Lisboa, 16 de junho de 2025 – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai participar na Expo 2025, em Osaka, no Japão, organizando uma programação de dois dias, 18 e 19 de junho, que inclui um seminário e uma exposição no Pavilhão de Portugal.
Com estas iniciativas, a UCP visa contribuir para o desenvolvimento e reconhecimento das ligações entre Portugal e o Japão, consolidar a sua presença global e estreitar relações com parceiros internacionais.
“The Sea as Potential and Representation: Unlocking the Power of the Oceans” será o tema do seminário que decorrerá a 18 de junho, a partir das 14h. Inspirando-se na temática do pavilhão português – “Oceano, Diálogo Azul” –, visa refletir sobre o significado multifacetado do mar, visto como fonte de potencial económico, sustentabilidade ambiental e inovação, mas também como gerador de múltiplas representações culturais, artísticas e simbólicas. Simultaneamente, pretende alertar para a preservação e utilização responsável dos recursos marinhos.
Oferecendo um debate multidisciplinar, o seminário contará com a intervenção de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, Vindya Hewawasam, Guangwei Huang e Nkweauseh Reginald Longfor, respetivamente investigadora e professores da Universidade de Sophia, e dos professores Ana Gomes, Paula Castro, Sónia Ribeiro e Daniel Ribas e da investigadora Maria Ermida, também da UCP. Haverá ainda uma mesa-redonda com Margaux Anniemarie Duhem, Jiarong Hu, Dyna Apriyanti, Sara Cunha e Maria Ermida, moderada por Vindya Hewawasam, sobre a Sustentabilidade dos Oceanos. A fechar, o presidente da ADENE – Agência para a Energia, Nelson Lage, falará sobre Economia Azul.
Este evento realiza-se em articulação com a exposição “Poetry as an Echological Survival”, da autoria do artista Nuno da Luz e com curadoria de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da UCP, cuja sessão de abertura acontecerá às 18h10.
Patente até 19 de junho no Pavilhão de Portugal, a exposição tem produção da Escola das Artes da Universidade Católica e revela uma abordagem amiga do ambiente ao nosso meio envolvente imediato, que transpõe os fenómenos atmosféricos e ambientais em ondas e vibrações que podem ser sentidas à escala humana.
Os dois dias de atividades contam com a colaboração da Universidade de Sophia (Tóquio), com a qual a UCP assinou um protocolo de colaboração em março de 2023, e que é umas das instituições parceiras da rede internacional SACRU - Strategic Alliance of Catholic Research Universities, da qual a UCP é membro fundador.
Legendas das imagens anexas:
- Fotos 1 e 2: Exposição_Nuno_da_Luz-Wave Turbulence on Thin Plate (Leixões Ocean Buoy), 2019
- Foto 3: Imagem da UCP em Osaka_Seminário
*Ana Serafim
Assessora de comunicação institucional
DCM - Direção de Comunicação e Marketing
Universidade Católica Portuguesa | Lisboa
Palma de Cima

,%202019.png)
,%202019.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário