domingo, 3 de maio de 2020

Hoje quero celebrar consigo um dia muito importante

Norman Rockwell, Freedom of Speech (1943)

Hoje, 3 de Maio, é Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, e por isso quis partilhar convosco este quadro de Norman Rockwell, de 1943, chamado “Liberdade de Expressão”. Não há nele nenhum jornalista, mas há nele tudo o que torna o jornalismo tão importante.

Primeiro aquele homem de pé num ambiente aparentemente hostil podia ser aquilo que todo o jornalista deve ser: aquele que se levanta para colocar as questões incómodas, aquele que não descansa na procura da verdade.

Depois aquele homem sozinho a tomar a palavra mostra o que a imprensa deve garantir: que ninguém deixa de ter voz, que mesmo uma “minoria de um” não é silenciada.

Finalmente há a assembleia que escuta, atenta ao argumento divergente, sinal que ainda vivemos em sociedades onde o jornalismo é capaz de criar o espaço público comum da democracia.

Por gostar muito desta pintura achei mais interessante falar-vos dela do que relembrar tudo o que o Observador fez nestes seis anos de vida e o que tem feito, em assumido serviço público, nesta crise que vivemos.

Por ser Dia Internacional da Liberdade de Imprensa queria recordar-vos que a melhor forma de garantir que temos uma imprensa livre é serem os seus leitores a suportá-la.

Assine o Observador.

Assinatura

José Manuel Fernandes
Publisher

Nenhum comentário:

Postar um comentário