domingo, 7 de abril de 2019

Região de Coimbra estuda medidas de combate à desertificação do interior

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra está a promover visitas a regiões francesas para estudos e partilha de experiências, participando hoje numa sessão com a Região Auvergne-Rhône-Alpes que se constitui como exemplo na promoção de medidas demográficas inovadoras, com resultados visíveis na inversão do decréscimo populacional.
A visita da comitiva CIM Região de Coimbra centra-se no estudo in loco das medidas e políticas para uma demografia economicamente sustentável, associada à reversão do declínio populacional registado em áreas periféricas no território Auvergne-Rhône-Alpes.
O vice-presidente da Região para os assuntos internacionais, Philippe Meunier, recebeu a CIM Região de Coimbra, apresentou a política de planeamento regional e os dispositivos promovidos pela Região (pela Direction de l’Aménagement du Territoire et de la Montagne). Foram também apresentadas as questões demográficas na região de Auvergne-Rhône-Alpes pelo Institut National de la Statistique et des Études Économiques (INSEE) e relatadas experiências pelo Pólo Metropolitano dos Genevois Français e o Departamento de Cantal.
“Viemos conhecer e comprovar que as estratégias e dinâmicas de ação desta região francesa no combate à desertificação e ao crescimento demográfico sustentável têm resultados visíveis na demografia regional, na qualidade de vida e na fixação da população. Em conjunto com as entidades francesas, os presidentes de Câmara da Região de Coimbra [acompanhados pelo secretário executivo intermunicipal] analisaram com os congéneres franceses as políticas e dinâmicas territoriais de Auvergne-Rhône-Alpes, com o foco no desenvolvimento dos nossos territórios”, revelou Jorge Brito no final da sessão.
Medidas para combater a desertificação
Uma das medidas implementadas na região Auvergne-Rhône-Alpes e que chamou a atenção da comitiva da Região de Coimbra foi o “programa de atração de novos residentes, que convida as pessoas a criarem negócios no território e a realizarem três dias de experiências locais onde realizam reuniões com empresários, eleitos, entidades de financiamento, entre outros, por forma a viabilizar as suas ideias” – explica o secretário executivo intermunicipal.
A Região de Coimbra, que integra territórios do interior em cerca de 60 por cento dos seus municípios, sendo alguns afetados pela perda de população a rondar os 30%, estuda a adoção de medidas de combate à desertificação do interior e à coesão territorial. A visita foi acompanhada pelos secretários de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, e das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário