domingo, 31 de dezembro de 2017

A ingratidão é a grande falha na humanidade

Hoje vamos falar um pouco sobre ingratidão e como superá-la:
Ultimamente eu venho falando em gratidão o tempo todo pois tenho como missão lhe ajudar a fazer uma transformação em sua vida a partir da aplicação dessa poderosa ferramenta que você possui a seu dispor. No entanto, quanto mais eu tenho estudado sobre esse assunto, mais tenho observado que o ser humano é ingrato por natureza.
E obviamente, quando afirmo issingrao, não estou apontando o dedo apenas para os outros, pois estou me colocando junto nessa descrição. Por muitas vezes, nem percebemos que estamos sendo ingratos, mas mentalmente estamos.
Quer ver como temos essa atitude, sem ao menos, perceber que estamos tendo? Atualmente, temos acesso a uma grande quantidade de informações, assistimos a vídeos na internet, temos livros incríveis e até mesmo em documentários na televisão são transmitidas dicas que podem ser aplicadas em nossas vidas.
Por muitas vezes, sabemos que estamos agindo errado e nos comprometemos a aplicar em nosso dia a dia aquela ação para melhorarmos, mas não demora muito e deixamos de lado por esquecimento, por preguiça ou por falta de interesse mesmo. No entanto, continuamos mesmo assim, reclamando de tais problemas.

Agora eu te pergunto:

  • Por que será que continuamos reclamando?
Já não tivemos acesso a uma solução com condições de, ao menos, melhorá-lo? Já não sabemos como executar? Então, porque continuamos fazendo da mesma forma?
Nós fazemos, porque é cômodo e já estamos tão acostumados em fazer sempre da mesma forma que até a nossa insatisfação vida rotina. É o velho: “tá ruim, mas tá bom”; “antes mal acompanhado do que só”; “Tô na merda, mas tá quentinho”.
Por estar passando pela sua mente:
  • “Qual o motivo da Márcia estar falando tudo isso? Eu tento mudar, mas algo maior me puxa para a rotina de volta.”
Isso acontece mesmo, você tem toda a razão. A mudança de hábito não ocorre do dia para noite, ainda mais quando temos medo do julgamento das pessoas, da opinião alheia e do medo do desconhecido. Com tudo isso, se eu pudesse lhe dar um conselho, diria para que você mude por você e não por ninguém.
Aquela coisa de “Vou mudar para ser uma pessoa melhor para ele (a)” não existe! Você muda para ser alguém melhor, primeiro para você e depois para o mundo…
É partindo de pensamentos assim que a frustração da vida aparece, pois por muitas vezes mudamos pelos outros e o que esperamos em resposta disso? Gratidão! Quem faz muito, cobra muito, e na maioria das vezes, frustra-se porque a outra pessoa não corresponderá à sua expectativa.

Nós esperamos a gratidão, mas por quê?

Tenho certeza que algumas pessoas vão afirmar que não, que não fazem nada esperando a gratidão dos outros, mas quer ver como não é verdade?
Quando fazemos um favor a alguém, nós esperamos que essa pessoa também nos ajude quando precisarmos.
A maioria das mães cria seus filhos para que quando cresçam, eles deem a elas o valor que elas tanto esperam. Por isso aquela tão conhecida frase é sempre dita: “Quando você tiver seu filho, vai entender…” Ou “Só quem tem filho sabe…” ou ainda “filho ingrato, e eu quer fiz tanto por você!”.
Ao terminar um namoro, esperamos que aquela outra pessoa continue sempre a mesma conosco. E é por isso que se diz que só se conhece o companheiro que tínhamos quando o relacionamento acaba.
Quando nos lembramos do aniversário de alguém, internamente também esperamos receber as felicitações no nosso.
São exemplos corriqueiros, mas que ocorrem em nossos cotidianos, gerando expectativas que inevitavelmente serão frustradas. Como uma ação chama a outra, acabamos mudando a frequência em que estamos por conta disso.
Você se lembra de que sempre pontuo que nosso corpo vibra em determinadas frequências eletromagnéticas? E que temos acesso a situações que estão na mesmo sintonia que nós? Pois então, quando liberamos o sentimento de frustração, abrimos o campo eletromagnético de mesmo padrão e isso não é nada bom, pois você só estará se expondo a novas possibilidades de frustração!
Claro que para manter esse grau de desprendimento em relação à gratidão não é tão fácil assim, pois irá demandar treinamento. Você terá que estar preparado para não se abalar sabendo que a ingratidão ocorrerá pois é própria do ser humano quando ele está focado apenas em seu umbigo.

Aprendendo a lidar com a falta de gratidão

O ser humano é um bicho estranho! Toda vez que me autoavalio começo a questionar os motivos que me fizeram tomar tal atitude ou então seguir por aquele caminho. E não é que eu me arrependa, de forma alguma, mas é que acho muito engraçado como somos capazes de arruinar um dia perfeito apenas porque algumas coisas não deram certo, fazendo uma verdadeira tempestade em copo d’água.
Faz parte da nossa formação humana se apegar muito mais as coisas ruins que aconteceram do que as coisas boas. Quer ver como?
Podemos ter tido um dia sensacional, fomos surpreendidos por uma visita incrível logo pela manhã, ao chegar ao trabalho ganhamos uma promoção, à noite fomos comemorar as novidades com nossos amigos, mas na volta pra casa, no momento de sair do estacionamento, batemos o carro… E aí, o comentário é:
“Puxa, que azar! Acho que não estou com sorte mesmo, tenho que acabar logo esse dia” ou então ainda: “Logo vi que estava bom demais para ser verdade”!
Você volta pra casa chateada, vai tomar seu banho reclamando da vida e deita para dormir sem entender como uma coisa ruim dessas aconteceu.
Sério mesmo que você pensa assim? Seu dia foi sensacional, tudo de bom ocorreu, mas você está preso à uma situação negativa e, assim, ficou cego para tudo de bom que já ocorreu.
Esse tipo de atitude nos transforma em indivíduos depressivos, agressivos, egoístas, totalmente negativos e chatos. Temos que mudar isso e só iremos conseguir praticando verdadeiramente a gratidão em nossas vidas.
Será necessário que você aprenda a trocar a cena e passar a ser grato por tudo de bom que tem conquistado. Para começar a praticar a gratidão, o seio familiar é o melhor lugar, pois é onde os sentimentos são desenvolvidos naturalmente. É claro que eu sei que isso não é verdade em todos os lares. Em algumas famílias o clima é de um verdadeiro campo de guerra, mas não deveria ser assim, pois você precisa do “porto seguro” para onde volta todos os dias.
Pois bem, a gratidão tem a grande missão de preparar melhor as pessoas para a vida, sendo assim, aprender a aplicá-la nas pequenas coisas, fará com que tudo passe a dar certo de uma maneira que você nunca imaginou.

Como lidamos com pessoas que não sentem gratidão?

É bastante complicada e triste a vida de pessoas que não são gratas, pois elas não conseguem desfrutar das coisas boas da vida. Lembre-se que gratidão e felicidade caminham de mãos dadas.

Existem alguns motivos que fazem com que as pessoas não sejam capazes de sentir gratidão, são eles:

  • Mecanismos de autodefesa, presentes em pessoas altamente inseguras e com a autoestima rebaixada, que por isso, fazem o possível para se proteger de tudo e de todos;
  • Infância triste com a perda de um ente querido ou mesmo a falta de amor e atenção dos pais que interfere na formação;
  • Fugas psicológicas onde a pessoa não consegue entender quando está lidando com a realidade e quando os problemas à sua volta são fruto de sua imaginação;
  • Família com problemas de relacionamento, ou seja, grosseiras que não conseguem demostrar afeto entre os integrantes;
  • Solidão ou a busca por algo que o torne vivo, então tudo está sempre ruim ou desagradável, o que é motivo de constantes reclamações;
  • Complexo de inferioridade onde é possível enxergar, claramente, que a pessoa se sente menos que outros e incapaz de conquistar o que pessoas próximas têm;
  • Relacionamento frustrado fazendo com que ela não consiga virar a página e seguir adiante.
Os motivos da ingratidão são diversos, e se manifestam em cada um de nós de diferentes formas. É por isso que pontuo que a mudança tem que vir de dentro para fora, modificando-se na essência, pois só dessa forma iremos alcançar a satisfação plena.
Lembre-se que para praticar a gratidão, você precisa treinar e isso começa desde cedo, aprendendo os princípios básicos para essa prática. Será necessário fixar os novos hábitos em seu dia a dia para que gradativamente seja possível deixar para trás tudo o que for negativo e abrir espaço para vibrações positivas em sua vida.
Só ter atitudes externas de gratidão não adianta, ou seja, você não pode apenas criar uma “ilusão da gratidão” para que os outros vejam como você é grato. Isso fará com que você tenha sérios conflitos íntimos. Permita-se sentir a gratidão em seu coração, porque aí suas atitudes serão verdadeiras, genuínas e convincentes.
Tenha sempre uma atitude exemplar, mesmo que você entenda que o outro não mereça, pois estará fazendo muito mais por você do que imagina. Sabe aquela frase que diz que devemos fazer o bem, sem esperar nada em troca? Pratique-a! Seja a mudança que você quer ver no mundo. E não deixe que atitudes externas inadequadas definam quem você é.
Garanto que a partir dessa mudança de postura, você notará uma grande mudança em sua vida e uma maior probabilidade de coisas boas acontecerem!
Curtiu esse artigo? Quer mais informações sobre esse assunto? Então, inscreva-se em nosso site que estarei sempre disponibilizando conteúdos interessantíssimos sobre assuntos de autodesenvolvimento.
Muito obrigada e até mais!
Marcia Luz
Marcia LuzPsicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário