quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Dia da Defesa Nacional em regime presencial marcado para 2 de setembro

Ministério da Defesa garante que foram criados "percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor", todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras.

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia da Covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou esta quarta-feira o Governo.

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional refere que "atendendo às orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), os Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional foram reconfigurados e devidamente adaptados para receber, em segurança, todos os cidadãos convocados", recomeçando a sua atividade normal, em formato presencial, a partir de 2 de setembro.

Suspenso pela primeira em 9 de março, o executivo foi renovando sucessivamente a decisão até esta quarta-feira, 5 de agosto, devido às consequências da pandemia causada pela Covid-19.

Na nota divulgada, o MDN adianta que foram criados "percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor", todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, "que serão obrigatórias para todos".
Desde que foi criado, em 2004, mais de 1,2 milhões de jovens participou nesta iniciativa, que tem por objetivo sensibilizar os jovens para a Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

A 2 de setembro o regresso do Dia da Defesa Nacional terá início nos Centros de Divulgação de Defesa Nacional (CDDN) de Maceda, Vila Real, Viseu, Sintra e Portimão, onde os jovens convocados serão divididos em seis grupos "de forma a não ultrapassar o número máximo previsto pelas normas da DGS".

"Será um esforço contínuo que visa garantir que o Dia da Defesa Nacional decorre em segurança, para os jovens convocados e para os militares das unidades que os acolhem", acrescenta o comunicado. Os jovens convocados deverão assim comparecer nos locais indicados nos Editais de Convocação que estão afixados nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Postos Consulares e online.

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário