quinta-feira, 30 de outubro de 2025

As migrações vistas por Elmano Sancho no Teatro Aveirense; Educação Ambiental: Município de Aveiro destaca-se com 33 escolas; Visita performativa pela artista Ana Amaral

 I - As migrações vistas por Elmano Sancho no Teatro Aveirense

O Teatro Aveirense recebe no próximo dia 31 de outubro o espetáculo “O Meu Super-Herói”, de Elmano Sancho. Uma peça em que o encenador e autor recria a viagem realizada há décadas pelo seu pai para trabalhar em França.
Em “O Meu Super-Herói” é desfiado o relato de um português que emigra na década de 70 e cujo filho se sente nos dias de hoje desenraizado, entrecruzado com a história de uma escritora palestiniana que vive em Portugal há 20 anos e sonha voltar à Palestina para encontrar as suas raízes. 
Para concretizar este projeto, Elmano Sancho convidou a poeta Shahd Wadi, cuja família foi expulsa de uma aldeia da Palestina em 1948. O “Meu Super-Herói” é, por isso, um espetáculo em português, francês e árabe, com fotografia e vídeo a envolver a narrativa. 

Mais informações: www.teatroaveirense.com 

II - Educação Ambiental: Município de Aveiro destaca-se
com 33 escolas
A Câmara Municipal de Aveiro recebeu 33 Bandeiras Verdes, um prémio do programa internacional Eco-Escolas atribuído aos estabelecimentos de ensino público que promovam a sustentabilidade e a educação ambiental. Aveiro está entre os Municípios com o maior número de escolas premiadas a nível nacional. Os galardões foram entregues na mais recente edição do Dia Bandeiras Verdes | Galardão Eco-Escolas 2025 que teve lugar, no passado dia 23 de outubro, em Paredes, no Pavilhão Multiusos.
Aveiro e as suas escolas continuam a destacar-se como um dos Municípios mais ativos na promoção da sustentabilidade e na formação de cidadãos conscientes do ponto de vista ambiental. Esta distinção é, assim, a prova do trabalho realizado na área da Educação Ambiental.
As 33 Bandeiras Verdes foram atribuídas aos seguintes estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro:
Agrupamento de Escolas de Aveiro: Escola Básica de Barrocas, Escola Básica de Glória, Escola Básica de Santiago e Escola Básica João Afonso;
Agrupamento de Escolas de Eixo: Escola Básica de Eixo e Escola Básica de Azurva;
Agrupamento de Escolas de Esgueira; Escola Básica de Alumieira; Escola Básica de Esgueira; Escola Básica de Quinta do Simão e Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães;
Agrupamento de Escola José Estêvão: Escola Básica de Areais; Escola Básica de Presa; Escola Básica n.º 1 de São Bernardo, Escola Básica n.º 2 de São Bernardo; Escola Básica de Solposto e Escola Secundária José Estêvão.
Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento: Escola Básica de Aradas; Escola Básica de Leirinhas; Escola Básica de Quinta do Picado; Jardim de Infância de Quinta do Picado e Escola Secundária Dr. Mário Sacramento;
Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe: Escola Básica de Póvoa do Paço; Escola Básica de Quintã do Loureiro; Escola Básica de Sarrazola; Escola Básica de Taboeira e Escola Básica Rio Novo do Príncipe;
Estabelecimentos de Educação e Ensino Privado e IPSS’S: Casa Vera Cruz; Centro de Infância Arte e Qualidade; Centro Infantil da Casa do Povo de Oliveirinha; Colégio D. José I; Escola Profissional de Aveiro e Florinhas do Vouga;
Ensino Superior: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.
Coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), o programa Eco-Escolas é uma iniciativa internacional destinada a todos os graus de ensino – do pré-escolar ao ensino superior – que procura encorajar ações e premiar o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas na gestão ambiental e na sensibilização das suas comunidades. O principal objetivo do programa é estimular, através de diversas atividades, a participação ativa dos alunos, promovendo uma educação ambiental prática e envolvente. 
Os estabelecimentos de ensino de Aveiro estão de parabéns por este reconhecimento. É o resultado de um trabalho e um empenho contínuo na implementação do Eco-Escolas, um programa que envolve ativamente as crianças e jovens nas decisões e nas melhorias da sua comunidade escolar, colocando a sustentabilidade e a educação ambiental no centro das suas atividades.

III - Visita performativa pela artista Ana Amaral 
- Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro -
No próximo domingo, dia 2 de novembro, terá lugar, no âmbito da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, a visita performativa pela artista Ana Amaral. Com início às 17h00, “Ecos, Fissuras e mundos nas mãos” será apresentado na Galeria do edifício da antiga Capitania.
A artista Ana Amaral convidará os participantes a um olhar diferente sobre as criações do ceramista Heitor Figueiredo. As suas peças compõem mundos imaginários, criados a partir da fusão e alteração de diferentes moldes, criando obras de arte que remetem para formas de habitação. A este universo, a multidisciplinar Ana Amaral vai adicionar a sua própria visão poética.
Destinada ao público em geral, a participação nesta visita carece de inscrição prévia para: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt
Recorde-se que a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro reúne, em vários espaços municipais e públicos, 13 exposições de cerâmica de diferentes artistas. O Museu de Aveiro/Santa Joana acolhe as 110 obras de 96 artistas que refletem diferentes geografias e conceitos, tal como exprimem abordagens inovadoras das técnicas e dos materiais cerâmicos. Cor, forma, textura, conceito e expressão são o mote para uma exposição que reforça a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro como um evento de referência em todo o mundo.
Consulte o vasto programa em https://bienalceramicaaveiro.pt/


*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

**Imagem c/DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário