quinta-feira, 8 de julho de 2021

Águeda | Câmara desafia escolas a elaborarem trabalhos artísticos sobre o ambiente


As telas que resultaram destes trabalhos estão agora expostas em vários espaços comerciais da cidade, num roteiro artístico que pode ser apreciado até final do mês

A Câmara Municipal de Águeda lançou um desafio às escolas do Concelho, no âmbito da iniciativa “O meu ambiente, uma tela”, para realizarem trabalhos artísticos com base no tema “Rios”, um repto que foi prontamente aceite e que resultou em várias telas que agora estão expostas em vários espaços comerciais da cidade, num roteiro urbano que poderá ser apreciado até final do mês.

As telas, tintas e pincéis foram entregues em todas as escolas e o resultado conseguido foi o desenvolvimento de trabalhos originais com pinturas, colagens e outras técnicas que promovem a reutilização de materiais (como galhos e folhas, entre outros, que foram aplicados nas telas).

Estes trabalhos mostram como os nossos alunos, a nossa comunidade escolar olha para o nosso território e para o ambiente em Águeda”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, congratulando os alunos e professores que se dedicaram à realização desta iniciativa. “Foram impressionantes os trabalhos que recebemos”, declarou.

As telas expostas na cidade demonstram o olhar dos alunos sobre o meio envolvente, “numa perspetiva muito interessante do nosso ambiente, com fauna e flora e onde é evidente um cuidado na valorização dos resíduos e na promoção e conservação da natureza”.

Este roteiro exibe em vários espaços comerciais da cidade (lojas aderentes disponíveis em https://www.cm-agueda.pt/pages/48?news_id=2363) as 20 telas realizadas pelas diferentes escolas do Concelho, permitindo dar a conhecer à comunidade a criatividade e sentido artístico dos alunos, ao mesmo tempo que é feita uma sensibilização para a temática da preservação e valorização dos rios e ribeiras do Concelho.

Salvar os rios começa em casa” ou “Unidos pelo Cértima” são algumas das mensagens defendidas pelos alunos nestas telas, onde os “artistas de palmo e meio” destacam a importância de uma cidade “mais sustentável”, alertam para o consumo excessivo dos plásticos e consciencializam para a urgência de um maior nível de reciclagem, bem como demonstram a relevância de uma convivência harmoniosa e feliz entre a população (na cidade) e o ambiente (rios saudáveis).

Os trabalhos vão poder ser apreciados até final do mês nestes espaços, sendo que, de seguida, irão ser exibidos na Casa de Chá de Alta Vila, onde ficarão expostos até ao início do próximo ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário