terça-feira, 11 de junho de 2019

Livros | Mal Por Mal Antes Pombal - Quem foi afinal o Marquês de Pombal?

Uma imagem com pessoa, parede, interior

Descrição gerada automaticamenteSebastião José de Carvalho e Melo. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra do reinado de D. José I, projectou a reconstrução da cidade de Lisboa após o horrível terramoto de 1755. Para muitos, um visionário; para outros, um déspota cruel. Quem foi afinal o Marquês de Pombal? O escritor, poeta e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, procurou responder a essa questão no livro Mal Por Mal, Antes Pombal. Uma obra de divulgação essencial para amantes da história de Portugal.

Imortalizado em cada rua da baixa pombalina lisboeta, em Oeiras, em Pombal, mas também um pouco por todo o país, Sebastião José de Carvalho e Melo foi uma figura de proa do século XVIII, e tem o nome escrito na história de Portugal.
Mas o braço direito do rei D. José I, responsável por transformar uma Lisboa destruída, pelo nefasto terramoto de 1755, na capital mais moderna da Europa, terá sido um governante iluminado, pragmático e visionário? Ou um déspota, cruel e desumano?
José Jorge Letria partiu à descoberta da vida gloriosa e enigmática do governante português, através de documentos e relatos históricos. O resultado é Mal Por Mal, Antes Pombal, um livro no qual o autor dá a voz a Pombal e grande parte daqueles que o apoiaram e odiaram, num registo único e obrigatório para compreender melhor o período do iluminismo em Portugal.
Conheça as principais polémicas, entre as quais o dramático Processo dos Távora e a perseguição e expulsão dos Jesuítas, contadas na primeira pessoa, pelos que assistiram ao génio do contraditório diplomata e estadista Sebastião de Carvalho e Melo.
O certo é que, apesar de pouco consensual, o governante deixou saudades ao povo de Lisboa, visto que a expressão «mal por mal, antes Pombal», que dá título ao livro, surgiu quando o marquês de Ageja o substituiu e ordenou a suspensão imediata das obras de reconstrução da cidade.  
Parta à descoberta da vida e obra do Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, neste documento essencial para os amantes de história e literatura, com a chancela Guerra e Paz.
O livro, cuja edição foi apoiada pela Câmara Municipal de Oeiras, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 18 de Junho. Poderá ainda adquiri-lo através da loja online da editora.
Mal Por Mal, Antes Pombal é o sucessor de Um Amor Português D. Dinis, Um Destino Português, os mais recentes livros do exímio escritor, poeta e autor José Jorge Letria, publicados pela Guerra e Paz.


Mal Por Mal, Antes Pombal
José Jorge Letria
Não Ficção / História
176 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 18 de Junho
Guerra e Paz Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário