sábado, 21 de maio de 2022

Aveiro | PROJETO DESCOBRIR E EXPERIENCIAR NOVOS TERRITÓRIOS

Artista Tiago Margaça presente no Ceramic Street Fest -

O projeto Bom dia Cerâmica, que se celebra por toda Europa durante este fim de semana (21 e 22 de maio), ganha vida em Aveiro com a realização do Ceramic Street Fest, uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro que promove o artesanato e a expressão artística em cerâmica, a par com a investigação e inovação em materiais cerâmicos. A mostra tem lugar na Praça Joaquim Melo Freitas, no sábado, dia 21 de maio, entre as 10h00 e as 18h00.

Neste ambiente de festa recebemos Tiago Margaça, um dos artistas envolvidos no projeto Descobrir e Experienciar Novos Territórios que une os Municípios de Aveiro, Estarreja e Covilhã em torno das artes e da criação artística.

Tiago é o artista em residência na ação a Arte do Azulejo que nos vai mostrar o seu projeto, ainda em curso, intitulado “Olhar o passado”, o qual nas suas palavras é “uma peça em cerâmica, que se liga ao passado refletindo o presente no seu interior.” Criando um sistema de câmara clara que projeta no interior a inversão do exterior que é focado e que é tão importante como a própria peça, o artista aborda a memória das antigas fábricas de cerâmica de Aveiro, em particular de azulejo.

Simultaneamente e no registo de arte partilhada, uma das ações do mesmo projeto, encontra-se patente na Galeria António Lopes, na Covilhã, desde dia 06 de maio, a exposição itinerante “Argila que nos Une. Bienal em Movimento”, uma amostra da coleção de cerâmica artística do Museu da Cidade de Aveiro e da diversidade das obras que, ao longo de mais de 30 anos têm feito parte da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário