O ano letivo 2022/2023 da Universidade Sénior de Proença-a-Nova (USPN) arrancou oficialmente esta quinta-feira, 13 de outubro, numa cerimónia que destacou as artes: foi inaugurada a exposição de pintura com trabalhos desta disciplina, lecionada por Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso; foi apresentado o livro com os textos desenvolvidos em Escrita Criativa, orientada por Carla Gaspar; e foi ainda realizada uma rábula com Paulo Ribeiro, da Companhia de Teatro AtrapalhArte, que envolveu os 16 professores e respetivas disciplinas.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, começou por revelar que em 2023 o Município irá promover o Ano Municipal das Artes, “todas as artes, desde as artes do artesão até ao que é mais erudito. Fica o desafio à Universidade Sénior, também como importante ativo que temos no território, de traduzir uma expressão diferenciada neste sentido”. O autarca continuou afirmando a relevância desta exposição de pintura, “que dignifica estes grandes artistas acima de tudo, mas também dignifica o concelho, porque quem por aqui passar e utilizar a Biblioteca terá a possibilidade de contemplar o vosso trabalho”.
Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, professores da disciplina de pintura e coordenadores da exposição manifestam sentir “muito orgulho nos nossos alunos”. Explicam que na execução destes trabalhos existe sempre “uma intervenção nossa no acabamento dos quadros que faz parte da aprendizagem. Nestas aulas de pintura, o objetivo não é só pintar, é também aprender a olhar, a observar em especial tudo aquilo que nos rodeia, as cores, o contraste, a perspetiva faz parte da complexidade da pintura. Além disso, ajuda-nos a todos a aprofundar o olhar”.
Durante a sessão foi também apresentado o novo livro da autoria dos alunos de Escrita Criativa, que redigiram textos em prosa e poesia, com diversas temáticas que abordavam a apanha da Azeitona, o Dia dos Namorados, Santos Populares, Resina, entre outros. Na reta final, Paulo Ribeiro do Grupo Atrapalharte, interveio para interagir com a audiência, os alunos, dando a conhecer todas as disciplinas e respetivos professores.
Quanto ao funcionamento e atividade da Universidade Sénior o autarca proencense agrade ainda “a todos aqueles que se empenham em fazer parte deste projeto e àqueles outros, que são muitos, e que podem encontrar um lugar aqui”, bem como “aos professores por toda a disponibilidade e conhecimento de vida”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário