quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Apresentação Pública do Exercício Europeu de Proteção Civil – 26 de Out., às 10h30


A Autoridade Nacional de Proteção (ANPC) efetua esta sexta-feira, 26 de outubro, às 10:30 horas, na sua sede em Carnaxide, a apresentação pública do Exercício Europeu de Proteção Civil – CASCADE’19.

O CASCADE´19 é organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Trata-se de um exercício a realizar em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, de tipo LIVEX (LIVEexercise), ou seja, com movimentação real de meios de proteção e socorro.

O objetivo é treinar e testar a capacidade de resposta conjunta e integrada do Sistema Nacional de Proteção Civil e da União Europeia, num cenário que prevê múltiplas e complexas situações de emergência, provocadas por sismos, condições meteorológicas extremas, inundações por cheias em cursos de água, acidentes com barragens, acidentes em complexos industriais e poluição marítima, que irão suceder em “cascata”.

Os diferentes Agentes de Proteção Civil, nacionais e internacionais, irão atuar segundo os protocolos operacionais fixados como se de ocorrências reais se tratassem, desencadeando as ações de resposta necessárias à resolução dos incidentes planeados, pondo em prática e testando as suas diversas capacidades e valências, designadamente de emergência médica, de evacuação de populações, de busca e resgate em estruturas colapsadas, de apoio social, de organização de zonas de concentração e de suporte às populações. Será igualmente testada a importante componente de receção, integração e coordenação dos meios das equipas internacionais que, numa situação real, possam ser chamados a intervir no quadro de um pedido de assistência internacional.

O exercício europeu CASCADE´19 mobilizará mais de 600 operacionais de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, indo desenrolar-se nos distritos de Aveiro, Lisboa, Setúbal e Évora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário