quarta-feira, 24 de maio de 2023

Região de Aveiro: Até sempre moliceiro José Rebesso

 Presença inconfundível também na anual Grande Regata da Região de Aveiro, faleceu aos 83 anos José Rendeiro, o mais antigo arrais de barco moliceiro em atividade na Ria de Aveiro.
E, em cada nova edição, sempre repetia jovial o seu lema de vida: “Enquanto eu puder, não quero outra coisa”.
Cedo ao leme destas embarcações, mais recentemente era vê-lo nos dias de concurso de regatas, em despique de brios e bairrismos, mantendo sempre o traço inconfundível da sua simplicidade, simpatia e alegria.
Natural da Murtosa, ‘Ti Zé Rebesso’, como era universalmente conhecido, foi emigrante no Canadá. Ao voltar, retomou a atividade de arrais e tornou-se um dos resistentes que ajudaram a salvar a embarcação tradicional da laguna quando correu sérios risco de extinção, tão escassos eram os exemplares a navegar.
Presença assídua nas regatas e concursos, José Rendeiro foi igualmente guia de muitos visitantes. Deixa memória aos seus contemporâneos e aos vindouros.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro endereça à Família enlutada sinceros votos de pesar pela perda deste “camarada” generoso e que tanto estímulo deu aos que ainda hoje teimam em remar a favor da maré do Moliceiro, agarrados ao seu exemplo e paixão.

Gabinete de Comunicação da CI Região de Aveiro
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Nenhum comentário:

Postar um comentário