A Península Ibérica voltará a ser atingida pelas poeiras do Saara nos próximos dias.
O programa de monitorização Copérnico revelou esta sexta-feira que a Península Ibérica poderá ser afetada pelas poeiras vindas de África "nos próximos dias".
Na conta do Twitter, a missão europeia para observação de Terra, disse que, desde o início de outubro, várias áreas fora do continente africano têm sido afetas por tempestades de poeira do deserto Saara. E acrescentou:
De acordo com o Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copérnico, uma nova tempestade de areia está prevista na Península Ibérica”, pode ler-se numa publicação acompanhada por uma imagem satélite das poeiras
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou a informação ao Público e revelou que o fenómeno será mais forte entre domingo e segunda-feira. Porém, ainda não é possível prever a severidade. Segundo a meteorologista Patrícia Gomes, em esclarecimentos ao jornal, “as poeiras poderão ter uma concentração significativa”, mas não é possível antecipar cenários devido à nebulosidade e chuva previstas para os próximos dias.
Portugal foi atingido, pela última vez, pelas poeiras de África na primeira semana de outubro e que afetaram, principalmente, o sul e o centro do país.
Quais os cuidados a ter?
- Evite esforços prolongados;
- Limite a atividade física ao ar livre;
- Não se exponha ao fumo e tabaco e a produtos que acusam irritação na pele;
- Crianças, idosos e doentes com problemas crónicos devem permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas;
- Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
SIC Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário