segunda-feira, 30 de abril de 2018

360º - O TPC faz bem aos alunos? Marcelo chumba lei Uber. PSD chama Pinho ao Parlamento. FC Porto a um ponto de ser campeão

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O FC Porto ficou a um ponto de ser campeão depois da vitória frente ao Marítimo, aos 89 minutos, com um golo de Marega. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro explica como Sérgio Conceição apagou em 50 jogos quatro anos de Pinto da Costa.

Depois do jogo, tivemos o recado de Sérgio Conceição, a farpa de José Sá a Carrillo e as selfies com Marega - e ainda a festa no aeroporto.

A duas jornadas do fim, há várias contas a fazer na Liga: FC Porto é praticamente campeão, Benfica e Sporting jogam sobretudo pela Champions e o Sp. Braga ainda sonha com o pódio. Olhe para a calculadora do Bruno Roseiro.

Em Espanha, o Barcelona tornou-se campeão pela 25.ª vez, com um 'hat-trick' de Lionel Messi frente ao Corunha. A equipa não perdeu um único jogo.

A formiga que levou o Barcelona à dobradinha chama-se Ernesto Valverde. O treinador do Barça é (claro) mais um filho de Johan Cruyff - e junta a isso a tecnologia.


Mais informação importante
O PSD vai chamar o antigo ministro Manuel Pinho ao Parlamento para esclarecer as suspeitas sobre a sua relação com o grupo Espírito Santo. Rui Rio voltou finalmente ao "banho de ética" que prometera, desta vez para o cumprir: "A democracia portuguesa não pode continuar com estes sucessivos casos de suspeitas de corrupção e de compadrio".

Marques Mendes também falou sobre o caso Manuel Pinho no seu comentário na SIC e denunciou "um pacto de silêncio dos partidos".

Há novidades sobre Pinho e também sobre a EDP: o Governo vai impôr o corte de 100 milhões proposto pela ERSE ao valor final das compensações à empresa. O corte pode ser maior se as decisões políticas que autorizaram as rendas passadas forem nulas.

O Presidente da República vetou a lei que regulariza a Uber e outras empresas semelhantes. Marcelo quer medidas mais penalizadoras para as plataformas e mais compensadoras para os táxis. Em sua opinião, faltava equilíbrio na legislação.

Reações ao veto: PS e PSD querem “acomodar as preocupações do Presidente”; PCP e BE saudaram a decisão de Marcelo; os taxistas "aplaudiram" o veto; e as plataformas foram prudentes.

Tomás Correia diz que o Montepio está a ser usado como “arma de arremesso político”. Em entrevista ao Negócios, o presidente da associação mutualista anuncia que está em marcha a criação de um grupo financeiro de economia social - e assegura que nem precisa da Santa Casa.

Empresas como a Huawei e a Oracle também pagaramviagens a elementos da PSP e da GNR. A conclusão é de um inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna, divulgado pela TSF.

Um duplo atentado em Cabul fez 25 mortos na capital do Afeganistão. Há 49 feridos. Uma das pessoas que morreu era fotógrafo da France-Presse.

A ministra do Interior britânica demitiu-se depois de uma enorme polémica com metas para reduzir imigrantes. Amber Rudd ia hoje ao Parlamento numa situação difícil: as últimas informações tornaram evidente que a ministra mentira aos deputados. E isso em Inglaterra (ao contrário de outros países) não tem perdão.

Donald Trump anunciou que o seu encontro com Kim Jong-un vai acontecer daqui a “três ou quatro semanas”, ou seja, antes do que estava previsto. A Coreia do Sul anunciou ontem que o ditador disse que irá encerrar em maio o centro de testes nucleares da Coreia do Norte.

Hoje, em mais uma demonstração de boa vontade, Pyongyang vai adiantar os relógios para alinhar o país pelo mesmo fuso horário de Seul.

Tradicionalmente, no Jantar dos Correspondentes da Casa Branca, toda a gente goza com toda a gente. Há não muito tempo, os Presidentes gozavam com os jornalistas, os jornalistas com os humoristas e os humoristas com os Presidentes. Mas, este ano, as piadas da comediante Michelle Wolf provocaram crítica e divisão.


Os nossos Especiais
 
O TPC faz bem aos alunos ou não? Os trabalhos para casa ajudam a melhorar os desempenhos escolares? Ou obrigam os estudantes a trabalhar demasiadas horas e provocam stress desnecessário? Os números e as conclusões de Alexandre Homem Cristo em mais um Ensaio do Observador.

De repente, chegamos aos 30. Há relacionamentos longos que acabam, amizades que mudam substancialmente e carreiras interrompidas. Os 30, escreve a Ana Cristina Marques, são uma altura de reavaliação pessoal e de ansiedade que nos faz perguntar: "Afinal, sou feliz"?


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "O partido dono-disto-tudo": "O silêncio dos partidos perante a corrupção que ronda o PS é uma vitória de Costa. O seu PS calou o debate e impôs-se através de uma posição de força, visto ser indispensável nas equações de poder".

Luís Rosa escreve "Habitação. Uma economia ‘à portuguesa’, com certeza": "Dificultar os despejos ou avançar com a requisição temporária de habitação privada, como a esquerda deseja, vai afetar o dinamismo da reconstrução urbanística e perturbar o investimento no turismo".

João Carlos Espada escreve "25 de Abril: dois conceitos de democracia": "Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril".

Helena Matos escreve "O triunfo das gaivotas": "A gaivota voava, voava… Em pouco tempo as gaivotas controlavam as demais aves. De símbolo da liberdade a gaivota passou a parasita. Uma praga, portanto. Um símbolo da oligarquia do regime".

João Marques de Almeida escreve "Rui Rio quer transformar o PSD na Liga do Norte portuguesa?": "Rui Rio apenas tem uma preocupação: ficar na liderança do PSD, independentemente do que acontecer em 2019, usando as distritais do 'seu Norte'. Arrisca-se a transformar o PSD num partido regional".

Alberto Gonçalves escreve "Abril em Portugal, capítulo XLIV": "Descontado o folclore, e à semelhança do Natal, 'Abril' é o que um homem quiser. E os homens que o fizeram, primeiro, e os homens que o tomaram, de seguida, quiseram imensas e contraditórias coisas".


Notícias surpreendentes

Porque é que a "Casa de Papel" é tão viciante? Por causa da forma como está escrita, das personagens aos diálogos. O argumentista Henrique Mota Lourenço desmonta por dentro a série do momento.

Depois de analisar dezenas de livros, o crítico João Pedro George chegou a uma conclusão surpreendente: a literatura portuguesa está obcecada por Mamas & Badanas. Em conversa com Joana Emídio Marques, fala, precisamente, sobre esses dois importantes temas.

A maior onda surfada no mundo já não é de McNamara - mas ainda é da Nazaré. No World Surf Awards, a Nazaré recebeu dois prémios: maior onda surfada, por Rodrigo Koxa; e wipeout do ano, por Andrew Cotton.

Estamos quase a chegar a 6 de maio - o que quer dizer que estamos quase a chegar ao Dia da Mãe. Para não haver surpresas desagradáveis, o Mauro Gonçalvez preparou 30 presentes com muita cor.

A partir de dia 2 é lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições; e pode ler aquia mensagem dos fundadores do Observador sobre as mudanças.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário