terça-feira, 5 de março de 2019

Caso de Saúde Pública - Denúncia para a qual se solicita intervenção urgente - Aveiro


Recebemos denúncia que transcrevemos na íntegra abaixo, com descrição  de uma situação que coloca em risco a saúde pública, bem como o  bem-estar animal, no concelho de Aveiro.

Trata-se de uma senhora que vive numa situação muito precária, sem as  condições mínimas de higiene, num local/habitação onde o lixo e  parasitas abundam.

Os animais que se podem observar nas fotos e vídeo que anexamos  apresentam sarna, na sua maioria. Quatro destes cães foram resgatados,  os restantes desapareceram da habitação em questão e desconhece-se o  seu paradeiro.

Esta é uma situação que se volta a verificar passados cerca de 15 anos  depois do caso ter sido noticiado pela SIC e a senhora em questão ter  sido internada. Esta é uma situação que merece acompanhamento  permanente, pelo risco que implica para o bem-estar da própria  senhora, pelo risco de saúde pública existente e pela negligência e  maus tratos a animais de companhia que se tem verificado na prática.

Solicitamos, pois, que as entidades competentes tomem as diligências  necessárias para que esta senhora seja realojada em condições  condignas e não lhe seja permitido continuar a deter animais de  estimação nestas condições. Solicita-se, também, que as entidades  competentes evidem esforços para descobrir o paradeiro dos animais que  entretanto desapareceram da habitação, pois necessitam de cuidados  médico-veterinários urgentes.

Morada: Rua Direita, nº 249, Aradas, Aveiro.
PAN - Pessoas Animais Natureza - Aveiro
Grupo Municipal

-------

Exmos(as) Semhores(as)

DENÚNCIA,
CATTUS VIA AVEIRO é um grupo de pessoas, amigas dos animais que, voluntária e graciosamente, se associam para intervir no espaço  público e pugnar pela irradicação e controlo de animais errantes.

A nossa principal preocupação passa, essencialmente, pela divulgação da lei que criminaliza os maus tratos a animais de companhia e a necessidade  de adopção de comportamentos de cidadania que evitem aqueles maus tratos e a  matança e, em alternativa, se proceda à recolha dos animais, dando-lhes a oportunidade de encontrarem cidadãos responsáveis e capazes de contribuir para uma relação civilizada entre humanos e animais de companhia.

Sabemos que esta tarefa deveria pertencer, em primeira linha, às instituições públicas e autarquias locais, mas estas, por falta de empenho e  vontade, demitem-se de dar resposta a tal problemática, mesmo quando o número de animais  abandonados e errantes é elevado, com manifesta consequência para a segurança das  pessoas e da saúde pública.

Portanto, sempre que estejam em causa situações perigosas e danosas para as pessoas e animais que envolvam a necessidade de intervenção dos poderes públicos, todos temos o dever e a obrigação de denunciar.




Assim,
A CATTUS VIA – Aveiro não pode deixar de dar notícia do que presenciou na Rua Direita, n.º 249, da freguesia de Aradas, às portas desta cidade  de Aveiro.

Nesta localidade deparámos com uma senhora idosa, aparentemente, com sinais de senilidade e demência, conhecida no local por “Maria dos  cães”, vivendo num curral, em condições degradantes e em total promiscuidade com cães  e gatos.

Enfrentando algumas dificuldades e até receios, conseguiu-se a permissão da pessoa idosa que agora nos apercebemos da sua miserável higiene, exalando um cheiro nauseabundo, pudemos verificar o local onde “vive” juntamente com uma matilha de cães de pequeno porte, a maioria dos quais doentes,  esfaimados, cheios de pulgas e outras parasitas.

Fruto de negligência grave, os animais vagueiam no barraco, livremente, acumulando por todas as imundícies e dejectos… Alguns animais estão em espaços sem qualquer luz, mostrando-se receosos e ameaçados com a nossa presença.
Pudemos, também, averiguar que a detentora daqueles animais, os obtém de alguns cidadãos menos escrupulosos, que a troco de alguns euros ali os  abandonam ou até, através de apropriação ilícita.

Sabemos até, por confissão da própria, que os animais sobreviventes aos maus tratos e resistentes às maleitas, são transaccionados até em  lugares públicos, designadamente na Feiras de Março, a troco de mantimentos e “tachos”.

A todo o custo, foi possível resgatar quatro cães que se apresentavam em piores condições que, de imediato, foram conduzidos para clínicas  veterinárias para tratamento e depois confiados a elementos do nosso grupo que se  encarregarão de encontrar um adoptante.

Não pudemos, entretanto, prosseguir com a acção de resgate, dado que a “Maria dos cães” fê-los desaparecer para outro local, provavelmente com a colaboração criminosa de outros.

Preocupa-nos o sofrimento e negligência a que aqueles animais estão sujeitos, mas indigna-nos que as entidades públicas não tomem as medidas  necessárias para retirar aquele humano da forma vergonhosa e aviltante em que vive.
Sabemos que vagueia diariamente pelo Centro Comercial Glicínias, em estado andrajoso e repelente onde se aproveita das instalações sanitárias  públicas, com manifesto incómodo e risco da saúde dos demais utentes.

No entanto, estranhamos que os factos relatados e que aproveitamos para denunciar, não são novos: foi garantido que há alguns anos atrás,  depois de uma reportagem de uma estação de televisão – a SIC – a conhecida “Maria  dos cães” foi objecto, ao que consta de um internamento compulsivo e os animais que com ela coabitavam libertados…

Está feita a denúncia, pelo que aguardamos que as entidades abordadas (Delegação de Saúde, Direcção Veterinária e P.S.P) tomem as medidas julgadas necessárias e adequadas à resolução definitiva do caso que nos ocupa.

Aveiro, 4 de Março de 2019
A CATTUS VIA AVEIRO

N.R
O Litoral Centro recebeu por via do PAN esta denúncia pública e decidiu publicá-la na íntegra, podendo os eventuais visados exercer o respectivo direito de resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário