quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Mais acidentes e vítimas mortais: o balanço do Natal e Ano Novo

A maioria das vítimas são do sexo masculino. Há, porém, um dado positivo.
No balanço final da sinistralidade no período das festividades - Natal e Ano Novo - as autoridades revelam, esta terça-feira, que aumentou o número de acidentes e de mortos nas estradas portuguesas.
De acordo com um comunicado avançado pelas entidades responsáveis pela segurança - PSP e GNR - foram fiscalizadas cerca de 5,6 milhões de viaturas entre 19 de dezembro e 2 de janeiro.
No Natal e Ano Novo registaram-se 5.745 acidentes, mais 797 que no período homólogo. Destes acidentes resultaram 81 feridos graves (menos dois do que no ano anterior) mais de 1.300 feridos ligeiros (menos 62 do que em 2021).
O aumento da sinistralidade no Natal e Ano Novo corresponde a um crescimento face ao período homólogo de 2021. No número de vítimas mortais de 22,3%, no número de acidentes de 16,1% e numa diminuição de 3,9% no número de vítimas mortais”, lê-se no comunicado da GNR e PSP.
Objetivo cumprido em nove distritos
Das 22 vítimas mortais (mais seis que em 2021), 19 eram do género masculino e tinham idades entre 20 e 86 anos. Grande parte, resultou de acidentes nos distritos do "Porto (5), Lisboa (4), Faro (3), Aveiro (2), Setúbal (2), Beja (1), Coimbra (1), Leiria (1) e Santarém (1), e bem como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com uma vítima mortal em cada".
Nos restantes nove distritos do país - Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o objetivo de zero mortos nas estradas portuguesas foi atingido", destaca o documento.
Cerca de 68% das vítimas mortais ocorreram em arruamentos (41%), cerca de 32% em autoestradas e 27% em estradas nacionais.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário