Porque que é que a matemática é das mais problemáticas nos resultados escolares? Como é que a paciência e a frustração têm relação com esta disciplina? Estes foram alguns dos aspetos abordados por Inês Cruz, professora de matemática e blogger, em duas sessões com pais e encarregados de educação de alunos do 1º ciclo de ensino que se realizaram nos dias 6 e 11 de dezembro na EB1 de Proença-a-Nova e na EB1 de Sobreira Formosa.
O objetivo desta atividade, uma aposta do Município de Proença-a-Nova na formação parental, em conjunto com a Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas, no âmbito do "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar", cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu), foi dar dicas e sugestões para os pais e encarregados de educação introduzirem a matemática no dia-a-dia das crianças, em coisas simples.
A oradora destacou a paciência como um dos principais fatores para lidar com a matemática e indicou como deve ser desenvolvida diariamente em pequenos gestos, como por exemplo saber esperar. Esta qualidade é transversal a todas as disciplinas, mas muito importante na matemática, pois a par com a persistência e a autonomia são competências essenciais para o sucesso educativo na matemática.
A frustração é outra característica que deve ser trabalhada a nível pessoal e que poderá ter impacto nesta disciplina. O não saber fazer ou a desistência podem levar a momentos de frustração que impedem os alunos de progredir. No entanto, Inês Cruz referiu que a frustração é também uma forma de aprendizagem e crescimento para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário