Défice
de competências produtivas; diferença de género a diminuir;
proficiência
dos jovens recupera
Lisboa,
Portugal – 19 de novembro de 2025.
A EF
(Education First), fornecedora global de educação culturalmente
imersiva, lançou a edição de 2025 do seu EF
English Proficiency Index
(EF EPI), o ranking mais abrangente do mundo sobre as competências
de inglês de adultos, abrangendo 123 países e regiões. Portugal
ocupa, pelo 2º ano consecutivo, o 6º lugar na tabela demonstrando
um nível de proficiência muito elevado.
O EF EPI
2025 baseia-se em dados de 2,2 milhões de participantes do EF
Skills Evaluation Technology
(EF SET) em todo o mundo. O EF SET é o maior teste gratuito de
inglês do mundo, disponível tanto para indivíduos como para
organizações – tornando a avaliação robusta de línguas
acessível a milhões.
Este ano, o
índice assinala um marco: pela primeira vez, as competências de
expressão oral e escrita são avaliadas, utilizando tecnologia de IA
proprietária desenvolvida pelo Efekta
Education Group,
uma spin-off tecnológica da EF focada na melhoria dos resultados de
aprendizagem em grande escala.
Défice
de competências produtivas
Verifica-se,
pois, uma diferença significativa no nível de fluência entre as
competências ativas/produtivas (expressão oral e escrita) e as
competências passivas (leitura e compreensão auditiva), sendo esta
diferença de 130 pontos em Portugal.
“As
competências produtivas são as mais valorizadas no mercado de
trabalho, pois são elas que permitem aos profissionais participar de
forma ativa em reuniões, redigir relatórios ou planos estratégicos,
bem como envolver-se em negociações e trabalhos em equipas
multiculturais”,
salienta Constança Oliveira e Sousa, Country Manager da EF em
Portugal. “A
experiência que temos, contudo, com as centenas de estudantes
portugueses que enviamos anualmente para estudar no estrangeiro, é
que os portugueses sentem alguma dificuldade em comunicar oralmente,
mas rapidamente superam essas barreiras quando estudam fora. As bases
de aprendizagem da língua estão presentes, o que comprova a
qualidade do ensino em Portugal, e os alunos portugueses rapidamente
ganham confiança e fluência ao integrarem cursos de línguas
imersivos no estrangeiro.”
Proficiência
dos jovens recupera
Nos últimos
anos, tem-se registado uma diminuição generalizada da proficiência
em inglês em todas as faixas etárias, fenómeno atribuído
sobretudo ao impacto da pandemia de covid-19. Contudo, entre os mais
jovens em Portugal, observa-se uma recuperação expressiva,
contrariando a tendência global para este grupo etário, onde os
níveis continuam a descer de forma acentuada. Em Portugal, os jovens
dos 18 aos 20 anos estão já muito próximos de recuperar os níveis
de proficiência registados em 2019.
Ferramentas
de IA: oportunidades e desafios
Segundo
Constança Oliveira e Sousa, Country Manager da EF em Portugal, as
ferramentas de tradução baseadas em inteligência artificial
explicam, em parte, as dificuldades sentidas na expressão oral e
escrita: “Estas
ferramentas permitem traduções instantâneas, o que pode diminuir a
motivação para aprender uma língua desde o início”,
refere. Por outro lado, a inteligência artificial traz também novas
oportunidades para a aprendizagem de línguas, nomeadamente através
de exercícios personalizados acessíveis a qualquer hora do dia. “É
um apoio fantástico. No entanto, a IA nunca poderá substituir a
experiência autêntica de se sentar à mesa com uma família de
acolhimento, conversar e rir.”
Principais
conclusões do EF EPI 2025:
Melhores
desempenhos:
A Holanda mantém-se em 1º lugar, seguidos pela Croácia e Áustria
– ambos melhoraram as suas posições. A Alemanha subiu para 4º,
com um dos maiores progressos na Europa, a Noruega cai para 5º
lugar e Portugal mantém-se em 6º, apresentando uma pontuação
quase ao nível de pré-pandemia, o que contraria a tendencia
global. Podemos concluir que Portugal está a recuperar mais
rapidamente que os outros países.
Expressão
oral continua a ser um desafio global:
Em mais de metade dos países avaliados, a expressão oral é a
competência de inglês mais fraca. Em Portugal apresenta 130 potnos
de diferença da competência mais forte, a leitura.
Diferença
de género a diminuir:
A diferença de género está a diminuir na maioria das regiões do
mundo e também em Portugal, em que o género feminino avança para
níveis muito semelhantes aos do género masculino.
Proficiência
dos profissionais aquém do esperado:
Contrariamente ao esperado e ao verificado no resto do mundo, os
adultos em Portugal acima dos 21 anos não estão a recuperar após
a pandemia. Em Portugal apenas os mais jovens recuperaram.
Destaques
regionais:
Coimbra, Braga e Aveiro - por esta ordem - são os distritos onde
melhor se fala inglês. A
nível de cidades, Coimbra é quem lidera o “ranking” nacional,
seguida de Guimarães (2º) e Aveiro (3º). Os melhores centros de
proficiência deixaram de ser as grandes cidades, sendo que as
cidades do norte de Portugal apresentam melhores resultados a
inglês.
Mais do
que uma língua
Para além
dos rankings, o EF EPI analisa de que forma a proficiência em inglês
está relacionada com a inovação, as oportunidades económicas e a
colaboração internacional. Num contexto em que a inteligência
artificial está a transformar profundamente o modo como trabalhamos
e vivemos, o inglês mantém-se não só como uma competência
fundamental, mas também como a base para aceder e influenciar o
futuro – sobretudo porque as ferramentas de IA mais avançadas
continuam a ser desenvolvidas e disponibilizadas maioritariamente em
inglês.
“As
recentes notícias sobre a atenção que o governo tem dado a esta
tendência evolutiva são extremamente relevantes, pois compreender a
IA tornou-se, atualmente, uma ferramenta indispensável. E quem
dominar também o inglês terá uma combinação muito poderosa,
tornando-se um elemento diferenciador nas empresas e no mercado de
trabalho global”,
sublinha Constança Oliveira e Sousa.
Descarregue
o relatório completo em ef.edu.pt/epi
Sobre a
EF
Fundada em
1965, a EF
(Education First) é uma associação global de empresas de educação
que partilham a missão comum de abrir o mundo através da educação,
oferecendo programas de línguas, académicos, intercâmbio cultural
e viagens educativas. A
EF conta com mais de 500 escolas e escritórios em todo o mundo e foi
parceira oficial de educação em vários Jogos Olímpicos e no
Campeonato do Mundo de Rugby 2023 em França.
Sobre a
Efekta
A Efekta
é uma empresa tecnológica inovadora e líder mundial na oferta de
tecnologia de aprendizagem impulsionada por IA – focada na melhoria
dos resultados educativos em larga escala. Apoia professores e ajuda
os alunos a aprenderem mais rapidamente, tornando o ensino e a
aprendizagem personalizados acessíveis e económicos em sistemas
públicos e privados, universidades e empresas globais.
*EF
Education First Portugal
Website:
www.ef.edu.pt
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