O Castelo de Silves irá acolher de 07 de outubro a 07 de janeiro próximos a exposição de fotografia “Arquitectur’Arte de Bem Defender”, de António F. Maia e Luís Reina. A exposição é retratada, também, em livro, que será apresentado a 09 de outubro, por ocasião da palestra “Omã um outro Ocidente”, que terá lugar pelas 15h00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves. As iniciativas integram a programação do Dia Nacional dos Castelos.
“Arquitectur’Arte de Bem Defender” é uma exposição de fotografia a preto e branco que dá a conhecer a arquitetura militar mundial. A mesma encontra-se dividida em três partes:
A primeira é dedicada aos castelos e fortalezas de Portugal, sendo o seu autor António F. Maia.
A segunda parte é dedicada aos fortes portugueses de Omã e a sua influência na arquitetura militar omanita.
A terceira, e última parte, retrata a arquitetura militar no resto do mundo, numa viagem através de diversas civilizações ao longo dos tempos.
A inauguração desta exposição está agendada para o dia 07 de outubro, pelas 16h00, na Torre de Menagem do Castelo de Silves e contará com a presença dos autores.
De referir que, ainda neste contexto, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves irá acolher no dia 9 de outubro, a palestra “Omã um outro Ocidente”, por Luís Reina, numa viagem ao passado e ao presente de Omã, que guiará os participantes a um encontro de culturas, cujas raízes lusitanas perduram até aos nossos dias. A iniciativa, cuja participação presencial é limitada à lotação da sala, será transmitida em direto através do facebook do Município e terminará com a apresentação do livro “Arquitectur’Arte de Bem Defender”, seguida de uma visita à exposição com o mesmo nome.
O telefone 282 440 854 e o email patrimoniocultural@cm-silves.
SINOPSES
Exposição Arquitectur’arte de Bem Defender
Arquitectur’arte de Bem Defender II é um projecto de fotografia, da autoria de António F. Maia e Luís Reina que nos leva numa viagem no tempo e no espaço.
Imagens de cá… de um país que cedo deu novos mundos ao mundo.
Imagens de lá… de um mundo cada vez mais global e que se deixa descobrir massivamente por essa importante indústria contemporânea que dá pelo nome de turismo.
Imagens reunidas em exposição e em livro.
Uma partilha dessa arte enquanto arquitectura.
Arquitectura militar deste nosso mundo em constante ebulição, que sempre é imperioso defender.
Luís Reina
(Texto de acordo com a antiga ortografia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário