I – Aveiro celebra Semana Santa com ópera, concertos de órgão em igrejas e desfile de bandas filarmónicas
As atividades culturais irão decorrer entre 22 e 31 de março e são dirigidas a todos os públicos.
No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove a celebração da Semana Santa entre os dias 22 e 31 de março. Serão dez dias com várias atividades de âmbito cultural, dedicadas à comemoração da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa e integradas nos atos religiosos da Diocese de Aveiro.
As ações culturais são dirigidas a todos os públicos, com destaque para o Concerto de Semana Santa, em que a ópera de Rossini, Petite Messe Solennelle, será cantada por músicos profissionais e amadores. Os artistas do Coro de Santa Joana, de Graduale e de Voz Nua juntam-se à Ópera de Bolso para esta interpretação, dirigida pelo maestro António Ferreira e que se realiza na Sé de Aveiro, no dia 22 de março, às 21h30.
“Quadros Vivos de Caravaggio”, o espetáculo imersivo da IMAGINE produções criativas, está de regresso a Aveiro, com duas apresentações no dia 23 de março, na Igreja das Carmelitas: a primeira às 15h00 e a segunda às 21h30.
No âmbito da celebração da Semana Santa, as igrejas de Aveiro voltam a receber o ciclo Órgãos de Aveiro - Concertos ao Entardecer, nos dias 23, 27 e 28 de março, às 17h00. Organizados pela AMPO – Associação Musical Pro-Organo, serão três concertos de órgão inteiramente protagonizados por mulheres organistas profissionais. O primeiro momento realiza-se na Igreja de Jesus e estará a cargo de Liliana Duarte, organista de Viseu. O segundo concerto terá lugar na Igreja da Misericórdia e será protagonizado por Rute Martins (Leiria). Marília Canhoto, de Aveiro, está responsável pelo último evento, na Sé de Aveiro.
O Grande Concerto de Páscoa terá lugar no dia 26 de março, na Igreja do Carmo, às 21h30. Neste espetáculo , a Orquestra Filarmónica de Aveiro irá interpretar a peça Stabat Mater de A. Vivaldi e canções Bíblicas Op.99 de Antonin Dvorak.
No dia 25 de março, haverá um concerto de Harpa e Voz, pelo professor João Carlos Soares, na Igreja da Vera Cruz, às 21h30. Já no dia 27 de março, na Igreja das Carmelitas, às 21h30, realiza-se o concerto de Música de Câmara, As 7 Últimas Palavras de Cristo [1786], de Joseph Haydn, pelos ARS AD HOC.
Ainda durante a Semana Santa, a Câmara Municipal de Aveiro vai organizar um desfile de Bandas da Região de Aveiro, no dia 24 de março, às 15h00. Este desfile poderá ser visto e acompanhado a partir de vários pontos da cidade até ao Rossio, local onde se irá realizar o grande concerto de confraternização de todas as Bandas Filarmónicas participantes no desfile.
II – Câmara de Aveiro recebe desfile e concerto de bandas da Região de Aveiro
O evento integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e conta com a participação de 10 bandas.
No domingo, dia 24 de março, pelas 15h00, terá lugar o Desfile e Grande Concerto de Bandas da Região de Aveiro, que contará com a participação de 10 Bandas dos Municípios da Região de Aveiro.
Integrado na programação de Aveiro 2024, Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro é anfitriã do evento promovido no âmbito do trabalho desenvolvido no seio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA.
As 10 bandas irão iniciar o desfile pelas 15h00, saindo de vários pontos da cidade, convergindo para a Praça General Humberto Delgado e seguindo depois em direção ao Largo do Rossio. Pelas 16h00, após a chegada e a formação de todas as bandas no Rossio, decorrerá o concerto conjunto, onde serão interpretados o Hino a José Estêvão, habitualmente reconhecido como Hino da Cidade de Aveiro, e a marcha Filarmonia de Aveiro, cedida pelo seu compositor, Luís Cardoso, para interpretação neste evento.
As bandas participantes são a Associação Musical e Recreativa Castanheirense de Águeda; a Banda Velha União Sanjoanense, de Albergaria-a-Velha; a Banda Amizade, de Aveiro; a Banda Bringe Canelense (Estarreja); a Orquestra Filarmónica Gafanhense (Ílhavo); o Grupo Musical Bunheirense (Murtosa); a Banda Filarmónica da Mamarrosa (Oliveira do Bairro); a Banda Filarmónica Ovarense (Ovar); a Banda União Musical Pessegueirense, de Sever do Vouga; e a Banda Filarmónica Vaguense, de Vagos.
III – Exposição em espaço público evoca a memória do escritor e político Mário Sacramento
A mostra, integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e organizada em parceria com o Museu do
Neo-Realismo, aborda a vida e a obra desta figura de referência de Aveiro.
A exposição “Façam o mundo melhor, ouviram? Mário Sacramento 1920-1969”, dedicada à vida e à obra do escritor e político Mário Sacramento, estará patente na Praça da República, em Aveiro, entre 24 de março e 21 de abril.
A mostra, com selo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e organizada em parceria com o Museu do Neo-Realismo – detentor do espólio do autor –, pretende dar a conhecer melhor o percurso desta figura de referência aveirense, explorando a sua dimensão cultural, social e política, nomeadamente através do trabalho que desenvolveu na teorização do neorrealismo.
O neorrealismo é um movimento que se estrutura, na Europa e no mundo, no período entre as duas Guerras Mundiais, e que chegou a Portugal no início dos anos 40 do século XX. Surge como oposição ao idealismo, procurando mostrar a realidade nua e crua, sem filtros.
É em todo este ambiente cultural e político que Mário Sacramento se insere, desenvolvendo a sua atividade de crítica e ensaísmo literário, bem como o seu compromisso cívico e político, através da organização dos Congressos Republicanos de Aveiro (ou da Oposição Democrática), que marcaram o rumo da história recente de Portugal.
Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/progr ama/
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário