Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPOCFG) estabelecem protocolo de cooperação para a área da formação, investigação e da prestação de serviços à comunidade, na área da Medicina Dentária O protocolo constitui um fator de diferenciação na formação pré-graduada dos estudantes de Medicina Dentária da UC, na área da Oncologia Oral.
Apostar na investigação, na melhoria pedagógica, na formação e na prestação de serviços à comunidade na área da medicina dentária, são as bases de um protocolo de cooperação que junta, na próxima segunda-feira, dia 31, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPOCFG).
Destinada a alunos do 4.º e 5.º anos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD), esta é uma iniciativa que pretende recuperar uma parceria que, tendo sido estabelecida no início da criação do ensino de Medicina Dentária pela FMUC, durante muitos anos, permitiu aos alunos desenvolver rotações clínicas em vários serviços hospitalares, incluindo o IPOCFG. Como explica Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, “o ensino da Medicina Dentária inclui uma vertente prática que consiste na execução e no exercício de atos clínicos, levados a efeito em benefício dos doentes do CHUC. Tais atos clínicos são praticados por docentes, médicos dentistas da FMUC e por estudantes do segundo ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, sob tutoria dos seus docentes. Assim sendo este protocolo constituirá um fator de diferenciação na formação pré-graduada dos estudantes de Medicina Dentária da UC na área da Oncologia Oral, visando uma formação diversificada, abrangente e multidisciplinar, para melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde oral à população”.
Na área da inovação e melhoria pedagógica o IPOCFG terá um importante papel, na medida em que abre portas a cerca de 80 alunos do MIMD que acompanharão a atividade clínica de diagnóstico, tratamento e acompanhamento realizada pelos profissionais da especialidade de Estomatologia e de Cirurgia Maxilofacial do IPOCFG.
Mais vocacionado para a formação continua e pós graduada, o protocolo irá ainda permitir a realização de ações de formação também no âmbito de cursos de estudos avançados da FMUC (Mestrados e Pós-graduações), onde a área da Oncologia Oral seja fundamental.
No âmbito da prestação de cuidados de saúde oral à população o compromisso assumido vai no sentido de promover um melhor acesso dos cidadãos aos cuidados diferenciados disponibilizados por ambas as instituições, seja através da criação de canais otimizados de referenciação de pacientes, seja através do desenvolvimento de programas de prevenção e rastreio de cancro oral na população.
Com uma clara aposta na investigação ambas as instituições assumem a vontade de levar a cabo projetos de investigação no âmbito epidemiológico (caracterização de perfis populacionais regionais), diagnóstico (estudo de técnicas inovadoras) e tratamento (estudos de eficácia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário