Reservas “estáveis”, mas IPST apela à dádiva do tipo O- e A-. |
“Apesar de as reservas de sangue estarem estáveis e confortáveis, com mais de sete a dez dias, para a maior parte dos grupos sanguíneos”, de acordo com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), o Presidente daquele instituto, apelou aos portugueses com tipo de sangue O- e A- (O negativo e A negativo), dois grupos problemáticos, para fazerem as suas dádivas, contribuindo para que doentes e hospitais tenham um verão tranquilo.
O apelo aos dadores não regulares, para que “aproveitem esta época de verão para fazer as suas dádivas, permitirá que os doentes tenham o verão com a sua doença, mas sem correr mais riscos, e o ISPT esteja tranquilo”, assim como os hospitais, sublinhou ainda o Presidente do IPST.
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Cuidados a ter na dádiva de sangue
Antes:
Após:
Para quem em Aveiro ou arredores, pode deslocar-se até ao Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Sangue, 1º. Piso, Rua de Ovar, relativamente perto das Bombas da Repsol, e ai procurar efectuar a sua dádiva de sangue.
Não deixem de consultar o site http://www.adasca.pt/ onde encontra disponível outras informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário