Os
estabelecimentos escolares do concelho de Cantanhede registaram um
aumento do número de alunos no presente ano letivo, dando
continuidade à tendência de crescimento registada nos últimos
anos. Os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico foram os que tiveram um
maior aumento, com 56 alunos cada.
No
ano letivo 2025/2026, a população escolar total integrada em todos
os estabelecimentos de ensino (público e privado) totaliza 4.518
alunos (do ensino pré-escolar ao secundário), mais 144 face ao ano
anterior. A esta população acrescem 514 crianças inseridas nas
creches - onde também se registou um ligeiro aumento.
Relativamente
à distribuição dos alunos por estabelecimentos de ensino, o maior
crescimento está no ensino público (que concentra 80% da população
escolar), com um acréscimo de 111 alunos face ao ano letivo
transato.
Já
quanto à distribuição dos alunos por agrupamentos de escolas, o
Agrupamento Marquês de Marialva é o que tem um maior acréscimo -
74 alunos - face a 2024/2025.
No
que diz respeito aos alunos estrangeiros, há um acréscimo de 137
face ao ano transato, provenientes de 32 países. O Brasil é o mais
representado com 45%, seguindo de São Tomé e Príncipe, com 9,3%.
Para
a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio,
estes dados apenas vêm atestar a pertinência dos investimentos que
estão em curso no domínio da Educação.
“Vamos
prosseguir com a requalificação dos estabelecimentos de ensino,
alguns dos quais já concluídos, outros em curso e outros ainda a
aguardarem a respetiva tramitação administrativa. São obras
estruturantes que quando estiverem concluídas representarão um
salto qualitativo muito apreciável nas condições de
ensino/aprendizagem em todo o território, com uma rede escolar
moderna, uma rede escolar preparada para dar resposta às exigências
de uma educação de excelência”,
enfatiza.
A
autarca não esquece, ainda assim, a importância do trabalho de
proximidade com a comunidade escolar, que faz com que os
estabelecimentos de ensino de Cantanhede continuem a ser
“uma referência pedagógica e social na região, que se traduz no
crescimento da população escolar”.
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