Ambienti D'Interni, Américo R. Rolo - Construções, Farmácia Daniel de Matos, Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia e Soprotaco - Assentamento e Comercialização de Pavimentos foram as cinco PME’s - Pequenas Médias Empresas - do concelho de Proença-a-Nova distinguidas com o Prémio de Excelência 2021 do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.
As cinco empresas proencenses têm já trabalho consolidado em áreas como o design, a construção de edifícios - residenciais e não residenciais -, o comércio a retalho de produtos farmacêuticos, a montagem de trabalhos de carpintaria e de caixilharia e ainda o revestimento de pavimentos e de paredes, afirmando-se como pilares fundamentais do desenvolvimento da economia no concelho.
A atribuição destes prémios chegou a 3 881 empresas em todo o país, entre os mais variados setores de atividade, sendo responsáveis por 123 140 postos de trabalho. Segundo informações avançadas pelo IAPMEI, o Comércio e a Indústria são as atividades com maior representatividade no universo PME Excelência 2021, com 1 159 empresas (29,9%) e 984 empresas (25,4%), respetivamente. Destacam-se também o setor da Construção e Imobiliário (13,9%), com 541 empresas, o dos Serviços (13,8%), com 536 empresas, e o Turismo (12,1%), com 468.
Na génese da atribuição dos prémios de 2021 está o exercício económico apresentado pelas empresas relativamente ao ano de 2020. Neste sentido, todas as empresas listadas registaram um acréscimo de 6,8% nos resultados líquidos e de 13,3% no ativo líquido, tendo reforçado os capitais próprios em 17,6%.
Em maio de 2022 tinham sido anunciados os prémios para empresas PME Líder 2021, tendo sido distinguidas 11 pequenas e médias empresas do concelho de Proença-a-Nova, entre elas: Américo R. Rolo – Construções, Linhambiente S.A., Piscinas do Centro – Construção de Piscinas, Superproença – Supermercados, Ambienti D'Interni, Farmácia Daniel de Matos, Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia, Soprotaco - Assentamento e Comercialização de Pavimentos, José Lourenço – Pneus e Combustíveis, José Lourenço & Filhos e Pinhalnova – Madeiras Tratadas.
O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, no caso das empresas do Turismo, em parceria com um conjunto de bancos parceiros e Sociedades de Garantia Mútua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário