Imortalizado em cada rua da baixa pombalina lisboeta, em Oeiras, em Pombal, mas também um pouco por todo o país, Sebastião José de Carvalho e Melo foi uma figura de proa do século XVIII, e tem o nome escrito na história de Portugal.
Mas o braço direito do rei D. José I, responsável por transformar uma Lisboa destruída, pelo nefasto terramoto de 1755, na capital mais moderna da Europa, terá sido um governante iluminado, pragmático e visionário? Ou um déspota, cruel e desumano?
José Jorge Letria partiu à descoberta da vida gloriosa e enigmática do governante português, através de documentos e relatos históricos. O resultado é Mal Por Mal, Antes Pombal, um livro no qual o autor dá a voz a Pombal e grande parte daqueles que o apoiaram e odiaram, num registo único e obrigatório para compreender melhor o período do iluminismo em Portugal.
Conheça as principais polémicas, entre as quais o dramático Processo dos Távora e a perseguição e expulsão dos Jesuítas, contadas na primeira pessoa, pelos que assistiram ao génio do contraditório diplomata e estadista Sebastião de Carvalho e Melo.
O certo é que, apesar de pouco consensual, o governante deixou saudades ao povo de Lisboa, visto que a expressão «mal por mal, antes Pombal», que dá título ao livro, surgiu quando o marquês de Ageja o substituiu e ordenou a suspensão imediata das obras de reconstrução da cidade.
Parta à descoberta da vida e obra do Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, neste documento essencial para os amantes de história e literatura, com a chancela Guerra e Paz.
O livro, cuja edição foi apoiada pela Câmara Municipal de Oeiras, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 18 de Junho. Poderá ainda adquiri-lo através da loja online da editora.
Mal Por Mal, Antes Pombal é o sucessor de Um Amor Português e D. Dinis, Um Destino Português, os mais recentes livros do exímio escritor, poeta e autor José Jorge Letria, publicados pela Guerra e Paz.
Mal Por Mal, Antes Pombal
José Jorge Letria
Não Ficção / História
176 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 18 de Junho
Guerra e Paz Editores
Nenhum comentário:
Postar um comentário