quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Quatro hectares junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova vão ser reflorestados

O Município de Proença-a-Nova está a reflorestar quatro hectares de área florestal, sua propriedade, localizados junto ao PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova que arderam no incêndio de julho de 2017. Junto à pequena charca, visível da estrada de acesso ao parque, foram plantados cerca de 450 medronheiros, escolhidos pelo seu menor porte e por, desta forma, não impedirem o eventual acesso de aeronaves para abastecimento caso seja necessário - por norma, as aeronaves abastecem na barragem do PEPA, algumas dezenas de metros a montante. Na restante área, e em função das características do solo, estão a ser plantadas outras espécies de maior porte: na linha de água, numa zona de muita humidade, privilegiaram-se os freixos, e nos solos mais pobres e com menos humidade, são os sobreiros e pinheiros mansos as árvores escolhidas. 
Serão ainda plantadas faias, carvalho americano e carvalho nacional, num total de mais de 1.500 árvores em toda a área de intervenção. “São pequenos exemplos que realizamos no sentido de alterar, muitas vezes, ideias pré-concebidas quanto à matriz da gestão florestal e estimular a diversidade de povoamentos de acordo com as potencialidades do solo, promovendo a biodiversidade”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

Em 2017, a autarquia fez uma plantação de mil medronheiros num terreno localizado num dos topos do Aeródromo Municipal, nas Moitas, plantação que daqui a dois anos irá dar os primeiros frutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário