domingo, 30 de novembro de 2025

SESSÕES PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM DEZEMBRO NO POSTO FIXO DA ADASCA


Caros colegas dadores e amigos!
Já estamos a viver uma época em que a solidariedade é a palavra que mais soa aos nossos ouvidos: Dar e Receber. A genuína solidariedade é dar sem esperar receber, nada em troca, a não ser viver o sentimento de satisfação. A dádiva de sangue é um gesto simples que salva vidas, ou, proporciona melhor qualidade de vida a quem depende de componentes sanguíneos.
Como pode ser possível num Instituto Público como o IPST vs. CST de Coimbra, a pessoa responsável (?) esquecer-se de elaborar a escala dos médicos?! Assim vai este País, onde tudo pode acontecer, menos o assumir responsabilidades. Também acontece esquecerem-se de trazer o lanche para os dadores…

A Direcção da ADASCA, sempre deu cara e continua, até por actos alheios, tentando justificá-los…
É verdade que já tudo passou, mas, a Direcção ficou com um amargo de boca que, não vai passar tão breve.


Dar sangue pode salvar vidas e, quem sabe, não possa ser uma mesmo ao seu lado.

BOAS FESTAS PARA OS DADORES DE SANGUE E AMIGOS DESTA CAUSA, CADA VEZ MAIS MARGINALIZADA.

Nota de pesar | António Mota


António Mota
(1954 – 2025)
O Eng. António Mota deixou-nos. A Guerra e Paz e os livros, em particular a colecção «Os Livros Não se Rendem», estão de luto.
À frente da Fundação Manuel António da Mota, o Eng. António Mota decidiu apoiar uma colecção muito singular no panorama editorial português, que deveria trazer para Portugal alguns dos melhores ensaios de filosofia, história, antropologia e pensamento político da segunda metade do século XX e do século XXI.

Todos os anos, ao longo de quatro anos, essa colecção publicou oito novos volumes, inéditos em Portugal, com uma única excepção. E, num gesto ainda mais generoso, António Mota decidiu que, de cada um desses livros, 254 exemplares seriam entregues à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, democratizando assim o acesso dos leitores a essas obras.

Ao todo, cerca de nove mil livros serão entregues às Bibliotecas, quando este programa de apoio de quatro anos acabar, o que sucederá em Junho de 2026.

Estas são imagens da participação entusiástica do Eng. António Mota na sessão da Feira do Livro de Lisboa, em que se lançaram os dois extraordinários volumes da História do Fascismo, do historiador Emilio Gentile. Além de António Mota, participaram Isabel Alçada, Paulo Portas e o editor Manuel S. Fonseca.

Hoje, despedimo-nos de António Mota, mas fazêmo-lo com a lição bem aprendida, que ele nos ensinou: os livros nunca se rendem! E neles, nos livros, nos ensaios de que António Mota foi mecenas, a sua memória fica. Perene. Sem rendições.

Os livros, os leitores, as bibliotecas, a Guerra e Paz juntam-se numa só palavra: obrigado!

Fonte: Guerra e Paz editores

Crónica - O mistério silencioso de Tutmés II que pode mudar tudo


Há descobertas arqueológicas que mexem connosco como se alguém nos abrisse uma porta enterrada no tempo. O recém-identificado túmulo de Tutmés II é exatamente isso. Um convite à curiosidade, uma promessa de que o passado ainda tem segredos suficientes para nos surpreender no presente.
Os egiptólogos acreditam que esta câmara pode guardar objetos rituais intactos, fragmentos de textos esquecidos e indícios sobre a breve e enigmática vida deste faraó que reinou pouco mais de três anos. Espera-se encontrar detalhes sobre a sua saúde frágil, sobre o enredo político que o rodeou e até pistas sobre o modo como o seu poder foi absorvido por Hatshepsut, talvez a figura feminina mais fascinante da história do Egito.

Este túmulo pode ainda revelar novos dados sobre a 18.ª dinastia, o período que lançou as bases do império egípcio e que tantas vezes nos parece uma tapeçaria incompleta. Cada vaso selado, cada inscrição por decifrar, cada pigmento sobrevivente promete acrescentar uma peça a um puzzle que julgávamos quase fechado.

Hoje, enquanto o mundo olha para o Egito como se espreitasse pela fresta de uma porta milenar, percebemos que a História não é um livro encerrado. É um pergaminho em constante revelação. E Tutmés II, discreto em vida, pode tornar-se agora uma das vozes mais sonoras do passado.

Um achado assim lembra-nos que ainda há maravilhas escondidas à espera de quem não se cansa de procurar.
*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador e Autor

Marinha Grande | FAG 2025 ABRIU PORTAS PARA 10 DIAS DE ARTESANATO, GASTRONOMIA E ANIMAÇÃO


A 33.ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG) da Marinha Grande abriu oficialmente este sábado, 29 de novembro, no Pavilhão n.º 1 do Parque Municipal de Exposições, assinalando o arranque de mais uma edição dedicada à valorização do artesanato português, da gastronomia regional e da cultura popular. A organização está a cargo da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG), com o apoio do Município da Marinha Grande, do IEFP e das três juntas de freguesia do concelho.
Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente, afirmou o orgulho do Município ao “apoiar esta iniciativa, porque acredita que investir na cultura, no artesanato e na valorização das tradições é investir no futuro do nosso território”.
Paulo Vicente dirigiu uma palavra de "profundo reconhecimento à Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG), entidade organizadora, desta Feira, pelo empenho, dedicação e visão demonstrados na concretização de mais uma edição deste evento, tão relevante para a Marinha Grande”.
A presidente da Assembleia Municipal, Catarina Sarmento e Castro, considerou que a FAG representa a concretização de um compromisso com a promoção da identidade cultural do nosso concelho e a dinamização económica da região. “Também nós, enquanto representantes públicos, temos o dever de apoiar as associações que, como a ASCDCG, dão vida à nossa comunidade”, acrescentou.
A presidente da direção das ASCDCG, Liliana Prior, apelou “a que todos aqueles que têm responsabilidades na comunidade continuem a apoiar este evento, que já faz parte da nossa identidade coletiva. A FAG representa a preservação de uma herança cultural única, garantindo que o artesanato português se mantém protegido, valorizado e fiel à sua autenticidade”.
Os visitantes da FAG 2025 têm a oportunidade de encontrar representados dezenas de artesãos oriundos de várias regiões do país, expositores de produtos gastronómicos, zonas de restauração, food trucks, bares, tasquinhas e espaços dedicados às Juntas de Freguesia da Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.
O artesanato é certificado, podendo observar-se trabalhos em madeira, cerâmica figurativa, tecelagem, joalharia de autor, brinquedos em madeira, papel criativo, cestaria, vidros trabalhados e produções exclusivas de unidades produtivas artesanais.
Na área da gastronomia, existem produtos regionais, poncha da Madeira, queijos e enchidos da Serra da Estrela, gin’s artesanais, doces conventuais, tripas de Aveiro, comida brasileira, pastelaria regional e diversos pratos típicos nos restaurantes oficiais e tasquinhas.
O programa cultural é um dos pontos fortes da feira, com atuação de artistas e grupos reconhecidos nacionalmente, entre eles: 4Mens, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, Pearl Band – Tributo a Pearl Jam, Kappa Jotta, ÁTOA, Festival de Tunas, espetáculos infantis, escolas de dança, DJ sets e humoristas como Jorge Batista e Taverna Comedy.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

sábado, 29 de novembro de 2025

VÁRIAS ACTIVIDADES ATÉ DIA 11 DE JANEIRO ESPÍRITO DE NATAL CHEGA A CASTELO DE PAIVA

A magia do Natal vai voltar a iluminar a vila de Castelo de Paiva com uma programação "𝗣𝗮𝗶𝘃𝗮 𝗡𝗮𝘁𝗮𝗹" especial pensada para toda a família. 
Com a programação a ser ultimada, a cerimónia da inauguração das Luzes de Natal acontece já na próxima semana, Sábado, dia 6 de Dezembro com diversas actividades a decorrer até dia 11 de Janeiro, sendo que o espírito natalício regressa a Castelo de Paiva, onde cada sorriso ajuda a reescrever uma história de tradição, partilha e alegria.
 Ao longo de mais de um mês, os paivenses vão poder viver o espírito natalício com muita animação musical, teatro, cinema, concertos, espectáculos temáticos, actividades infantis, “ateliers” criativos, feiras tradicionais, habitual BTT de Natal, e muitas outras surpresas preparadas para esta época tão especial. 
Assim, neste Natal, o Município de Castelo de Paiva convida todos a celebrar o encanto da época, onde o espírito natalício regressa mais mágico do que nunca ao Largo do Conde, como um conto de Natal clássico e encantado. 

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Monsaraz recebe exposição de presépios em cerâmica da coleção Cristóvam Dias


A Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, recebe de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2026 a exposição “Natividade. Presépios na Coleção Cristóvam Dias”, que pertence à Câmara Municipal de Matosinhos. Esta mostra integra 38 presépios em cerâmica e pode ser visitada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h.
Os presépios pertencem ao vasto espólio do fotógrafo José Cristóvam Dias (1931-2014), constituído por três mil peças de louça utilitária e figurado, doado à autarquia pelos seus descendentes. A coleção reúne diversas interpretações da Natividade, abrangendo peças de caráter clássico, naïf, minimalista, grotesco ou caricatural, provenientes de vários centros oleiros, como de Estremoz, Évora, Barcelos, Famalicão, Santo Tirso, Bisalhães, Bragança e Caldas da Rainha, mas também oriundas do Brasil, México, Perú e China.
Entre os autores representados em Monsaraz, destacam-se nomes amplamente reconhecidos na arte do figurado, como Manuel Macedo, Júlio Alonso, Laurinda Pias, Conceição Sapateiro, Delfim Manuel, Sérgio Amaral, Fábrica Bordalo Pinheiro, Isabel Reis e Fernando Baraça. A exposição valoriza não só o património artístico reunido por Cristóvam Dias durante décadas, mas também a sua ligação pessoal aos artesãos, como Manuel Macedo, com quem manteve uma relação de grande proximidade e que terá expostas em Monsaraz obras marcantes, desde presépios de inspiração minhota, reinterpretados com elementos simbólicos como o galo de Barcelos, até composições de maior complexidade narrativa.
A exposição “Natividade. Presépios na Coleção Cristóvam Dias” que vai ser apresentada em Monsaraz amplia o alcance público da coleção, permitindo que novos visitantes contactem de perto com a diversidade criativa dos presépios. Cada peça contribui para um percurso expositivo que valoriza a criatividade, a memória e a riqueza cultural associadas ao presépio em Portugal e no mundo.




*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

NB: Imagens com direitos reservados

Oliveira de Frades | FicActivo | Corpo são, mente sã

As manhãs no FicActivo têm sido com energia, alegria e boa disposição nas diversas atividades:
 - Ginástica de Manutenção/Recreação 
- Hidroginástica 
- Atividades Temáticas. Este projeto é dedicado a todos os que têm 55 anos ou mais, naturais ou residentes no concelho.
 I𝗻𝘀𝗰𝗿𝗶çõ𝗲𝘀 Piscina Municipal (Gabinete de Desporto) 232 760 303
*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades | Crianças do pré-escolar na Piscina Municipal

As crianças do ensino pré-escolar de todo o concelho frequentam, regularmente, a Piscina Municipal de Oliveira de Frades. 
Com aulas dadas pelos Técnicos do Município, os mais pequenos dão os primeiros passos para aprendem a nadar, ganham confiança na água e desenvolvem capacidades essenciais para um crescimento saudável.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Portalegre | Crato acolhe 19 dadores de sangue

 

O ano 2025 vai-se aproximando do fim. E as colheitas, que previamente agendámos, estão praticamente cumpridas. A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE estiveram, para mais uma brigada, em terrenos próximos da futura albufeira do Pisão.

A vila do Crato recebeu 19 voluntários nas instalações do centro de saúde. Também nesta ocasião, as mulheres estiveram em maioria, com uma dezena de presenças (52,6 %).

Todos os dadores cumpriram a doação, pelo que foram obtidas sempre proveitosas 19 unidades de sangue total.

Destaque para o facto de três dos inscritos completarem pela primeira vez uma dádiva de sangue, pormenor que nos satisfaz.

Relativamente ao Registo Português de Dadores de Medula Óssea, a boa notícia é que foram angariados mais dois voluntários disponíveis.

Ao início da tarde não faltou o almoço que reuniu quem tornou possível esta brigada. Este momento contou com o apoio da Câmara Municipal do Crato.

Monforte e Nisa

Antes do final do ano estaremos em Monforte (no quartel dos bombeiros e em colaboração estreita com o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte), a 20 de dezembro. Já em 2026 vamos entrar com o pé direito numa ida a Nisa (no centro de saúde) a 03 de janeiro. São em sábados e durante a manhã.

Se

rá que o Pai Natal é dador de sangue? Se já não for, quiçá por ter ultrapassado a idade, esperemos que incentive todos nós para que o façamos! Visite:

https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

*José Rui Marmelo Rabaça

Cantanhede | Este domingo, a partir das 21h00. Espetáculo multidisciplinar assinala 350 anos da morte do Marquês de Marialva

 
A Praça Marquês de Marialva é palco, este domingo, 30 de novembro, a partir das 21h00, do espetáculo Marquês de Marialva – Honra & Glória. Trata-se de uma produção cénica constituída por momentos de teatro, música e dança, e que decorre no âmbito das comemorações dos 350 anos da morte de D. António Luís de Meneses, 3.º Conde de Cantanhede e I Marquês de Marialva.
Cantanhede volta, assim, a ser palco de um dos maiores projetos culturais do ano, produzido pela companhia de teatro Episódio Medieval – Associação Cultural. Com autoria e encenação de Nuno Marques, esta criação ambiciosa reúne história, arte e património numa encenação que promete surpreender pela escala e rigor histórico.
O espetáculo conta com um elenco de 15 atores profissionais e amadores, apoiado por 14 figurantes, e integra a participação de grupos de teatro locais, entre os quais a Associação Novo Rumo - Teatro de Amadores de Ançã, ACDC - Associação Cultural e Desportiva do Casal, Grupo Cénico Os Esticadinhos de Cantanhede, GTEF - Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” de Murtede, ACA TEA - Academia de Teatro de Cantanhede, assim como a companhia de Teatro Caixa de Palco, num esforço conjunto que reforça a ligação entre a comunidade e a sua identidade cultural.
A componente musical terá especial destaque, com música ao vivo interpretada pela Filarmónica Marialva de Cantanhede, acrescentando intensidade dramática e autenticidade ao ambiente do século XVII. A produção inclui ainda filmagens em direto.
Com uma encenação dinâmica e visualmente poderosa, o espetáculo promete transportar o público para uma época de intrigas, coragem e decisão, celebrando não só a memória do Marquês de Marialva, mas também a força coletiva que moldou a história de Portugal.
A Episódio Medieval – Associação Cultural é uma associação cultural de teatro e recriação histórica instalada na cidade de Cantanhede. Fundada em 2020, conta nos quadros com elementos que têm uma vasta experiência em produção de eventos culturais, ligados ao teatro, animação de rua, recriação histórica e música.

Pista de gelo e carrossel voltam a ser atração na Praça Marquês de Marialva. Luzes de Natal dão brilho às ruas de Cantanhede a partir de 1 de dezembro

 
É já no próximo dia 1 de dezembro, pelas 18h00, que se dá início ao programa de animação natalícia, com a inauguração das iluminações, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi novamente instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.
Tal como em anos anteriores, a programação foi delineada no âmbito de uma parceria que envolve a AEC - Associação Empresarial de Cantanhede e a participação de demais entidades parceiras, nomeadamente as freguesias do concelho. O objetivo é mobilizar a comunidade para uma celebração conjunta da quadra natalícia, que se prolonga até 6 de janeiro de 2026.
A Praça Marquês de Marialva volta a ser o epicentro das celebrações, com destaque para o carrossel e uma pista de patinagem que prometem fazer as delícias dos mais jovens. Incontornável é também o magnífico presépio de Samuel Machado, instalado na Escola Conde Ferreira.
A 3 de dezembro é também inaugurada a exposição “Nasceu um menino… Presépios Escritos”, que estará patente na biblioteca municipal até 7 de janeiro.
Da programação constam também concertos em várias freguesias do concelho, com destaque para o concerto pelas quatro bandas filarmónicas em quatro pontos freguesias do concelho, da Academia de Música de Cantanhede em Febres (13 de dezembro) ou do Choral Poliphonico de Coimbra na Tocha (20 de dezembro).
A chegada do Pai Natal à Praça Marquês de Marialva terá lugar no dia 20 de dezembro, com início às 16h30, trazendo consigo alegria, música e muitas surpresas.
Da programação consta também uma tômbola de Natal, de 1 de dezembro a 6 de janeiro, e um concurso de montras, em estreita articulação com o comércio local.

Proença-a-Nova | Mercado dos Sabores de Natal regressa a 20 e 21 de dezembro


O Município de Proença-a-Nova volta a celebrar a época natalícia com o regresso do Mercado dos Sabores de Natal, que decorre nos dias 20 e 21 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova.

Este evento, já enraizado na programação municipal de final de ano, volta a reunir artesãos, produtores locais, associações e visitantes num ambiente festivo marcado pela gastronomia e pelo artesanato local, bem como diversos momentos de animação para toda a família.
Durante os dois dias, o espaço contará com sessões de cozinha ao vivo, muita música, animação infantil, carrossel e comboio de Natal e claro, a tradicional Casinha do Pai Natal! É com a aposta nestes elementos que o Município lança o convite à população a participar neste encontro, ou reencontro, que valoriza e destaca a produção local aliado ao espírito natalício desta quadra.

O Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destaca a importância desta iniciativa para o concelho, afirmando: “o Mercado dos Sabores de Natal é uma oportunidade de celebrar a nossa identidade e a nossa capacidade de unir a comunidade em torno dos nossos produtos, das nossas tradições e do talento natural de quem aqui reside. Queremos que este seja um momento de encontro, de partilha e de alegria, vivido de forma aberta por todos.”

O Município recorda ainda que, até ao dia 12 de dezembro, permanecem abertas as inscrições para todos os expositores interessados em participar nesta edição do Mercado dos Sabores de Natal, sendo esta uma oportunidade privilegiada para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo do ano e para contactar diretamente com o público num contexto de grande dinamização.

O formulário de inscrição encontra-se disponível no website do Município. Com uma programação variada, que inclui atuações musicais, momentos de magia, performances cénicas e demonstrações gastronómicas, o Mercado dos Sabores de Natal promete proporcionar dois dias repletos de espírito festivo, convidando todos a viver a magia do Natal em Proença-a-Nova.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | CCVFloresta disponibiliza pinheiros de natal gratuitos

 
O Centro Ciência Viva da Floresta (CCVFloresta) disponibiliza, a partir de 3 de dezembro, gratuitamente pinheiros de Natal a toda a população. A iniciativa pretende promover uma época festiva mais sustentável, oferecendo árvores naturais provenientes da gestão ativa da floresta do concelho.
Os pinheiros (Pinus pinaster) a serem distribuídos, resultam de desbastes florestais realizados em Proença-a-Nova, contribuindo para a redução da carga combustível e para a prevenção de incêndios. Ao escolher um pinheiro natural, cada família está também a valorizar os recursos do território e a dar um contributo concreto para práticas ambientais responsáveis.
Esta ação, promovida pelo CCVFloresta com o apoio do Município de Proença-a-Nova, reforça o compromisso conjunto com a sustentabilidade, a proteção da floresta e a valorização das tradições locais. Os interessados poderão levantar gratuitamente o seu pinheiro dentro do horário de funcionamento do CCVFloresta, até ao fim do stock disponível.
Durante esta quadra festiva, aproveite também para visitar a loja do Centro Ciência Viva da Floresta (CCVFloresta), que se encontra repleta de sugestões de presentes únicos, educativos e ligados à natureza. Uma oportunidade para encontrar o melhor presente de Natal, apoiando simultaneamente a divulgação da ciência e do território.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | “Comprar é Ganhar” regressa no mês de dezembro com 10 000€ em prémios

 
Durante o mês de dezembro o Município de Proença-a-Nova promove mais uma edição da iniciativa “Comprar é Ganhar – Sorteio de Natal 2025”, uma ação que pretende incentivar as compras no comércio local durante esta época festiva, à semelhança do que tinha acontecido nas edições de Páscoa e Verão.
A campanha abrange os estabelecimentos aderentes do concelho, devidamente identificados, oferecendo aos clientes a possibilidade de participar num sorteio final, sempre que realizem compras nesses espaços. O objetivo passa por reforçar a economia local, valorizando o comércio de proximidade e sensibilizando a população para a importância de apoiar os negócios do concelho.
Os comerciantes que ainda não tenham sido contactados e que queiram aderir à iniciativa podem fazê-lo através de contacto direto com o Município de Proença-a-Nova. O processo de adesão é simples e permite que mais estabelecimentos integrem esta campanha a qualquer momento, beneficiando de visibilidade acrescida e contribuindo para uma maior dinâmica comercial em todo o concelho.
A iniciativa prevê a atribuição de três tipos de prémios monetários que procuram aumentar o envolvimento dos consumidores ao longo do mês de dezembro. No total, serão sorteados 10 000€ (dez mil euros) em prémios, nos valores de 200€, 100€ e 75€, num conjunto alargado que pretende beneficiar muitos participantes. O sorteio está marcado para o dia 6 de janeiro de 2026, às 15h00, no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, momento em que serão revelados os vencedores.
As normas de participação podem ser consultadas no site oficial do Município, em www.cm-proencanova.pt, onde se encontram todas as informações referentes ao funcionamento da iniciativa. Com esta ação, o Município de Proença-a-Nova reforça o compromisso de apoio ao comércio local e convida a população a realizar as suas compras de Natal no concelho, contribuindo para uma comunidade mais próxima, dinâmica e solidária.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

RASTREIO DO CANCRO DO COLO DO ÚTERO NA MARINHA GRANDE

 Vai realizar-se na UCSP Marinha Grande, nos dias 13 e 14 de dezembro, o Rastreio do Cancro do Colo do Útero, uma iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, através das suas Unidades Funcionais, e que conta com o apoio do Município da Marinha Grande.
A campanha dirige-se a todas as mulheres entre os 30 e os 69 anos, proporcionando a realização do exame de forma totalmente gratuita. O rastreio permite detetar e tratar lesões que podem evoluir para cancro, bem como identificar a doença numa fase inicial, em que a probabilidade de cura é muito elevada.

Este exame apresenta-se como mais completo do que a citologia tradicional (Papanicolau), uma vez que inclui a pesquisa do vírus HPV – Vírus do Papiloma Humano, um dos principais causadores do cancro do colo do útero.

A realização do rastreio é simples, rápida e gratuita. As utentes apenas necessitam de se dirigir à sua unidade de saúde, onde serão acompanhadas pela respetiva Equipa de Saúde Familiar, podendo esclarecer todas as dúvidas com profissionais de saúde especializados.

A campanha decorre na UCSP Marinha Grande, situada na Av. Eng. Arala Pinto. Para mais informações ou reagendamento, estão disponíveis os seguintes contactos: 
Telefone: 244 572 930

O Município da Marinha Grande apela à participação de todas as mulheres abrangidas, reforçando que a prevenção e a deteção precoce salvam vidas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Municípios do Lago Alqueva rejeitam projeto fotovoltaico flutuante e alertam para impacto no turismo


Os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Moura, Alandroal e Mourão, juntamente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, reuniram no dia 24 de novembro com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para manifestarem o seu desagrado e oposição à implementação do projeto solar fotovoltaico flutuante do Alqueva. A reunião decorreu no Ministério do Ambiente e Energia e foi solicitada pela ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva, que representa os municípios portugueses e espanhóis abrangidos pelo regolfo do lago da Barragem de Alqueva.
O projeto solar fotovoltaico flutuante do Alqueva pretende ocupar dezenas de hectares da albufeira e de acordo com os autarcas vai causar um impacto negativo na atividade turística da região. Francisco Grilo, Vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, participou na reunião e considera que “este projeto, se for implementado em cerca de 80 hectares próximo de Moura e de Portel, vai afastar os turistas que apreciam os desportos náuticos e que querem passear de barco no maior lago artificial da Europa, pois para além das zonas que vão ficar interditas à navegação, o impacto visual é terrível”.
O autarca afirma que “a instalação deste megaprojeto vai comprometer a imagem distintiva do Lago Alqueva, que assenta na tranquilidade paisagística e na fruição plena da albufeira, porque estruturas flutuantes de grandes dimensões vão criar um cenário industrial que contraria a estratégia de promoção turística construída pelos municípios durante duas décadas”. Francisco Grilo defende que “o projeto solar fotovoltaico pode afastar futuros investimentos turísticos e coloca em risco investimentos públicos e privados realizados para qualificar a oferta turística no lago, pois diversos empresários do setor já manifestaram a sua preocupação com a possibilidade de perda de visitantes e cancelamento de atividades recreativas”.
A ATLA já solicitou uma reunião à Agência Portuguesa do Ambiente, que poderá ser realizada em breve, para os municípios manifestarem a sua oposição ao projeto.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Reguengos de Monsaraz celebra passagem de ano com músicas da década de 1990


A passagem de ano no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz vai ter a partir das 22h a festa We Are The 90’s Show, uma viagem nostálgica à música da década de 1990, com muito ritmo e boas vibrações. Esta festa idealizada pelos criadores da Revenge of the 90’s, combina atuações de DJ’s com performances de animadores no palco, proporcionando uma experiência musical com as referências culturais da década a surgirem nas projeções.
We Are The 90’s Show é um reencontro com a adolescência, numa atmosfera descontraída que convida a cantar em coro e a reviver coreografias que ficaram na memória coletiva. Na noite de 31 de dezembro vão ouvir-se os grandes sucessos da pop, dance e grunge da década de 1990, com passagem obrigatória de músicas de Britney Spears, Aqua, Spice Girls e Backstreet Boys, mas também de Melão e do Batatoon.
A passagem para o novo ano vai ser celebrada com fogo de artifício e depois a festa We Are The 90’s Show continua até às 2h da madrugada. A fechar a noite, sobe ao palco o DJ Moreno, com um set cheio de ritmo, combinando afro-house, tech-house e hip hop.
A festa de passagem de ano, organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, pretende juntar pessoas de todas as idades, num ambiente marcado pela música e pela celebração do novo ano.





*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem