da noiva, Sarah Ferguson ao convívio da família real após o polémico divórcio do príncipe André. Quanto à festa, há ainda 5 grande incógnitas por revelar.

Já sabe que o Observadoreleito o jornal generalista do ano, tem toda a restante informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(que é também de Moda Lisboa, com desfiles já hoje)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário