domingo, 3 de maio de 2020

Reservas de sangue caíram 40%. Dadores estão a ser chamados por SMS

Consumo está a aumentar mas está a haver uma quebra de colheitas nos últimos meses. Instituto diz que só há reservas para sete dias.

Milhares de dadores estão a receber mensagens eletrónicas para os seus telemóveis (SMS) a pedir-lhes que vão dar sangue, numa altura em que o valor médio diário das reservas nacionais caiu quase 40% devido à pandemia e as necessidades estão a aumentar – e devem aumentar ainda mais com o desconfinamento gradual e com o retomar da atividade cirúrgica.

A notícia, avançada pelo Jornal de Notícias, baseia-se num alerta do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), que indicou que as suas colheitas – que representam mais de metade das feitas no país – caíram 30% em março e 33% em abril. Foi acionado a 16 de março o “alerta amarelo”, numa altura em que as reservas dão para entre cinco a sete dias.

Fonte do IPST admite que pode ser ativado o nível de alerta seguinte, conforme se desenrolar a situação nos próximos dias. O nível de alerta seguinte seria o “vermelho”, onde as reservas só chegam para três dias.

Necessidades a aumentar

"A dádiva de sangue é especialmente necessária neste período em que, gradualmente, a atividade cirúrgica eletiva vai recomeçar. Apelamos a que todos os portugueses a façam, independentemente do género, idade [entre os 18 e os 65 anos] ou origem étnica, e a todos aqueles que, sendo saudáveis, nunca deram sangue", sublinha o instituto.

Onde fazer a dádiva de sangue em Aveiro?

Mais informação disponível no site http://www.adasca.pt/schedule


Nenhum comentário:

Postar um comentário