domingo, 14 de outubro de 2018

Manhã de domingo: Leslie: 61 desalojados e mais de 300 mil sem luz

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
O Leslie entrou pelo centro do país, dirigiu-se para noroeste e entrou em Espanha. Provocou quase 2 mil ocorrências, sobretudo queda de árvores, desalojados e mais de 300 mil pessoas ficaram sem luz.
O furacão, o pior desde a tempestade de 1842, entrou em Portugal. Mudou de direção e seguiu para norte. Há 15 distritos em alerta amarelo. Há 27 feridos ligeiros e 61 desalojados.
O Furacão Leslie é o terceiro maior a chegar à Península Ibérica desde que há registo. Antes disso passaram por Portugal, em 2005, o furacão Vince e a tempestade de 1842.
Antigo líder centrista falou em Peniche na Escola de Quadros do CDS onde o furacão se previa forte, mas os ventos eram de Europa e levaram-no para outras geografias. Eis Portas, o euro-desiludido.
Na República Democrática do Congo entrevistou vítimas de violação e agressores e veio a Portugal falar da experiência. Falámos com Dearbhla Glynn, realizadora de “War Against Women in Eastern Congo".
O Presidente americano voltou a defender este sábado a separação de famílias de imigrantes na fronteira com o México, encorajando os que "sentem" que vão ser separados a não entrarem no território.
Um total de 17 mil palavras portuguesas estão traduzidas para a língua mais falada na capital de Moçambique, o Changana, no novo dicionário de Bento Sitoe, linguista e docente universitário.
Depay, Wijnaldum e De Ligt são as faces visíveis de uma Holanda com promessas como Bergwijn, De Jong e Dumfries. A Laranja ganhou Mecânica e derrotou a Alemanha por 3-0 num duelo com muita história.
O dia começou com rumores de um pé-de-vento, mas terminou com uma badeja de cerejas. O Leslie não demoveu os criadores de apresentarem as suas propostas para o próximo verão. Era o que mais faltava.
Setenta manequins, 16 salas e séculos de história a assistir ao que será o guarda-roupa do próximo verão, segundo Nuno Gama. O segundo dia de ModaLisboa arrancou no Museu Nacional de Arte Antiga.
Assim que tiver motivos para comemorar, a Tesla vai fazê-lo… em brinde! Isto porque além dos automóveis eléctricos, baterias e telhas fotovoltaicas, a marca vai passar a produzir uma bebida própria. 
Opinião

Rui Ramos
Se em relação aos crimes sexuais, criarmos um regime em que a emoção da vítima dispensa o apuramento judicial dos factos, estaremos apenas a destruir o consenso sobre a condenação desses crimes. 
Helena Garrido
Vivemos num país profundamente machista mascarado de defensor da igualdade de género. Gastam-se energias a procurar o feminino das palavras enquanto se encontram desculpas para uma violação.
João Pires da Cruz
É verdade que não devemos dar a democracia como adquirida. Mas é bom não esquecermos que nunca houve nenhuma ditadura que não tivesse um enorme suporte popular, a começar pela nossa. 
Rita Fontoura
Queremos um ensino tendencialmente gratuito, mas não queremos que o Estado decida qual a ideologia, religião ou modelo educativo que melhor se adequa aos nossos filhos. Isso é tarefa das famílias. 
José Manuel Fernandes
O caso da ERSE, depois do caso de Tancos, depois do caso do Infarmed, indica que quem governa acha que pode fazer o que entender sem seguir regras ou sofrer consequências. Um dia a paciência esgota-se
MAGG

Marta Gonçalves Miranda
Há 500 pessoas a trabalhar em Lisboa para controlar a plataforma. Pedofilia, suicídios, terrorismo, decapitações, elas apanham de tudo. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário