Na próxima terça-feira, 6 de agosto, a zona ribeirinha de Portimão vai reviver os tempos em que as sardinhas acabadas de pescar eram descarregadas dentro de canastras, que eram atiradas das embarcações para terra.
Pelas 10h30, a traineira «Arrifana» vai atracar no Cais Gil Eanes, localizado em frente ao Jardim Visconde Bívar, em Portimão.
A sua chegada será anunciada pelo toque da sirene situada na antiga Lota de Portimão, desencadeando um conjunto de atividades ligadas à faina dos homens do mar, comuns há algumas décadas, deste a separação do “peixe da campanha”, destinado aos pescadores que o capturaram, até à “venda em boca” aos compradores, que previamente avaliarão a qualidade do pescado, com destaque para a descarga das canastras cheias de sardinhas, que irão “voar” da embarcação para o cais de desembarque.
Esta recriação, que antecede o Festival da Sardinha, a decorrer de 7 a 11 de agosto, ficará também marcada pelos trajes, dizeres e meios de transporte de antigamente, e culminará com uma mega sardinhada popular no recinto do Festival, constando todo este programa de uma emissão especial da RTP1, transmitida em direto de Portimão a partir das 10h00.
O programa televisivo, totalmente dedicada a Portimão, será emitido das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, contando com animação musical e diversas intervenções de clubes e entidades. Será dada especial ênfase à sardinha, a principal convidada desta emissão dirigida aos quatro cantos do mundo, levando ainda à antena artesãos tradicionais e contadores de histórias locais, as novas experiências e negócios turísticos, assim como propostas de lazer para este verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário