quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Dia Mundial da Alfabetização

A EDUCAÇÃO BASEADA NA BÍBLIA MELHORA A ALFABETIZAÇÃO
As Testemunhas de Jeová incentivam a leitura e a escrita por meio de
um Programa de Educação Bíblica Gratuito.
Fátima Oliveira, natural de Aveiro, olhou para o envelope que o carteiro lhe entregou e, abrindo-o, logo identificou o logótipo do hospital na carta. Seria uma convocatória para uma consulta da sua filha ou para ela? Como não entendia o que a carta dizia, as suas dúvidas aumentaram a sua preocupação.
“Eu simplesmente não sabia ler”, disse Fátima Oliveira, “e isso fez com que eu sentisse vergonha de falar com estranhos. Eu proibia a minha mãe de dizer isso às suas amigas.
Só aos 27 anos é que percebi, finalmente, que não podia continuar assim.”
O analfabetismo não é um problema isolado em Portugal. De acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), cerca de 346 mil pessoas em Portugal não sabem ler nem escrever. Em todo o mundo, estima-se que cerca de 771 milhões de pessoas são analfabetas, contra 763 milhões antes da pandemia.
Para chamar a atenção para este problema mundial, a UNESCO organizou a 56ª comemoração do Dia Mundial da Alfabetização, que se realiza no dia 8 de setembro de 2023. Em resposta à queda das taxas de alfabetização agravada pela pandemia, o tema escolhido para o evento deste ano é: “Promover a alfabetização num mundo em
transição: construir a base para sociedades pacíficas e sustentáveis.”
As Testemunhas de Jeová já há muito tempo que entendem a relação entre a alfabetização e as comunidades pacíficas. Desde a década de 1940, elas têm realizado regularmente aulas de alfabetização gratuitas em todo o mundo com a ajuda de folhetos como Melhore a Sua Leitura e Escrita e Aplique-se à leitura e à escrita. Em Portugal,
essas aulas começaram no início de 1971. Fátima Oliveira é uma entre as centenas de milhares de pessoas em todo o mundo que se beneficiaram desse programa.
Fátima Oliveira, que agora é Testemunha de Jeová, não consegue esconder a satisfação que sentiu quando, pela primeira vez, foi capaz de compreender o que estava na caixa do correio. “Passar a entender as cartas que vinham do hospital, deixava-me aliviada.
Mas, o importante mesmo é que eu já não sinto receio de me aproximar dos estranhos. Enche-me de alegria poder ler e falar a outros sobre a mensagem da Bíblia.”
“Não há dúvida de que saber ler unifica as comunidades e as famílias”, disse o porta-voz das Testemunhas de Jeová para a Região Centro, Amílcar Pinto. “Mas o maior benefício que advém da leitura é que nos permite entender a Bíblia. Se não a conseguirmos ler, perdemos a instrução que vem do nosso Criador.”
Além de realizarem aulas de alfabetização, as Testemunhas de Jeová também incluem no programa das suas reuniões semanais, manuais como: Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático e Melhore a Sua Leitura e o Seu Ensino. Mesmo durante a pandemia, quando as suas reuniões foram realizadas principalmente por videoconferência, as famílias continuaram a beneficiar-se desta instrução.
Miguel e Raquel Teixeira, de Lisboa, incentivaram os seus filhos a melhorar a sua leitura.
“Embora sentíssemos a falta das reuniões presenciais, os nossos filhos continuaram a desenvolver as suas habilidades de leitura com as sugestões do manual Melhore a Sua Leitura e o Seu Ensino”, disse Miguel.
“Isso ajudou-os não só em sentido espiritual, mas também nos seus estudos, visto que conseguiram manter-se atualizados com os deveres escolares”, disse Raquel. E quando voltaram às aulas presenciais, ficaram satisfeitos por não ficarem para trás.”
Timóteo Ribeiro, de Cascais, disse que se beneficiou do treino fornecido nas reuniões de semana das Testemunhas de Jeová. “Eu não era um grande leitor, mas os conteúdos das reuniões destacam o valor da preparação e de hábitos regulares de leitura”, disse ele. “Isso ajudou-me a perceber que ler bem não acontece naturalmente. Requer muita prática e trabalho árduo, mas vale a pena o esforço!”
Todas as pessoas estão convidadas para assistir às reuniões das Testemunhas de Jeová.
Não se fazem coletas. A entrada é gratuita e não é necessário efetuar nenhum registo.
Todos são ensinados a melhorar a sua leitura com o objetivo de aprenderem mais sobre a Bíblia. Se quiser saber quando e onde essas reuniões são realizadas na sua localidade, e encontrar artigos sobre os esforços das Testemunhas de Jeová em promover a alfabetização, por favor, aceda ao site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org.  

Amílcar Pinto
Porta-Voz da Região Centro
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO PÚBLICA
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário