segunda-feira, 16 de junho de 2025

AIP apoia 100 PME na integração em cadeias de valor globais e no fortalecimento de fileiras estratégicas


São cerca de 100 as pequenas e médias empresas (PME) com capacidade de incorporar cadeias de valor internacionais e pertencentes às fileiras de suporte aos setores estratégicos da economia portuguesa que irão integrar o novo projeto de internacionalização da Associação Industrial Portuguesa (AIP) que tem seis mercados específicos: Brasil, Índia, México, Países Escandinavos, Marrocos e Arábia Saudita.

Este projeto visa potenciar o crescimento sustentável das PME participantes através da sua integração em cadeias de valor internacionais, promovendo simultaneamente a inovação, a adaptação às exigências globais e a criação de uma rede colaborativa.

Os mercados estratégicos Brasil, Índia, México, Países Escandinavos, Marrocos e Arábia Saudita foram selecionados pela sua relevância geoeconómica, potencial de crescimento e complementaridade com as competências das PME nacionais.

Ao longo dos próximos 24 meses, o projeto contempla apoio estratégico, técnico e financeiro, e com o intuito de fomentar o contacto direto com potenciais parceiros e clientes, a participação conjunta em quatro feiras internacionais, a realização de quatro missões empresariais, a concretização de uma campanha de promoção internacional conjunta, a realização de estudos de mercado sobre os destinos alvo, o desenvolvimento de uma plataforma digital de promoção internacional para apoio à divulgação contínua das empresas e produtos participantes e a inscrição em marketplaces globais. A participação de empresas e produtos nacionais nestas plataformas contribui decisivamente para o reconhecimento e notoriedade da marca Portugal.

O principal objetivo desta iniciativa, cofinanciada pelo Portugal 2030, é promover a internacionalização das PME, fortalecer a sua competitividade, aumentar a sua capacidade de adaptação aos mercados internacionais e fomentar um ecossistema colaborativo. Pretende-se, com isso, criar uma rede de cooperação que permita a partilha de conhecimentos, boas práticas e ganho de massa crítica para responder de forma eficaz aos desafios dos mercados externos.

*Departamento de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário