quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Estudo English Proficiency Index | EF Education First. IA expõe mudanças estruturais no domínio do inglês em Portugal

 
Défice de competências produtivas; diferença de género a diminuir;
proficiência dos jovens recupera

Lisboa, Portugal – 19 de novembro de 2025. A EF (Education First), fornecedora global de educação culturalmente imersiva, lançou a edição de 2025 do seu EF English Proficiency Index (EF EPI), o ranking mais abrangente do mundo sobre as competências de inglês de adultos, abrangendo 123 países e regiões. Portugal ocupa, pelo 2º ano consecutivo, o 6º lugar na tabela demonstrando um nível de proficiência muito elevado.

O EF EPI 2025 baseia-se em dados de 2,2 milhões de participantes do EF Skills Evaluation Technology (EF SET) em todo o mundo. O EF SET é o maior teste gratuito de inglês do mundo, disponível tanto para indivíduos como para organizações – tornando a avaliação robusta de línguas acessível a milhões.

Este ano, o índice assinala um marco: pela primeira vez, as competências de expressão oral e escrita são avaliadas, utilizando tecnologia de IA proprietária desenvolvida pelo Efekta Education Group, uma spin-off tecnológica da EF focada na melhoria dos resultados de aprendizagem em grande escala.

Défice de competências produtivas
Verifica-se, pois, uma diferença significativa no nível de fluência entre as competências ativas/produtivas (expressão oral e escrita) e as competências passivas (leitura e compreensão auditiva), sendo esta diferença de 130 pontos em Portugal.
As competências produtivas são as mais valorizadas no mercado de trabalho, pois são elas que permitem aos profissionais participar de forma ativa em reuniões, redigir relatórios ou planos estratégicos, bem como envolver-se em negociações e trabalhos em equipas multiculturais”, salienta Constança Oliveira e Sousa, Country Manager da EF em Portugal. “A experiência que temos, contudo, com as centenas de estudantes portugueses que enviamos anualmente para estudar no estrangeiro, é que os portugueses sentem alguma dificuldade em comunicar oralmente, mas rapidamente superam essas barreiras quando estudam fora. As bases de aprendizagem da língua estão presentes, o que comprova a qualidade do ensino em Portugal, e os alunos portugueses rapidamente ganham confiança e fluência ao integrarem cursos de línguas imersivos no estrangeiro.”

Proficiência dos jovens recupera
Nos últimos anos, tem-se registado uma diminuição generalizada da proficiência em inglês em todas as faixas etárias, fenómeno atribuído sobretudo ao impacto da pandemia de covid-19. Contudo, entre os mais jovens em Portugal, observa-se uma recuperação expressiva, contrariando a tendência global para este grupo etário, onde os níveis continuam a descer de forma acentuada. Em Portugal, os jovens dos 18 aos 20 anos estão já muito próximos de recuperar os níveis de proficiência registados em 2019.

Ferramentas de IA: oportunidades e desafios
Segundo Constança Oliveira e Sousa, Country Manager da EF em Portugal, as ferramentas de tradução baseadas em inteligência artificial explicam, em parte, as dificuldades sentidas na expressão oral e escrita: “Estas ferramentas permitem traduções instantâneas, o que pode diminuir a motivação para aprender uma língua desde o início”, refere. Por outro lado, a inteligência artificial traz também novas oportunidades para a aprendizagem de línguas, nomeadamente através de exercícios personalizados acessíveis a qualquer hora do dia. “É um apoio fantástico. No entanto, a IA nunca poderá substituir a experiência autêntica de se sentar à mesa com uma família de acolhimento, conversar e rir.”

Principais conclusões do EF EPI 2025:

Melhores desempenhos: A Holanda mantém-se em 1º lugar, seguidos pela Croácia e Áustria – ambos melhoraram as suas posições. A Alemanha subiu para 4º, com um dos maiores progressos na Europa, a Noruega cai para 5º lugar e Portugal mantém-se em 6º, apresentando uma pontuação quase ao nível de pré-pandemia, o que contraria a tendencia global. Podemos concluir que Portugal está a recuperar mais rapidamente que os outros países.

Expressão oral continua a ser um desafio global: Em mais de metade dos países avaliados, a expressão oral é a competência de inglês mais fraca. Em Portugal apresenta 130 potnos de diferença da competência mais forte, a leitura.

Diferença de género a diminuir: A diferença de género está a diminuir na maioria das regiões do mundo e também em Portugal, em que o género feminino avança para níveis muito semelhantes aos do género masculino.

Proficiência dos profissionais aquém do esperado: Contrariamente ao esperado e ao verificado no resto do mundo, os adultos em Portugal acima dos 21 anos não estão a recuperar após a pandemia. Em Portugal apenas os mais jovens recuperaram.

Destaques regionais: Coimbra, Braga e Aveiro - por esta ordem - são os distritos onde melhor se fala inglês. A nível de cidades, Coimbra é quem lidera o “ranking” nacional, seguida de Guimarães (2º) e Aveiro (3º). Os melhores centros de proficiência deixaram de ser as grandes cidades, sendo que as cidades do norte de Portugal apresentam melhores resultados a inglês.

Mais do que uma língua
Para além dos rankings, o EF EPI analisa de que forma a proficiência em inglês está relacionada com a inovação, as oportunidades económicas e a colaboração internacional. Num contexto em que a inteligência artificial está a transformar profundamente o modo como trabalhamos e vivemos, o inglês mantém-se não só como uma competência fundamental, mas também como a base para aceder e influenciar o futuro – sobretudo porque as ferramentas de IA mais avançadas continuam a ser desenvolvidas e disponibilizadas maioritariamente em inglês.
As recentes notícias sobre a atenção que o governo tem dado a esta tendência evolutiva são extremamente relevantes, pois compreender a IA tornou-se, atualmente, uma ferramenta indispensável. E quem dominar também o inglês terá uma combinação muito poderosa, tornando-se um elemento diferenciador nas empresas e no mercado de trabalho global”, sublinha Constança Oliveira e Sousa.

Descarregue o relatório completo em ef.edu.pt/epi

Sobre a EF
Fundada em 1965, a EF (Education First) é uma associação global de empresas de educação que partilham a missão comum de abrir o mundo através da educação, oferecendo programas de línguas, académicos, intercâmbio cultural e viagens educativas. A EF conta com mais de 500 escolas e escritórios em todo o mundo e foi parceira oficial de educação em vários Jogos Olímpicos e no Campeonato do Mundo de Rugby 2023 em França.

Sobre a Efekta
A Efekta é uma empresa tecnológica inovadora e líder mundial na oferta de tecnologia de aprendizagem impulsionada por IA – focada na melhoria dos resultados educativos em larga escala. Apoia professores e ajuda os alunos a aprenderem mais rapidamente, tornando o ensino e a aprendizagem personalizados acessíveis e económicos em sistemas públicos e privados, universidades e empresas globais.

*EF Education First Portugal
Website: www.ef.edu.pt

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