sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

360º- A saída esperada de Rui Vitória do Benfica e o possível regresso de Jesus (+ Luisão); e a 1ª entrevista de Bolsonaro e as suas medidas polémicas

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Rui Vitória deixou de ser treinador do Benfica e Jorge Jesus é de novo a principal hipótese para o substituir. A derrota frente ao Portimonense foi a gota de água para uma saída esperada e que só Luís Filipe Vieira atrasou, voltando-se de agora novo ao plano inicial: o regresso de Jesus com Luisão como braço direito. Apesar de o clube negar contactos, o treinador português está de saída da Al Hilal, mas o preço da desvinculação pode vir a ser um problema.

No Brasil, Bolsonaro deu a sua primeira entrevista como Presidente. Admitiu a construção de uma base militar dos EUA e elogiou Trump: "Fez muita coisa certa lá". Antes já tinha dito que ia afastar funcionários que tenham ideias “socialistas” e “comunistas”, enquanto a sua ministra para os Assuntos Sociais anunciava uma “nova era” onde “menino veste azul e menina veste rosa”.

Outra informação relevante 
Desde os recordes de maio que o índice de confiança do consumidor do INE está em rota descendente. Será este um indicador de que as pessoas não acreditam que a economia portuguesa tenha muito mais a melhorar? O Edgar Caetano falou com especialistas para saber se um consumidor menos confiante pode mesmo gelar o crescimento económico.

Seja o que for que estiver para vir, Marcelo entrou em modo ano eleitoral e elogiou o relevo de Costa no xadrez europeu e a estabilidade política do Governo.

Pelo meio, os socialistas críticos da 'gerigonça' desligaram-se da primeira convenção do Movimento Europa e Liberdade, a “Aula Magna” do centro-direitaFrancisco Assis e Paulo Trigo Pereira desistiram de ser oradores do evento por considerarem que se tornou “eminentemente político de crítica e combate ao governo”. “Seria esquizofrenia política”, afirmou mesmo Assis.
 
Outro movimento, outra nega. O juiz Carlos Alexandre rejeitou o desafio o partido Nós, Cidadãos! para encabeçar uma lista às eleições europeias. “Nunca equacionei qualquer carreira política ao nível nacional ou outro”, justificou, dizendo ainda não estar no seu "horizonte pessoal qualquer intervenção política".

A participação de Mário Machado no programa da TVI apresentado por Manuel Luís Goucha originou uma série de queixas. O extremista já condenado, agora líder da Nova Ordem Social, esteve no "Você na TV" num debate que teve como tema "Precisamos de um novo Salazar?". A ERC vai analisar o caso e o SOS Racismo condenou a estação televisiva.

O Parlamento inaugurou 2019 com um debate morno sobre a lei de bases da habitaçãoPS, BE e PCP aproximaram-se, mas não se comprometeram. À direita houve em críticas o que faltou em propostas.

O socialista Jorge Lacão, apenas a título pessoal, fez uma proposta para uma maior transparência dos salários dos deputados: fundir os três subsídios de deslocação num só. A notícia está no Público.

Do Fórum para a Competitividade vieram duras críticas ao horário de 35 horas da Função Pública“É um luxo de país rico”, uma “anormalidade” e uma “raridade” na Europa e no Mundo.

O Infarmed lançou um alerta importante contra comprimidos de dieta. As marcas ‘PowerFite’ e ‘Diet Slim’ são ilegais em Portugal por conterem substâncias ativas que apenas podem ser utilizadas em medicamentos, algumas com riscos para a saúde.

Um homem armado e de cara tapada assaltou um banco no PortoAmeaçou os funcionários e conseguiu fugir, levando... 800 euros. O caso foi entregue à PJ.

Três em cada quatro emigrantes qualificados admitem regressar a PortugalSão 78% daqueles que decidiram deixar o país no passado. Destes 78%, 43% afirmam que podem fazê-lo nos próximos anos, segundo a Renascença.


Numa conferência de imprensa surpresa, Trump deu-lhe os parabéns, mas ao mesmo tempo voltou a exigir a construção do muro com o México, para dar "a segurança de que o país precisa".

O aviso da Apple aos investidores de que ia falhar a meta de receitas por causa do mercado chinês provocou a maior queda das ações da empresa em seis anos.  

A filha mais velha de Saddam Hussein divulgou as últimas palavras do pai antes de ser enforcadopost do Twitter foi entretanto eliminado.

O Holocausto pode ter sido ainda mais letal do que se pensava. Segundo um último estudo, 1,5 milhões de judeus terão sido mortos em apenas três meses, uma média de 15 mil mortos por dia pelos nazis

Ronaldo voltou a ganhar pelo terceiro ano consecutivo o prémio de Melhor Jogador do Ano nos Globe Soccer Awards. O jogador português recebeu ainda o troféu do Melhor Golo do Ano, com a bicicleta à Juventus. O empresário Jorge Mendes foi considerado o Melhor Agente.

FC Porto venceu o Desp. das Aves com um golo solitário de Éder Militão e reforçou a liderança do campeonato. O Bruno Roseiro diz na crónica que é uma equipa onde todos 'militam' e que assim somou a 17ª vitória, deixando os dragões a cinco pontos do Sporting, seis do Sp. Braga e sete do Benfica, naquele que foi o jogo 100 de Casillas de azul e branco.

Antes o Sporting tinha batido o Belenenses por 2-1, assegurando o segundo lugar da classificação. Foi a revolta dos improváveis órfãos de Bruno Fernandes e de Bas Dost que valeu o triunfo, como escreve a Mariana Fernandes na crónica, mas o treinador não ficou nada contente.

Em Inglaterra, o Liverpool perdeu 242 dias depois frente ao Manchester City onde Bernardo Silva foi a estrela. E o campeonato está relançado.

Os nossos Especiais

As crianças tornaram-se fornecedoras de imagens para pornografia infantil sem saberem. Esta nova tendência preocupa a PJ (e os pais), como conta a Carolina Branco. Sem consciência dos perigos e com fácil acesso às redes sociais, os miúdos partilham cada vez mais imagens íntimas que acabam na mão de criminosos.

Há 100 anos, em Paris, começavam as negociações para a paz que devia acabar com todas as guerrasMas o Tratado de Versailles consagraria injustiças que levariam ao mais terrível de todos os conflitos, como pode ouvir no debate do Conversas à Quinta, com José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Viver sem ideias": "Nenhum regime é apenas o que existe e como tal pode ser descrito. É também o que os seus líderes propõem, as expectativas e a confiança que as suas ideias são capazes de gerar".
  • Paulo Tunhas escreve "Para que serve a filosofia política?": "A filosofia pode isolar os grandes problemas e fornecer-nos uma luz indirecta para nos ajudar a pensar as dificuldades da nossa vida prática e das suas questões mais essenciais".
  • Teresa Espassandim escreve "O outro lado das resoluções de ano novo": "Sejamos honestos: não há qualquer problema com as resoluções de ano novo e, mais ainda, pode até ser prenúncio da vontade em mudar algo nas nossas vidas, com envolvimento, compromisso, risco, esforço".
  • José Crespo de Carvalho escreve "2019 all in: Recessão americana, queda dos mercados, Brexit e regulação tecnológica?": "É sabido que os fenómenos económicos são cíclicos. E o ciclo positivo já durou bastante mais que o normal. Por isso, e na dúvida, é preciso estar atento aos sinais de abrandamento que se multiplicam".
  • Anselmo Borges escreve "Narrativas evangélicas do Natal": "A Igreja só se justifica enquanto vive, transporta e entrega a todos, por palavras e obras, o Evangelho de Jesus, a sua mensagem de dignificação de todos, mensagem que mudou a História".
    Notícias surpreendentes 
    No arranque de um novo ano há sempre sugestões que se agradecem. Como estes 11 restaurantes que vão abrir portas: há frango frito, pudins, e (muita) cozinha com recurso ao fogo nesta listagem que reúne algumas das inaugurações mais aguardadas de 2019.

    A GNR fez um vídeo com as manobras mais arriscadas e perigosas nas estradas portuguesasAs filmagens foram feitas por vários carros-patrulha e revelam os piores comportamentos dos portugueses ao volante. No top estão ultrapassagens loucas.

    Há um outro vídeo que se tornou viral na Internet. É da noite de fim de ano em Times Square e deixou muitas dúvidas aos internautas sobre a forma como um casal festejou a entrada em 2019.

    A Chang’e 4 — nome da deusa chinesa da Lua — fez história para a China ao pousar pela primeira vez no lado oculto da Lua. E já mandou as primeiras imagens para todos vermos o que nunca tinha sido visto.

    Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


    Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
    ©2019 Observador On Time, S.A.
    Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário