As
principais linhas orientadoras da Expofacic’2026, que se realizará
entre os dias 30 de julho e 9 de agosto, já estão definidas,
estando garantidas muitas novidades nas várias dimensões do evento.
Os
contornos do plano de ação para a 34.ª edição do certame foram
debatidos no decorrer de uma reunião da comissão organizadora,
realizada nos Paços do Concelho.
Na
ocasião, a presidente da Câmara Municipal e da comissão
organizadora, Helena Teodósio, recordou que “a
edição de 2025 revelou-se uma das mais bem-sucedidas de sempre”,
o que “eleva a exigência para
o próximo ano”. “A
Expofacic é um certame de referência e um exemplo de dinamismo
territorial, de envolvimento comunitário e de capacidade
organizativa”, reafirmou,
deixando a garantia de que essas diretrizes continuarão a estar
subjacentes em cada edição do certame.
Os
dados que resultam de um inquérito efetuado por uma consultora
especializada no tratamento de dados estatísticos, que recolheu a
opinião de 1.100 inquiridos no decorrer da 33.ª edição do
certame, são animadores e constituem uma base de trabalho para o
futuro.
O
estudo revela que a esmagadora maioria dos visitantes do evento, que
decorreu entre os dias 31 de julho e 10 de agosto de 2025, pretende
regressar em 2026, tendo atribuído nota muito positiva aos serviços
disponibilizados no recinto.
De
acordo com o relatório final, a totalidade dos inquiridos tenciona
visitar a Expofacic no próximo ano e, entre estes, 95,1% pensa
recomendar a visita ao certame aos seus amigos/familiares.
Outro
dado relevante prende-se com a excelente avaliação – média de
4,7 numa escala de 1 a 5 – ao espaço e aos serviços prestados no
recinto, nomeadamente em relação à segurança, qualidade de
som/luz, tasquinhas, acesso ao recinto, concertos, expositores, entre
outros.
Quanto
ao preço dos bilhetes - que em 2025 se manteve face à edição
anterior -, 72,4% dos inquiridos considerou-o adequado.
O
inquérito de satisfação revela que o programa musical é principal
fator de atratividade da Expofacic. 100% dos inquiridos justificou a
sua presença no evento com os concertos, seguindo-se a recomendação
de familiares/amigos com 53,7% e as exposições temáticas com
50,4%.
O
trabalho da consultora perspetivou, por outro lado, as experiências
desejadas na próxima edição, tendo sido uma das mais referenciadas
a abertura de portas mais cedo.
Na
reunião da comissão organizadora foi feita ainda uma análise às
estratégias de comunicação digital do evento e apresentado um
relatório de performance digital em 2025, destacando-se as mais de
35 milhões de visualizações nos conteúdos, os 22 mil novos
seguidores nas redes sociais e mais de 2,5 milhões de utilizadores
portugueses alcançados, entre outros dados.

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