sexta-feira, 25 de agosto de 2017

25 DE AGOSTO DE 2017 Pensões, incêndios e Angola. Três temas pendurados (e o ípsilon, com os LCD)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Em Angola, a comissão de eleições partiu-se: depois de o MPLA se ter antecipado aos resultados, depois da comissão de eleições ter dado o MPLA à beira de uma maioria de dois terços, os representantes dos partidos da oposição na CNE dizem que a lei não foi cumprida e que não participaram na recolha dos dados que deu origem aos resultados provisórios (ver aqui). Segundo os dados 'oficiais', faltavam ainda contar muitos votos na província de Luanda, onde o partido no poder está mais perto dos 50% do que dos ambicionados 66%, segundo o Observador. Com o país em suspenso, só hoje saberemos mais.
Já na Tailândia, um tribunal emitiu ordem de prisão à ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra, depois de esta ter falhado a leitura da sentença, que lhe poderia aplicar 10 anos de prisão por negligência num processo de corrupção, conta a Associated Press. Ao mesmo tempo estava a ser condenado a 5 anos de prisão o vice-presidente e herdeiro da Samsung.
Nos EUA, há um furacão a caminho do Texas (e não, não é Donald Trump). De acordo o The New York Timeso Harvey ganhou intensidade, levando à evacuação de várias cidades e a um alerta de inundações.
Por cá, no desporto, o Braga qualificou-se para a Liga Europa virando o resultado a minutos do prolongamento. Enquanto o Marítimo não conseguiu passar a barreira de Kiev. Horas antes, no sorteio da Champions, ficámos a saber que os três grandes vão ter pela frente Mourinho, Jardim, Messi e Buffon (imagine a quem calhou a fava).
Nota ainda para a morte do actor Jay Thomas, conhecido pela sua actuação em "Cheers, aquele bar" e "Murphy Brown". Jay Thomas deixa-nos as melhores recordações que podemos guardar de alguém: belíssimas gargalhadas, bonitos sorrisos. Cheers, Jay.

No Público hoje

Voltamos ao problema dos incêndiosos bombeiros ficaram com 71% das verbas para a prevenção de fogos - e só 18% desses fundos europeus foram gastos em prevenção. O Manuel Carvalho explica tudo. No terreno, hoje, a maior preocupação é com a situação em Oleiros, onde seis bombeiros ficaram feridos e onde pelo menos oito casas ficaram destruídas. Noite fora, um habitante dizia isto: "Parece que querem correr com a gente". Deus os proteja, a todos.
Outro dos temas da semana é o das pensões. E também aqui acrescentamos informação: todas as pensões serão actualizadas em 2018 pela primeira vez em oito anos, diz a Raquel Martins, que foi rever a lei e fazer contas. Mas aumentos reais, como exigem o PCP e o BE, dependem do crescimento do PIB ou de uma decisão política. Já agora, fique com esta nota adicional: a redução dos cortes para todas as pensões antecipadas ainda não tem data marcada.
Falta informação também aos professores, diz a Clara Viana, que ainda não sabem se entraram ou não nos quadros. Já os enfermeiros, dizem que os blocos de parto funcionaram ontem a meio gás, por causa do protesto em curso. Esta manhã, o JN explica que os enfermeiros querem ganhar mais do que os médicos.
Na política, centramo-nos hoje no PSD. Com uma entrevista a Teresa Leal Coelho (com um elogio a Marcelo e um alerta para a dívida da Câmara de Lisboa). E com uma notícia sobre a tensão no Porto... com Rui Rio, pela sua ausência da campanha de Álvaro Almeida. Caso para dizer que a tradição ainda é o que era.

Verão que é de ler...

... o ípsilon, que hoje nos traz de volta os LCD Soundsystem a fintar as regras do rock e pondo em causa um legado, conta o Pedro Rios, que teve a sorte de já ouvir American Dream. Mas o Pedro também nos fala de um livro especial: Meet me in the Bathroom, que conta como o funeral dos anos 90 foi uma festa em Nova Iorque. É a história do choque eléctrico, a última grande cena rock, juntando no mesmo sítio os StrokesInterpol, Yeah Yeah Yeahs e, sim, os LCD Soundsystem.
Mas também o P2 Verão, onde a Joana Amaral Cardoso volta a ligar a ficha à velhinha cloche (a patusca, se preferir) para aquecer e dar sabor aos objectos quase obsoletos que nos trazem boas recordações.
Falando em memórias saborosas, hoje é o músico e argumentista Filipe Melo quem nos fala do Verão da sua vida. Nas prateleiras ainda há cassetes VHS com filmes como PiranhaRobocop ou Regresso ao Futuro. E livros das Aventuras Fantásticasda Verbo: A Cidadela do CaosO feiticeiro da Montanha de Fogo. E, conservado imaculadamente, o computador ícone dos anos 80: o ZX Spectrum. “Tive muitos verões repetidos”, começa ele a contar. E se rebobinasse a cassete dessa época, o filme era praticamente o mesmo.
Continuando lá atrás no tempo, ainda lhe deixo a lista das melhores comédias de sempre. Explica o Jorge Mourinha, que reviu a classificação de 253 críticos, que Chaplin e Lubitsch são os mais citados, que os 10 mais incluem também Woody Allen, os irmãos Marx, os Monty Python e Jacques Tati. Mas o grande prémio é mais quente: Quanto mais quente melhor, do mestre Billy Wilder. Let's look at the trailer, porque estão todos aqui.
O dia começou assim, entre as notícias, uns belíssimos textos e uma temperatura quente, como pertence ao Verão. 
Nós ficaremos por aqui, para continuar a informá-lo. Tenha um bom fim-de-semana! Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário