sexta-feira, 7 de junho de 2019

Fotorreportagem das Caldas da Rainha | Revitalização do mercado: Município das Caldas e ESAD fazem “Peixeirada” na Praça do Peixe


Iniciativa integra-se no projecto de revitalização do mercado
Município e ESAD armam “Peixeirada” na Praça do Peixe





Esta manhã houve “Peixeirada” no Mercado do Peixe das Caldas da Rainha. Os envolvidos foram os mais de 30 alunos do 2º ano da Licenciatura de Design de Ambientes da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e o Município.
E a Peixeirada foi de tal ordem que foram muitos os que quiseram ver, participar e esperam que se repita!
 
E ficam já avisados que amanhã, Sábado, dia 8 de Junho, há mais!
Mas expliquemos melhor o que deu origem a esta «Peixeirada» que tanto interesse suscitou!
“Peixeirada” é o nome de uma mostra de cozinhas experimentais criadas pelos alunos da ESAD na disciplina de Projecto III de Design de Ambientes desta Licenciatura.

A ideia surgiu de um repto lançado pelo Município à ESAD, no âmbito de um conjunto de acções que estão a ser preparadas com vista à dinamização e reabilitação do Mercado do Peixe.
Joana Morais, a professora responsável pela disciplina, explicou que o projecto colocou vários desafios aos alunos.
“Tinham de desenhar as cozinhas para confeccionar uma única receita e, neste caso, a particularidade é que as receitas – que os próprios alunos cozinharam - tinham de incluir peixe”.

Significa isto que “tinham de construir à escala real - o que é um passo mais à frente de um protótipo - e num contexto real, fora da bolha académica, tendo em mente todas as questões que irão fazer parte da sua vida futura: os timings de construcção, os orçamentos, etc…todavia, é sempre muito importante que passem por esta experiência”, sublinhou a docente, acrescentando ainda que “por parte da própria escola há vontade desta interacção e de abrir os cursos à comunidade local”.

A experiência – que se repete amanhã – não podia ter resultado melhor! O número de visitantes no Mercado esta manhã, bem superior ao que é habitual numa sexta-feira, deixou claro que este tipo de iniciativas são bem acolhidas e desejadas pela comunidade.

Ceviche, gelados, bolinhas de bacalhau, sardinhas assadas, peixinhos da horta, entre outros, foram alguns dos pratos para degustação e os futuros designers de ambientes não tiveram mãos a medir!










Projecto de revitalização do Mercado do Peixe: obras e iniciativas para atrair visitantes fazem parte da estratégia

Pedro Raposo, vereador responsável pelos Mercados, está precisamente a ultimar um projecto que visa dinamizar e requalificar este espaço.

Serão feitas várias intervenções ao nível do edifício, como no túnel de entrada e na fachada superior, criando ainda uma maior ligação à Praça da Fruta e a todos os espaços e edifícios envolventes (CCC, Chafariz das 5 Bicas) com um corredor pedonal.

A criação de valências e funcionalidades mais voltadas para as necessidades e conforto dos clientes será outra das preocupações.

A realização de eventos que animem o espaço faz parte da estratégia. A decoração, baseada numa estética mais contemporânea, não será descurada.

“O que estamos a preparar resulta de um levantamento de expectativas com o contributo de várias instituições, como a ESAD, empresários da restauração e até de pessoas ligadas a outras áreas”, disse o vereador.

Nas palavras de Pedro Raposo, o projecto, que será apresentado em breve e que se estima que esteja concluído no próximo ano, “é uma nova lógica de olhar para este espaço que tem imenso potencial e onde se trabalha com um dos nossos produtos de excelência, o peixe”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário