quarta-feira, 7 de junho de 2023

Pedro Abrunhosa, Plutonio e Cuca Roseta nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz



As Festas de Santo António vão decorrer de 9 a 13 de junho no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz. As festividades em honra do padroeiro da cidade vão ter na banda sonora os concertos de Pedro Abrunhosa e Comité Caviar, Plutonio, Cuca Roseta, Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com António Pinto Basto, The Peakles e os DJ’s Wilson Honrado, Zanova, Malasiano, Peter Beats, Oskar DJ e André Gaspar. O programa integra também o desfile e atuação das tradicionais marchas populares.

Este ano assinalam-se os 50 anos da comemoração a 13 de junho do feriado municipal em Reguengos de Monsaraz. A primeira edição das Festas de Santo António com carater regular em Reguengos de Monsaraz aconteceu em 1970 e a autarquia solicitou autorização ao governo em 1973 para a criação do feriado municipal no dia 13 de junho, que foi concedida com a condição de nessa data se realizarem as festividades.
 
A abertura oficial das Festas de Santo António vai acontecer no dia 9 de junho, às 18h, nos Paços do Concelho. Segue-se às 18h15 a inauguração da exposição de artesanato de Delfim Manuel, intitulada “Santo António – A luz que brilha”, que vai estar patente até ao dia 4 de julho na Biblioteca Municipal.
 
Nos jardins da biblioteca será o Espaço Santo Antoninho, que vai estar aberto todos os dias das festividades entre as 17h30 e as 19h30 com espetáculos, um insuflável, cama elástica e pinturas faciais para as crianças. A RegWine, feira de vinhos da sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, vai abrir ao público pelas 18h30 no Parque da Cidade e nos restantes dias terá início às 18h.

A exposição de fotografia “Festas de Santo António”, de Francisco Marcão, vai ser inaugurada às 18h45 e estará patente nas ruas da cidade.  O Espaço Santo Antoninho recebe pelas 19h um espetáculo de marionetas integrado na BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, intitulado The Alex Barti Show, de Alex Barti, macedónio radicado na Dinamarca que viaja pela Europa com o inseparável Mister Barti, uma marioneta suspensa por mais de 40 cordas que lhe permitem mover o seu corpo e mudar a expressão do rosto para mostrar raiva, alegria ou prazer. Este espetáculo não tem texto e toda a história é expressa com movimento, mímica e música.
 
Às 21h30 sobe ao Palco Mundo o grupo Mariachi Sol de Lisboa, que reflete a emoção e a alegria dos vários géneros musicais do México, como a música ranchera, o son jarocho, os huapangos, os corridos, as polcas, a valsa mexicana, o bolero ranchero e a cúmbia. Durante a atuação, este grupo do México toca vários instrumentos tradicionais como a vihuela mexicana e o guitarrón, além dos trompetes e violinos que acompanham as vozes.
 

Plutonio vai estar no palco principal das Festas de Santo António a partir das 23h para interpretar os seus sucessos musicais, como “Somos Iguais”, “Vergonha na Cara”, “1 de Abril”, “Cafeina” e “Última Vez”, numa sonoridade que abraça o rap, hip-hop/trap, afrobeat, RnB e afrotrap. O rapper de Cascais lançou três álbuns, nomeadamente “Histórias da Minha Life” (2013), “Preto e Vermelho” (2016) e “Sacrifício” (2019), tendo em 2021 editado as músicas “Lisabona” e “Tirar Bilhete”, no ano seguinte “4AM no Rio” e “Por Enquanto” e este ano “Alcatraz”.
 

Segue-se pela meia-noite e meia hora a DJ Zanova, uma das DJ’s de maior sucesso mundial com 2,5 milhões de seguidores na plataforma Tik Tok e que já atuou em mais de 50 países de quatro continentes, onde levou o público a uma viagem musical pelos seus sets de eletro house, hard dance, bass house e trap. A produtora russa está radicada em Portugal, vive desde 2010 na Apúlia, em Esposende, e com a sua atitude de rock star nas cabines tem contagiado o público que vibra intensamente ao som das suas misturas.

O DJ Malasiano, natural de Redondo, vai fechar a noite a partir das 2h30 com um set que vai incluir várias sonoridades da música eletrónica, desde o house, o tecno e o hard house, passando pelo vocal com sons tribais. A sua carreira tem sido desenvolvida em Portugal, tendo partilhado a cabine com alguns dos mais conceituados DJ’s nacionais, mas também já tocou em Ibiza, Bruxelas e Amsterdão.

No dia 10 de junho, o programa das Festas de Santo António abre às 9h30 com a Caminhada em Família, que terá um percurso de cinco quilómetros com partida da Praça da Liberdade. Pelas 18h tem início no Espaço Santo Antoninho o espetáculo de marionetas Pipa – El Títere Maravilla, pela companhia de teatro La Puntual, que faz parte da programação da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora. Esta companhia de teatro de Barcelona vai apresentar uma comédia para todas as idades inspirada nos tradicionais espetáculos de marionetas de luva, com uma manipulação enérgica e uma sucessão de situações, confrontos e gags que remetem o espetador para os temas clássicos e universais do bem e do mal, do amor, da luta contra o abuso e da amizade.

Os Gigabombos do Imaginário vão animar as ruas da cidade entre as 18h e as 20h com gigantones, cabeçudos, bombos e gaitas. Este projeto de intervenção artística visa aproximar as novas gerações a práticas musicais e artísticas inspiradas nas tradições culturais portuguesas.

Pelas 18h30 decorre na Biblioteca Municipal a palestra “Santo António, o santo de todo o mundo”, por Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa – Santo António. O palco da Praça da Liberdade terá às 19h30 a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e pelas 21h30 sobe ao Palco Mundo o Dúo Dale Mambo, um projeto musical dos cubanos Pedro Ceballos e Beatriz Diaz que recria os ritmos de Cuba mais tradicionais até aos mais contemporâneos, explorando igualmente o jazz e outros universos musicais da América Central e da América do Sul.
 
Cuca Roseta vai cantar a partir das 23h no palco principal para interpretar as músicas do disco “Meu”, editado durante a pandemia, tal como aconteceu com o álbum de homenagem a Amália Rodrigues, “Amália por Cuca Roseta”. O espetáculo vai centrar-se no álbum “Meu”, o disco mais pessoal da artista que foi feito exclusivamente a pensar na cumplicidade e partilha que tem com o seu público, mas nessa noite poderão ouvir-se também alguns dos fados mais conhecidos da sua carreira.
 
O DJ Wilson Honrado, que anima as tardes da Rádio Comercial e produz o único programa de música eletrónica da estação vai subir ao palco principal à meia-noite e meia hora. Os seus sets ecléticos incluem os mais recentes sucessos musicais e já foram dançados em festivais e grandes eventos nacionais. A partir das 2h30, o DJ Peter Beats apresenta o seu set para encerrar a noite.
 
O programa das Festas de Santo António integra no dia 11 de junho, às 9h, o Passeio Solidário de Motas Clássicas. Este passeio organizado pelo Grupo Motard Terras del Rei tem início na Praça da Liberdade e vai apoiar os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.
 
Pelas 18h realiza-se no Espaço Santo Antoninho o espetáculo de Marionetas João Pateta, pelo Grupo Maurioneta, com fantoches de luva manipulados por Mauricio Rebocho. À mesma hora decorre uma arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz por várias ruas da cidade e a Praça de Toiros José Mestre Batista recebe uma corrida de toiros com os cavaleiros Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas e António Prates. Os grupos de forcados são os Amadores do Ribatejo, de Monsaraz e de São Manços, que vão pegar toiros da Ganadaria São Martinho.
 
A Biblioteca Municipal recebe a partir das 18h30 a palestra “O neogoticismo da Igreja de Reguengos de Monsaraz”, por Regina Anacleto, Professora Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, seguindo-se pelas 19h30 a atuação do grupo Corazón Flamenco na Praça da Liberdade.
 
O Palco Mundo terá às 21h30 um espetáculo com o grupo de samba luso-brasileiro Samba Sem Fronteiras, que foi fundado em 2012 e nasceu da iniciativa de alguns brasileiros residentes em Portugal que sentiam falta de encontrar o samba de raiz, feito por quem gosta e valorizando a tradição e os grandes poetas dessa música popular brasileira. O seu primeiro disco de originais intitulado "Samba Sem Fronteiras" foi lançado em 2018 e o segundo, “Estrangeiro”, foi editado em 2022 num formato de passaporte, que se for levado para os concertos pelas pessoas que o adquiriram, poderá ser autografado e carimbado pelos músicos. Em cada roda, concerto ou festa, o grupo pretende contribuir para tornar as pessoas mais alegres, deixando o corpo entrar no ritmo do samba. 
 
No palco principal, pelas 23h, haverá um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com o fadista António Pinto Basto. A partir da meia-noite e meia hora sobe ao palco o Oskar Dj, que tem 33 anos de carreira e é um dos DJ’s nacionais com maior reconhecimento internacional pelo seu trabalho, tendo atuado em clubes de Londres, Barcelona, Ibiza e Luanda. Em Reguengos de Monsaraz vai apresentar um set baseado nos grandes sucessos musicais das últimas décadas.
 
No dia 12 de junho, às 18h, realiza-se no Espaço Santo Antoninho o espetáculo de marionetas “Aventura do Coelhinho”, com fantoches de luva pelo grupo Maurioneta. À mesma hora decorre a “Promoção da Saúde em Contexto Recreativo Unidade Móvel Cuida+”, pelo Centro de Respostas Integradas e Instituto Português do Desporto e Juventude.
 
Pelas 19h realiza-se um desfile e atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz por várias ruas da cidade. As marchas populares de Santo António vão também desfilar pela cidade a partir das 21h30 e depois realizam uma atuação na Praça de Santo António.
 
Este ano haverá marchas infantis da Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz, do Palco de Sonhos, da ANI+ - Associação de Proteção de Animais de Reguengos de Monsaraz e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz. As marchas de adultos são da Universidade Popular Túlio Espanca, da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e do Palco de Sonhos.
 
Pedro Abrunhosa acompanhado pelo Comité Caviar vai subir às 23h ao palco principal para um espetáculo que terá os grandes sucessos musicais de três décadas de carreira. Pedro Abrunhosa ficou conhecido quando lançou o álbum “Viagens”, em 1994, e desde essa data lançou mais de uma dezena de discos que o tornam num dos artistas de maior sucesso em Portugal.
 
À meia-noite e meia hora haverá um espetáculo pirotécnico de fogo de artifício, seguindo-se à 1h da madrugada o baile popular de Santo António com o grupo Sons e Tons, no Largo Almeida Garrett, onde está instalado o Palco Mundo. À mesma hora, no palco principal, o DJ André Gaspar, mais conhecido por DJ A.G., vai apresentar o projeto “A Nave”, que lançou no ano passado e que consiste em duas barras de leds que quando estão acesas pretendem transmitir energia e transportar o público para outra dimensão.
 
No último dia das festividades, 13 de junho, dia de Santo António, pelas 10h decorre a cerimónia do içar das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. À mesma hora abre a Feira das Suculentas, no Mercado Municipal, organizada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, com as receitas a reverterem para a associação Ani+.
 
O programa prossegue pelas 10h30 na Praça da Liberdade com a chegada das imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois com a celebração da Eucaristia. O Espaço Santo Antoninho recebe às 18h as Histórias com Rita Caeiro e a partir das 19h haverá animação de rua com a Orquestra do Bairro, que canta “Ó ló ai larilo lela, Ó ló ai lari lóló” quando quer chamar à rua os vizinhos para cantar, tocar e bailar.
 
A Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense vai proporcionar às 19h30 um espetáculo de danças urbanas na Praça da Liberdade e as marchas populares voltam a desfilar pelas ruas a partir das 21h30, com a atuação a decorrer na Praça de Santo António.
 
A encerrar as Festas de Santo António, às 23h sobe ao palco principal a banda The Peakles, fundada em 2013 em Almada e que já se tornou na maior referência nacional de tributo aos The Beatles, dos quatro fabulosos de Liverpool, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star. Com mais de duas dezenas de concertos na Grã-Bretanha, The Peakles é a única banda portuguesa convidada a participar no mundialmente conhecido International BeatleWeek Festival, que decorre há mais de 30 anos em Liverpool, tendo tocado em quatro edições (2014, 2018, 2020 e 2022) e esgotado sempre os concertos que realizaram no local onde os The Beatles se tornaram conhecidos, o The Cavern Club.
 
As Festas de Santo António têm entrada gratuita e durante os dias das festividades haverá bares e tasquinhas.
 
 Carlos Manuel Barão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário