segunda-feira, 8 de maio de 2023

Cantanhede | Município consignou a empreitada por mais de 347 mil euros. Estrada de acesso à EB 2,3 e Secundária da Tocha vai ser requalificada

 
O Município de Cantanhede vai avançar com a empreitada de requalificação urbanística da travessa da rua das Escolas, na freguesia da Tocha. A obra foi consignada à empresa Alvorada Tranquila pelo valor de 347.195,45€ (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias seguidos.´
Esta intervenção reveste-se de capital importância por decorrer na ligação da rua de Arazede à rua das Escolas, o único acesso à Escola Básica 2,3 e Secundária da Tocha.
Com esta obra damos um passo em frente na mobilidade urbana, numa zona particularmente sensível devido à proximidade a um estabelecimento de ensino. O objetivo é reforçar a segurança de quem circula a pé, mas também de quem o faz de automóvel”, explica a presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio.
O caderno de encargos prevê o alargamento da estrada e criação de lugares de estacionamento ao longo da via, execução de passeios, pavimentação da estrada, execução de infraestruturas de abastecimento de águas, rede de saneamento, rede de águas pluviais e negativos para infraestruturas elétricas.
É objetivo principal desta requalificação urbanística reduzir a velocidade automóvel na zona urbana, garantindo, melhorando e protegendo o circuito pedonal do peão no acesso ao edifício escolar e às habitações ali existentes.
As faixas laterais da rua destinam-se à construção de passeios, ficando estes dotados da largura suficiente para pessoas de mobilidade reduzida, designadamente em cadeiras de rodas. Para tal, serão demolidos e reconstruídos alguns muros que se encontram próximos da via.
O parqueamento automóvel será assegurado em vários espaços paralelos à rua, enquanto o pavimento da faixa de rodagem será requalificado, com aplicação de camada de pavimento betuminoso após prévia fresagem.
A intervenção contempla ainda a melhoria da sinalização vertical e a aplicação de sinalização horizontal.

Paulo Cardantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário