A forma como as empresas podem contribuir para o bem-estar dos seus colaboradores, para além do salário que lhes pagam, tem sido um dos temas mais em voga despoletados pela pandemia. Hoje em dia, os trabalhadores procuram um regime de trabalho mais flexível e procuram nos seus líderes a empatia necessária para quando psicologicamente enfrentam momentos mais complicados.
Foram estes os desafios que serviram de mote para o podcast "It’s Ok To Not Be Ok" que, entre 19 de novembro e 17 de dezembro, publicou os cinco episódios relativos à primeira temporada, com diretores de empresas como Rock in Rio (Roberta Medina), o escritório de advogados Morais Leitão (Joana Almeida), a Multilem (Pedro Castro), a WorkWell (Tiago Santos) e a Cognizant (Maximino Gouveia).
A cargo das conversas estiveram Rute Sousa Vasco, jornalista e publisher da MadreMedia, e Inês Cabral, Diretora de Marketing do LACS, que tentaram perceber junto destes líderes histórias pessoais provocadas pela pandemia e estratégias para motivar equipas em tempos tão desafiantes.
Mas foi a 18 de novembro de 2021, na véspera do lançamento do primeiro episódio e numa espécie de episódio zero para introduzir o tema da saúde mental nas empresas, que se realizou o evento de apresentação do podcast no LACS Anjos, em Lisboa. É esse encontro que agora serve de episódio bónus.
As duas hosts receberam Sandro Resende, fundador do Manicómio, uma associação do Hospital Júlio de Matos que promove o trabalho artístico de pacientes com doença mental — que partilhou a sua experiência e, de um contexto mais extremo, algumas lições que podem ser aplicadas a qualquer tipo de organização.
Sobre o LACS:
O LACS é um cluster criativo aberto à sociedade e dedicado às indústrias criativas, com três espaços em Lisboa e Cascais. Oferecemos espaços de trabalho flexível e experiências que possibilitam formas inovadoras de trabalho e oportunidades de networking, permitindo aos nossos membros que aprendam, criem e evoluam. No LACS procuramos abordar as diferentes formas de trabalho, que estão em constante alteração, bem como abordar a vida na sociedade de hoje em dia, permitindo que os nossos membros atinjam níveis de inovação e competitividade mais elevados através da cultura e da arte.
Sobre a MadreMedia:
MadreMedia é uma empresa de inovação em media, focada na criação de conteúdo para plataformas digitais e no desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhor sirvam esse conteúdo. Entre os seus principais projetos tem a plataforma online de notícias SAPO24 e o programa de TV The Next Big Idea, transmitido na SIC Notícias. A MadreMedia também tem uma agência de conteúdos que desenvolve formatos para todas as plataformas seja em vídeo, áudio ou texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário