quinta-feira, 23 de agosto de 2018

360º - "É ofensivo dizer que a Grécia é um caso de sucesso": entrevista ao ex-ministro grego que chamou a troika. 8 respostas sobre o cerco a Trump

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Donald Trump não é conhecido por falar pouco - mas desde que duas decisões judiciais o puseram risco, tem falado mesmo muito:
Porquê esta hiperactividade? Porque Trump está com um grande, grande problema: o caminho para o impeachment alargou-se de forma dramática quando o seu ex-advogado o implicou num crime. A Cátia Bruno responde às 8 perguntas essenciais para perceber o que está em causa.

A pressão sobre o Partido Republicano também está a aumentar. No seu principal editorial de hoje, o The New York Times coloca em título a frase "Congresso, faça o seu trabalho". O partido já está a preparar-se para eventuais pedidos de impeachment, escreve o Washington Post.


Mais informação importante

Não são só os políticos portugueses a falar de forma polémica sobre a saída da Grécia do ajustamento. George Papaconstantinou, o ministro das Finanças que chamou a troika em 2010, diz que a Grécia continua como se estivesse sob resgate e que o programa tinha falhas graves. Mais: "É ofensivo falar numa ‘história de sucesso’". A entrevista é ao Nuno André Martins.

É mais um caso em que o Estado manda mas não faz. Os imóveis estatais em mau estado, devolutos ou em ruínas, não terão de pagar o IMI a triplicar como sanção, ao contrário do que acontece aos privados. A notícia sobre este regime de excepção, que infelizmente não surpreende, é do JN.

As Finanças demoraram seis meses a responder a um alerta de segurança informática. Um estudante de engenharia do Instituto Superior Técnico avisou pela primeira vez das falhas no Portal das Finanças em Janeiro. Mas tudo demorou muito tempo a resolver, escreve a Exame

A ASAE fechou dez alojamentos locais desde 2016. O número é divulgado no Público um dia depois da publicação da nova lei, que entra em vigor em Outubro.

É uma transferência inesperada e sísmica: Cristina Ferreira trocou a TVI pela SIC. A mais popular apresentadora de televisão do país vai provocar uma guerra de audiências como não se via há muito tempo. Segundo o CM, vai ganhar 1 milhão de euros por ano.

De vez em quando, o mercado é abalado por contratações destas. Veja as cinco outras transferências de canal que fizeram as televisões agitar-se.

Quando os políticos querem evitar dar respostas difíceis, os jornalistas podem ser mais do que pés de microfone. Em entrevista ao Channel 4, o líder dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, estava a fugir à pergunta “Acredita que o Reino Unido ficará melhor fora da União Europeia?”. Com toda a educação, o jornalista repetiu-a seis vezes. Ficou tudo muito claro, como pode ver no vídeo.


Os nossos Especiais
 
“Cheguei à JCP pela lista telefónica”. João Ferreira, eurodeputado e vereador comunista, veio ao terraço do Observador para mais uma Summer Session. E teve graça: pediu para beber um cocktail (sem álcool) de frutos silvestres porque "é uma orientação do Comité Central, ajuda a manter a firmeza ideológica um sumo de frutos vermelhos por dia".
 

A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Considerações estivais": "O que me sucede é achar que são sempre pouquíssimo banais as histórias de portugueses como Gonçalo Pessoa ou Carlos Gomes que persistem em fazer mais do que o possível e eu gosto de as contar".

Helena Garrido escreve "Centeno, a Grécia e a crise": "O que se passou na Grécia, esperemos, ninguém quer que se repita. Os erros estão identificados por vários economistas. O Eurogrupo e Mário Centeno precisam de fazer também a sua crítica".

Paulo Tunhas escreve "Kalimera, Dr. Centeno!": "Mário Centeno prestou-se ao pouco bonito jogo da mentira descarada, mas a ideia foi-lhe certamente vendida com belas palavras, daquelas de que a esquerda tem o segredo".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Correr atrás do prejuízo": "Não haverá um pequeno lobby de amigos do governo que espera chegar ao topo da hierarquia salarial e continuar a receber o seu ordenado em vez de o ver reduzido a uma pensão substancialmente menor?".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Meg: Tubarão Gigante”, com Jason Statham no principal papel. Eurico de Barros dá apenas uma estrela a este tubarão pré-histórico que mete água por todos os lados.

Há mais um filme para ver esta semana: “Sol Cortante” é um filme francês realizado por duas irmãs e ambientado no Alentejo durante o Verão.

Depois das declarações de inocência da própria, ontem foi divulgada uma fotografia íntima de Asia Argento com o jovem de 17 anos que a acusou de assédio sexual. Haverá pelo menos mais três imagens comprometedoras.

Quem é esta atriz italiana que não sai das notícias? Aos 42 anos, Asia Argento é o rosto do movimento #MeToo. Cresceu com o cinema e acumula mais de 50 filmes no currículo. Porque é que é tão polémica?

Kevin Spacey está a ser investigado em mais um caso de agressão sexual. Tudo terá acontecido em 2016.

Doze anos depois, vai acabar. “A Teoria do Big Bang” está a preparar a temporada final. O último episódio de uma das mais populares séries de comédia da atualidade será transmitido em maio nos Estados Unidos.

Foi descoberta a primeira criança interespécie.Denny viveu há 50 mil anos e era descendente de mãe Neandartal e pai hominídeo de Denisova.

“A Comporta foi amor à primeira vista”, diz  Gonçalo Pessoa, que em 2014 abriu o Sublime. Hoje, o hotel faz parte da paisagem da Comporta e das memórias das celebridades internacionais que lá estiveram. Maria João Avillez falou com o empresário (e comandante da TAP).

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário