segunda-feira, 17 de setembro de 2018

360º - Quem é Ivo Rosa, o outro juiz que pode ficar com o caso Sócrates. Entrevista a Ricardo Araújo Pereira: “Ser de esquerda não é ser franciscano”

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os U2 deram ontem à noite o seu primeiro concerto na Altice Arena, em Lisboa. E correu bem. O Tiago Pereira, que esteve lá, escreve que os irlandeses "parecem uma espécie de ministros de uma fé pop que já não é tão hábil a congregar novos fiéis mas que é mais que eficaz a conseguir que os de sempre renovem os votos".

Ronaldo marcou finalmente na Juventus. E logo dois golos. O treinador da equipa bem tinha dito que estava com um feeling que o jogador se ia estrear a marcar este fim de semana. Veja os golos aqui.

O Sporting venceu o Marítimo por 3-1 na Taça da Liga.Na crónica do jogo, a Mariana Béu escreve que "Bruno Fernandes voltou aos velhos tempos e bisou". Foi o quinto "bis" da carreira do jogador — e assim se calaram as críticas.


Mais informação importante

Daqui a poucos dias, vamos saber quem será o juiz responsável pela instrução da Operação Marquês. Com quem ficará o processo que envolve José Sócrates, Ricardo Salgado e outros? Só há duas hipóteses: uma é Carlos Alexandre, que tem tido o caso até agora; a outra é Ivo Rosa. Trata-se de um juiz discreto e polémico, muito criticado pelo Ministério Público: ele protege sempre os arguidos ou desagrada ao MP  apenas porque cumpre a lei? O perfil completo de Ivo Rosa está aqui.

António Costa começa hoje uma curta visita oficial a Angola, depois de ter desaparecido o "irritante" judicial que era a investigação ao ex-vice-Presidente Manuel Vicente. O primeiro-ministro diz estar confiante numa rápida retoma das relaçõesentre os dois países.

Desapareceu o "irritante", mas não desaparecerá a "irritadora". O Observador avançou em primeira mão que Joana Marques Vidal já disse a Marcelo que aceita ficar para mais um mandato como procuradora-geral da República. Os bastidores do processo são contados aqui.

Assim é difícil perceber o que se passa no PSD:
  1. No sábado, Rui Rio negou notícias sobre divisões na direção do partido e disse que "se fosse verdade teria de estar muito preocupado";
  2. No domingo, o seu secretário-geral escreveu um comunicado a lançar suspeitas sobre um membro da própria direção do PSD que terá estado na origem das notícias.
Mais agitação no PSD: José Eduardo Martins renunciou ao cargo na Assembleia Municipal de Lisboa e acusou o seu próprio partido de não querer fazer um "corte com determinado tipo de práticas" de conhecidos caciques da cidade. Já recebeu o apoio de Teresa Leal Coelho para uma candidatura nas próximas autárquicas.

Um quinto dos médicos que fazem urgências já ultrapassou a idade que lhes permite pedir dispensa. E só continuam a fazer turnos para que o sistema continue a funcionar, escreve o JN.

O ministro da Educação garante que “o Governo não enganou os docentes” durante a negociação sobre recuperação das carreiras congeladas. Em entrevista ao Público, Tiago Brandão Rodrigues acusa os sindicatos de inflexibilidade.

O tufão Mangkhut está a deixar uma contabilidade temível: teme-se que haja cerca de 100 mortos nas Filipinas, depois de terem sido descobertos os corpos de 43 mineiros que estavam desaparecidos. Já há também quatro mortos na China. As imagens e vídeos do caos provocado pelo tufão são impressionantes.

Em relação à tempestade Florence, “o pior ainda está para vir”, segundo as autoridades. Já há 16 mortos.

É uma bomba política de que ninguém estava à espera: uma ex-colega de liceu de Brett Kavanaugh, o juiz nomeado por Trump para o Supremo Tribunal, acusa-o de abuso sexual quando tinham 15 e 17 anos. A mulher revelou agora a sua identidade ao Washington Post. A votação da nomeação do juiz está marcada para quinta-feira, mas há dúvidas sobre se será adiada.

O presidente da câmara de Londres pediu no domingo um novo referendo sobre o Brexit. Num artigo escrito no jornal Observer, Sadiq Khan diz estar "cada vez mais alarmado"com as negociações ente Londres e Bruxelas. Do outro lado, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson escreve hoje no Telegraph que, com Theresa May, o Brexit vai ser um "acidente de carro estrondoso".


Os nossos Especiais

É a primeira entrevista de Ricardo Araújo Pereira sobre o seu novo livro, "Estar Vivo Aleija", que reúne crónicas escritas no jornal Folha de São Paulo. O humorista falou sobre a sua vida, sobre luxúria e sobre chulé — e aceitou ser fotografado pelo João Porfírio nuns calções de banho tutti-frutti. O título? “Ser de esquerda não é a mesma coisa que ser franciscano”. (Também já temos a crítica ao novo livro: João Pedro Vala dá-lhe 5 estrelas e escreve que "talvez o maior triunfo de RAP seja o de convencer o leitor que 'Estar Vivo Aleija' é um livro escrito por um humorista quando não é esse o caso".)

A história de Osho e dos seus seguidores envolve fanatismo e crimes e é narrada em "Wild, Wild Country", um documentário da Netflix. Mas havia um detalhe por contar: quando esteve em fuga pelo mundo, o polémico guru passou por Portugal.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "O discurso do vazio": "Apesar da informação comparada disponível, o discurso político continua repleto de sentenças ocas, ligadas às cores partidárias e desligadas de uma real preocupação com melhores políticas públicas".

Luís Rosa escreve "Acabar com os ‘carlos alexandres’ da Justiça": "Extinguir o Tribunal Central de Instrução Criminal transmitirá a mensagem de que a luta contra a corrupção não deve ser premiada. Ao fim e ao cabo, foi este o tribunal que mandou prender José Sócrates".

João Carlos Espada escreve "The Economist: Os primeiros 175 anos": "Os 175 anos de The Economist e os 190 anos de The Spectator ajudam a perceber por que motivo não houve revoluções em Inglaterra nos últimos 329 anos".


Notícias surpreendentes

"Egypt Station" é o 25.º álbum de Paul McCartney e esse facto não pode passar assim de qualquer maneira. Por isso, Luís Freitas Branco foi olhar para toda a obra de Macca, de 1970 até hoje.

A “atriz mais famosa da China” desapareceu e ninguém sabe onde ela está. Uma notícia que foi entretanto apagada avançava que Fan Bingbing estaria sob "custódia" estatal, à espera de julgamento por evasão fiscal.

É um vinho de mesa madeirense que nasceu de uma casta amaldiçoada. A Ana Cristina Marques conta a história destes três vinhos irmãos, chamados "Ilha" e nascidos da mesma colheita.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário