O m|i|mo – museu da imagem em movimento recebe, no próximo dia 16, às 9:45, a sessão “Carlos Relvas e a promoção dos monumentos nacionais”, integrada na conferência “Monumentos Fotográficos – A Construção Visual do Património no Séc. XIX”.
O programa do evento prevê abordar a relação de um dos pioneiros da fotografia em Portugal com os monumentos nacionais, incluindo a instalação em realidade virtual do primeiro estúdio fotográfico de Carlos Relvas, e conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais.
A abertura estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, e do Vereador da Cultura, Gonçalo Lopes, numa iniciativa da Universidade Lusófona, através da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação e do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), e dos Municípios de Leiria e da Batalha.
Será nesta última cidade que decorrerá a primeira sessão da conferência, marcada para o dia 15 de junho, no Mosteiro.
Tendo como objetivo mostrar as fotografias tiradas a monumentos no século XIX, a iniciativa pretende ainda alertar para o estado de preservação dos mesmos e assegurar a sua divulgação e reconhecimento político.
O programa completo pode ser consultado no site http://monumentosfotograficos.ulusofona.pt/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário