A Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, recebe de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2026 a exposição “Natividade. Presépios na Coleção Cristóvam Dias”, que pertence à Câmara Municipal de Matosinhos. Esta mostra integra 38 presépios em cerâmica e pode ser visitada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h.
Os presépios pertencem ao vasto espólio do fotógrafo José Cristóvam Dias (1931-2014), constituído por três mil peças de louça utilitária e figurado, doado à autarquia pelos seus descendentes. A coleção reúne diversas interpretações da Natividade, abrangendo peças de caráter clássico, naïf, minimalista, grotesco ou caricatural, provenientes de vários centros oleiros, como de Estremoz, Évora, Barcelos, Famalicão, Santo Tirso, Bisalhães, Bragança e Caldas da Rainha, mas também oriundas do Brasil, México, Perú e China.
Entre os autores representados em Monsaraz, destacam-se nomes amplamente reconhecidos na arte do figurado, como Manuel Macedo, Júlio Alonso, Laurinda Pias, Conceição Sapateiro, Delfim Manuel, Sérgio Amaral, Fábrica Bordalo Pinheiro, Isabel Reis e Fernando Baraça. A exposição valoriza não só o património artístico reunido por Cristóvam Dias durante décadas, mas também a sua ligação pessoal aos artesãos, como Manuel Macedo, com quem manteve uma relação de grande proximidade e que terá expostas em Monsaraz obras marcantes, desde presépios de inspiração minhota, reinterpretados com elementos simbólicos como o galo de Barcelos, até composições de maior complexidade narrativa.
A exposição “Natividade. Presépios na Coleção Cristóvam Dias” que vai ser apresentada em Monsaraz amplia o alcance público da coleção, permitindo que novos visitantes contactem de perto com a diversidade criativa dos presépios. Cada peça contribui para um percurso expositivo que valoriza a criatividade, a memória e a riqueza cultural associadas ao presépio em Portugal e no mundo.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem
NB: Imagens com direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário