As redes sociais são, na sua essência, plataformas onde é possível partilhar conteúdos e interagir com outras pessoas. Mas, com a evolução da tecnologia, tornaram-se também verdadeiras lojas. Nasce, assim, o conceito de social commerce, que consiste em comércio electrónico focado especificamente em rede sociais: ou seja, marcas e negócios que vendem os seus produtos através do Instagram, por exemplo.
Dados da Accenture indicam que as vendas globais via social commerce deverão crescer de 492 mil milhões de dólares no ano passado para 1,2 milhões de milhões de dólares já em 2025. Neste período, o peso deste canal no total do eCommerce deverá passar de 10% para 17%.
O social commerce é uma força democratizadora, abrindo novas avenidas de oportunidade para indivíduos e pequenos negócios”, aponta a Accenture. “As implicações atravessam cada uma das categorias de consumo, dos produtos aos serviços, e irão impactar todas as plataformas, marcas e retalhistas”, indica ainda a consultora, acrescentando que o social commerce irá crescer três vez mais depressa do que o eCommerce tradicional.
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Imagem: PWM
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