O Município da Marinha Grande promoveu um conjunto de ações de sensibilização ambiental, dirigidas às eco-escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no Parque Mártires do Colonialismo, para assinalar o Dia Mundial da Árvore, Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água, a 21 de 22 de março, respetivamente.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, acolheu os alunos, enaltecendo a importância de envolver as crianças em ações que promovem a sensibilização para a proteção do meio ambiente e reforçou a importância da preservação da água e da adoção de hábitos diários de poupança deste precioso e esgotável recurso natural.
A bióloga da Câmara Municipal, Sónia Guerra, explicou as regras para a instalação de ninhos artificiais para aves insetívoras, que foram afixados em árvores no Parque Mártires do Colonialismo, no âmbito do projeto MG BioUrbeACt, financiado pelo COMPETE 2020.
O técnico do Município, José Carvalho, explicou o Ciclo da Água através da realização de um jogo, durante o qual foram conhecidas as principais etapas pelas quais passa a água, informando que o concelho da Marinha Grande dispõe de cerca de 320 km quilómetros de condutas de abastecimento de água e 240 km de coletores de saneamento.
Foi ainda dinamizada a Gincana de Água, com o apoio da AdCl, com a aplicação da experiência “Mini-ETAR” e da observação de um tubo de esgoto simulado, para identificação de resíduos, que se consideram mais prejudiciais para o saneamento.
Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário