terça-feira, 11 de junho de 2019

Covilhã | LIVRO SOBRE RANCHO DO REFÚGIO APRESENTADO NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ


No próximo dia 15 de junho, a Biblioteca Municipal acolhe o lançamento do livro “Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio - Ao correr dos tempos - 1966-2019”, do autor covilhanense José Simões e com prefácio do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.
O livro relata a história do Rancho do Refúgio, desde a sua criação até aos dias de hoje, passando pelas vitórias e pelas dificuldades, pelo trabalho de recolha e preservação das tradições populares, dos usos e dos costumes intemporais.
A apresentação da obra, que terá início pelas 15h00, na Biblioteca da Covilhã, será realizada por José Luís Adriano, professor e mestre em música popular.

Esta cerimónia insere-se no programa das Comemorações do 53º Aniversário do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio.
José de Jesus Nunes Simões - nasceu a 30 de outubro de 1940, na freguesia de São Pedro, na Covilhã. Frequentou o ensino primário na escola do Refúgio, que concluiu em 1952, tendo de imediato entrado no mercado do trabalho. Em 1961 foi incorporado no serviço militar. Esteve vários mandatos, como Autarca, na freguesia de São Marinho e dirigente associativo do Refugiense. Fundou o Rancho folclórico e o Museu Etnográfico do Refúgio, na Covilhã. Concluiu o ensino secundário (12º ano) em 2009. No ano passado publicou “Os dias da Pedra Verde – memórias de um Combatente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário